Restos de Colecção: Oficinas de S. José

31 de outubro de 2014

Oficinas de S. José

Na origem das "Oficinas de S. José" de Lisboa, bem como de outras instituições homónimas espalhadas pelo país, a partir dos anos 80 do século XIX, encontramos uma ideia directamente inspirada no modelo oferecido pela “Oficina de S. José” do Porto (1883) e indirectamente, através desta, no espírito e nas obras educativas promovidas por São João Bosco a favor dos jovens mais pobres e abandonados da sociedade.

A sua fundação deve-se à iniciativa conjugada de Isabel Maria de Lacerda Castelo Branco e do padre Francisco Herculano Cordeiro. 0 primeiro passo consistiu na abertura de uma escola primária no Bairro da Lapa, Rua das Praças, n. 36, em 1885, à qual foi dado o nome de “Colégio do Sagrado Coração de Jesus”.

Antigo “Colégio do Sagrado Coração de Jesus” , já como  “Escola Central nº 17”, na Rua das Praças

Em 1 de Outubro de 1890, foram inauguradas duas oficinas (marcenaria e sapataria), funcionando durante alguns meses na Rua de Sant'Ana à Lapa, 50. Nessa altura regista-se a mudança do nome para “Oficinas S. José”. Em 23 de Abril de 1893, efectua-se a mudança para a Rua do Sacramento à Lapa, onde os Salesianos assumiram a orientação pedagógica em 1896, cujo director foi o Padre Pedro Cogliolo

A inauguração do novo edifício, localizado na Praça S. João Bosco no Alto dos Prazeres, em Lisboa, tem lugar em 19 de Março de 1906. Na sequência da revolução política de 5 de Outubro de 1910, o edifício é requisitado para "Centro de Hospitalização Militar" e para o "Batalhão de Sapadores dos Caminhos de Ferro". Em 1925, com a chegada do salesiano Aquiles Marchetti, as artes gráficas tomam grande impulso e desenvolvimento.

Oficinas de S. José na Praça S. João Bosco no Alto dos Prazeres em Lisboa, em fotos de 1953

 

 

 

 

 

 

 

 

Em Outubro de 1964, a “Paróquia de Nossa Senhora dos Prazeres” foi confiada aos Salesianos. A partir dos inícios da década de 70 do século XX, o ensino profissional, que caracterizou as Oficinas de S. José desde os seu primórdios, desaparece por completo. Pouco a pouco vai sendo reduzido o internato e o ensino torna-se exclusivamente liceal.

O estabelecimento de ensino particular denominado “Salesianos de Lisboa” encontra-se situado na Praça S. João Bosco, nº 34, em Lisboa, entre a Rua Saraiva de Carvalho e a Rua Coronel Ribeiro Viana, perto do Cemitério dos Prazeres.

«O estabelecimento dos Salesianos de Lisboa, propriedade da Província Portuguesa da Sociedade Salesiana, é hoje uma escola que ministra o ensino básico e secundário a cerca de 2 000 alunos de ambos os sexos. Como colégio, começou a funcionar em inícios dos anos 70 do século passado» in site: Salesianos de Lisboa.

 

«Ancorando-nos num passado por onde nos recusámos apenas a passar, num presente que é dádiva, e olhando para um futuro ao qual gostamos de chamar esperança, convocámos uma vez mais o coração, a sua linguagem e a sua pedagogia, para abraçar a pessoa inteira nas suas várias dimensões, inspirar alunos e educadores, e moldar as lentes com as quais vemos diariamente a escola e o mundo.
Todos os dias, nesta escola salesiana, centenas de jovens encontram razões fortes para abraçarem o lema deste ano letivo:
“SER FELIZES”. Talvez isso baste.» José Morais, Director Pedagógico

Bibliografia: Site Salesianos de Lisboa

Fotos in:  Arquivo Municipal de Lisboa, Salesianos de Lisboa

Sem comentários: