O "Collegio Callipolense" foi fundado em 1887 por Antonio Luiz Fernandes na Praça da Alegria, em Lisboa. Em 1897 o fundador adquire o antigo Palácio Cabedo (Viscondes de Zambujais) que devia remontar aos finais do século XVII, e instala aí o seu Colégio, que começará aí a funcionar a partir de 22 de Fevereiro de 1898.
Palácio dos Cabedos (já em estado de abandono) onde esteve instalado o "Colégio Calipolense" entre 1897 e final da década de 40 do século XX.
Em 1717 morava ali Jorge Cabedo de Vasconcelos, que após a sua morte passaria para a posse de D. Maria Francisca Cabedo Garcia, sua descendente. Também Sebastião José de Carvalho e Mello (Marquês de Pombal) viveu neste palácio, com sua mulher e irmãos de partir para Londres como embaixador. A partir desse momento a família Cabedo volta a habitar o palácio. Primeiramente D. Joaquina Maria de Menezes com seus filhos e depois Caetano José de Cabedo e Vasconcelos até 1800.
Um artigo no jornal "Diario Illustrado", de 2 de Novembro de 1893, informava:
«(...) È pois, de toda a justiça prestar o devido preito aos incançaveis professores do Collegio Calipolense e, em especial, ao seu muito digno director para que não fique no esquecimento o trabalho d'aquelles que pôem acima da materialidade dos interesses a dignidade dos seus misteres.
O Collegio Calipolense, fundado ha uns poucos d'annos, é uma casa de ensino litterario de primeira ordem. Pelo que acima dizemos, facilmente deprehende a quantos esforços o respectivo corpo docente, se não dà para conservar a fama da sua utilidade grande, fama que augmenta de anno para anno com os resultados devéras lisonjeiros que os alumnos obteem.»
22 de Fevereiro de 1898
O professor e historiador Hernâni Cidade (1887-1975), custeou os seus estudos trabalhando como perfeito neste colégio onde também dava explicações particulares. Foi, igualmente, neste Colégio que o grande actor António Silva (1886-1971), tirou o seu curso comercial.
Curso de telegraphia em 22 de Setembro de 1910
O "Colégio Calipolense" terá encerrado entre 1944 e 1946, já que aparece um anúncio ao mesmo na GCF datado de 16 de Setembro de 1943 e existe um processo de obras no imóvel com o nº 5515 de 19 de Abril de 1947, requerido pelos Serviços Médico-Sociais da Federação das Caixas de Previdência, e que está à guarda do Arquivo Municipal de Lisboa. Entre 17 de Junho de 1949 e 1959 passaram a estar instalados no "Palácio Cabedo" os referidos Serviços Médico-Sociais da Federação das Caixas de Previdência.