Restos de Colecção: Primaz, Naia e CanCan

25 de setembro de 2018

Primaz, Naia e CanCan

A camisaria “Primaz”, localizada na Praça D. Pedro IV (Rossio), 114-115, em Lisboa, foi inaugurada em 23 de Dezembro de 1952. Era propriedade da firma “Camisaria Primaz, Lda.”, donde fazia parte José Maia Leite associado «com dois comerciantes muito acreditados nas praças de Lisboa e do Porto». José Maia Leite que ficou como gerente da loja, viria a falecer dois anos e quatro meses depois, a 15 de Abril de 1955.

Camisaria “Primaz” dentro das elipses desenhadas

Por ocasião da sua inauguração o “Diario de Lisbôa”, relatava:

«Tem o novo e importante estabelecimento, de linhas modernas e de aspecto encantador, a especialidade de camisaria e artigos e artigos correlativos para homens, tais como meias, gravatas, gabardinas e outras novidades.
As obras estiveram confiadas e dirigidas por Emídio Almeida dos Santos & Irmão, Lda.
O interior é duma grande sobriedade, tendo sido aplicado, no revestimento dos paramentos, pela primeira vez para tal efeito, material plástico cuja cor creme permitiu um conjunto muito delicado, em contraste com a madeira de castanho polido e o metal fosco que emolduram as vitrinas da exposição.
A montagem eléctrica foi dirigida pelo hábil técnico Raimundo Correia.
Para dar á casa um ambiente mais confortável e alegre, foi colocada uma excelente instalação sonora.»

                                          1952                                                                                              1957  

      

                          “Primaz” à esquerda na foto                                                              5 de Maio de 1965

 

Os proprietários da “Primaz”, inaugurariam em 1960, na rua do Carmo, 45, em Lisboa, uma loja dedicada exclusivamente a moda para senhora, a “Naia”. O projecto de arquitectura desta loja ficou a cargo do arquitecto Francisco Conceição Silva (1922-1982).

                “Naia” na Rua do Carmo (dentro da elipse desenhada)                                      21 de Junho de 1965

Naia.3.1  1965 Naia (21-06)

Interior desta loja, por altura da sua inauguração

 

 

Na continuação da sua política de expansão, o , então, “Grupo G.L.S.” aberta , em 1962, na Praça D. Pedro IV (Rossio), 118, em Lisboa, a “CanCan”. Esta loja foi, igualmente, projectada pelo arquitecto  arquitecto Francisco Conceição Silva (1922-1982). A intenção do Grupo foi completar o segmento “mulher”, que já contava com a “Naia” na roupa exterior. Comercializava corseterie e nos fatos de banho representavam a marca “Dim”. Nos pijamas, camisas de noite, robes, etc., vendiam marca própria, de produção nacional.

Loja “CanCan” na Praça D. Pedro IV (Rossio), aquando da sua inauguração

 

 

                       1977                                                                                        1979

 

Depois destas 3 lojas passarem para a propriedade da empresa “GS Rodrigues Confecções S.A.”, com sede na Rua Luís de Camões, em Belas, e de abrir lojas na Avenida de Roma, na Rua Almeida e Sousa em Campo de Ourique, e no Centro Comercial Colombo, ao longo das últimas décadas, foi decretada a insolvência da empresa em 5 de Março de 2008.

“Primaz” e “CanCan”

fotos in: Arquivo Municipal de Lisboa, Biblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian (Estúdio Mário Novais)

Sem comentários: