Restos de Colecção: setembro 2017

28 de setembro de 2017

Kermesse de Paris

A loja de brinquedos mais cara e famosa de Lisboa, “Kermesse de Paris”, propriedade de José Cierco, abriu as suas portas em 19 de Novembro de 1901, na, então, Rua do Principe, futura Rua 1º de Dezembro, em Lisboa.

“Kermesse de Paris” à direita no postal, com toldo às riscas                         Anúncio no dia da sua abertura

 

Antes da "Kermesse de Paris"

No dia da sua abertura o jornal “Diario Illustrado” relatava:

«Kermesse de Paris - E' o enlevo das creanças o lindo estabelecimento situado no Avenida Palace.
O estabelecimento está, no genero, um dos primeiros, devido ao enorme sortimento de quinquilherias, e os preços ali são excessivamente convidativos.»

Em em 16 de Janeiro de 1903, já era propriedade da firma “Sant’Anna, Sá & Comandita”, já especializada em brinquedos.

16 de Janeiro de 1903

1903 Kermesse de Paris (16-01)

10 de Fevereiro de 1903

Juntamente com a loja das máquinas de costura “Singer” e a tabacaria “A Phenix” foi um dos primeiros inquilinos das lojas do edifício do Avenida Palace Hotel”, inaugurado em 10 de Outubro de 1892, como “Grande Hotel Internacional”.

 

Anúncio em 24 de Dezembro de 1905

  

«No edifício onde é a Kermessa de Paris na rua 1º de Dezembro, 129, nos baixos do Avenida Palace, estiveram, antes do seu actual proprietario o tomar, e que sucedeu em 1901, varias firma commerciaes que por là se demoraram pouco tempo. O intelligente commerciante que é hoje dono da Kermesse de Paris acertou finalmente com o ramo de negocio que se poderia tornar prospero n'aquelle sítio.
A Kermesse de Paris possue o que de mais delicioso se pode imaginar em brinquedos de creanças, visitando o seu proprietario todos os annos capitaes franceza e ingleza, a fim de fazer os seus fornecimentos, na verdade conjunctos de maravilhas, para fazerem enlouquecer os nossos bébés. 'E um mundo de encantador sonho que lá se encontra.» in: "A Capital"


Anúncio de 1905


Em 28 de Dezembro de 1928 a firma proprietária da “Kermesse de Paris”, abre uma filial no Estoril, nas “Arcadas do Parque”, lado Nascente junto ao Estoril Palácio Hotel (inaugurado em 30 de Agosto de 1930) e frente ao Parque do Estoril , com o nome de “Kermesse do Parque”.

“Kermesse do Parque” nos primeiros dois toldos à direita na foto. Ao fundo o “Estoril Palácio Hotel

Anúncio de 1933

Depois da “Kermesse de Paris” ter encerrado em 1990, o seu espaço está, actualmente, ocupado e desde 2008 pela perfumaria da cadeia “Marionnaud”.

fotos in: Biblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian (Estúdio Mário Novais), Arquivo Municipal de Lisboa, Hemeroteca Municipal de Lisboa

26 de setembro de 2017

Nota aos Leitores

Nota aos Leitores

Informo os estimados, leitores, seguidores e amigos do blog "Restos de Colecção" que foi criada a página intitulada "Ano e Data de Inaugurações", incluída no separador "Factos Históricos (Portugal)” na barra de menús.

Nesta página está elaborada uma listagem, ordenada por "Ano" das datas de inauguração, fundação, criação, etc, referentes a todos os temas tratados neste blog, e mais algumas, desde o seu início. Contem o Ano, Data de Inauguração (quando conhecida, e ordenada por ordem crescente dentro do ano a que corresponde), Localização e Categoria.

Para consulta e mais pormenores e instruções de uso da mesma, consultar a página, no seguinte link: https://restosdecoleccao.blogspot.pt/p/nesta-pagina-esta-elaborada-uma.html

Informo, ou relembro, que estão disponíveis na barra de menús as seguintes páginas para consulta:

Início

Índices do Blog
    
- Índice Alfabético
- Índice Alfabético por Temas

Artigos Actualizados

Cinema e Teatro em Portugal

- Salas de Cinema e Teatro neste bolg
- Cinemas de Lisboa ( 1896 - 2011 )
- Teatros de Lisboa ( 1581 - 1974 )
- Filmes Portugueses ( 1896 - 1980 )
- Artigos sobre Cinema e Teatro

Dados Historicos (Portugal)

- Ano e Data de Inaugurações
- Hotéis de Lisboa ( 1770 - 1974 )
- Instituições Bancárias ( 1465 - 2011 )
- Companhias Seguradoras ( 1791 - 2011 )
- Estações de Rádio ( 1914 - 1974 ) e 2011
- Governos e Presidentes ( 1820 - 2011 )
- Partidos Políticos ( 1820 - 2015 )
- Factos Históricos ( 1096 - 1834 )
- Factos Históricos ( 1835 - 1913 )
- Factos Históricos ( 1914 - 1925 )
- Factos Históricos ( 1926 - 1941 )
- Factos Históricos ( 1942 - 1974 )

Contacto

Os meus cumprimentos
José Leite

25 de setembro de 2017

Estabelecimentos Comerciais de Lisboa (54)

Sucursal do jornal “O Século”, em 1910 no Rossio

Restaurante Oriental, na Rua de São Nicolau

Empréstimos sobre Penhores, da firma “Bento,Silva, Pinto, Lda.”,  na Rua de São José

Casa Rio de Janeiro, na Rua Augusta

fotos in: Arquivo Municipal de Lisboa,

22 de setembro de 2017

Hotel Eduardo VII

O “Hotel Eduardo VII”, propriedade do grupo “Hotéis Eduardo VII”, liderado por Joaquim Paredes Alves e L. Ribeiro da Silva, foi inaugurado na Avenida Fontes Pereira de Melo, em Lisboa, a 3 de Dezembro de 1957.

“Hotel Eduardo VII” em construção, e na foto da direita uns anos depois

 

Vista a partir do último andar onde fica o restaurante “Varanda”, em 1958

Esta unidade hoteleira, projectada pelo arquitectos Lima Franco e Manolo Potier, que inicialmente oferecia 103 quartos, barbeiro, cabeleireiro, bar, restaurante “A Varanda”, no último piso, foi o primeiro hotel em Portugal a ter uma sauna finlandesa, massagens e duches. O pequeno-almoço buffet, a televisão e ar condicionado nos quartos, o telefone ligado ao exterior e quartos para não fumadores foram alguns serviços em que o “Hotel Eduardo VII” foi pioneiro.

 

Fotos aquando da sua inauguração

 

Miguel Paredes Alves, filho do fundador e presidente do Grupo “Hotéis Eduardo VII” refere: «a empresa, apesar da sua pequena dimensão, foi a primeira em Portugal a estender a sua actividade a mais três continentes (África, América do Sul e Médio Oriente) e a que abriu portas no País à central de reservas internacional Utell International e à rede de hotéis independentes Best Western”.

Etiqueta de bagagem

No início de 2012, foi concluída uma profunda renovação, no “Hotel Eduardo VII” de 3 estrelas, que abrangeu os 60 quartos e casas de banho, a instalação de sistema wireless com acesso grátis em todos os quartos, a remodelação de escadas e elevadores, cozinha, copa e zonas de serviço, e a recuperação de diversas infra-estruturas de águas e climatização.

“Hotel Eduardo VII” actualmente

 

 

 


Folheto gentilmente cedido por Pedro Madeira

Neste momento o Hotel dispõe de 137 quartos (100% não-fumador), restaurante panorâmico “A Varanda”, no 10 º andar, bar, salas de reuniões, garagem pública.

Novas obras de renovação foram iniciadas no passado dia 3 de Abril de 2017 e que se prolongarão por 1 ano.

fotos in: Biblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian (Estúdio Mário Novais), Arquivo Municipal de Lisboa

20 de setembro de 2017

Fados Antigos (10)

Capas de partituras de fados, do cinema, teatro e teatro de revista, desde o início do século XX.

1932

1933

1947

1956

18 de setembro de 2017

Piscinas do Tamariz

As piscinas do Tamariz, foram projectadas, em 1954, pelo arquitecto Manuel Tainha com a colaboração do arquitecto António Pinto de Freitas, e inauguradas no ano de 1956, na praia do Tamariz no Estoril. Estas piscinas, uma para adultos e outra para crianças e abastecidas de água salgada, foram mandadas construir pela “Sociedade Estoril-Sol”, proprietária das mesmas.

 

 

7 de Abril de 1957

O espaço ocupado pela piscina do Tamariz, era contíguo ao “Restaurante Tamariz”, antigo “Chalet Schröeter”, e igualmente propriedade da “Sociedade Estoril Sol”. Na altura em que o chalet foi construído, e no mesmo lugar das actuais piscinas também existia uma piscina, mais tarde demolida.

                     “Chalet Schröeter” após a sua construção                          Já como “Restaurante Tamariz” e sem a piscina

 

Em 3 de Julho de 1970, era inaugurada a “Praia Piscina Flutuante”, 300 metros em frente à praia do Tamariz, e projectada pelo arquitecto Eduardo Anahory que baptizou a sua invenção com o nome de “Seapool”. Era uma grande jangada, no centro da qual existe uma piscina com paredes e fundo de rede de nylon, por onde a água era constantemente renovada e filtrada. Em torno da piscina havia um amplo deck, com uma área de 400 metros quadrados, o que permitia acomodar confortavelmente cerca de 150 pessoas, além de  um  snack-bar e instalações sanitárias.

 

Em 23 de Junho de 2016 a piscina do Tamariz, após profundas transformações a nível do exterior, passa a designar-se “Reverse Pool & Beach Lounge”, a partir de uma ideia de Carminda Hortigueira, que possuía uma clínica de tratamentos por cima da piscina. Para tal,  a “Sociedade Estoril Sol” concessionou este equipamento ao “Grupo Reverse”.

fotos in: Biblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian (Estúdio Mário Novais), Arquivo Municipal de Lisboa