A marca Ford em Portugal, apareceu a partir de 1908, com a “Garage Americana’” a “Albino Moura & Cª”, no Porto, e mais tarde a “Auto-Aero”, “Manuel Araújo Meneres” e o “Palácio Ford”, que importavam directamente os automóveis dos EUA, até fundação da “Ford Lusitana”, em Lisboa, em 22 de Junho de 1932.
A sede da “Ford Lusitana, SARL” , situava-se na Rua Castilho em Lisboa, e foi projectada pelo arquitecto Porfírio Pardal Monteiro em 1930, e cuja construção seria concluída em 1932. Pertença, então, da “Ford Motor Ibérica”, seria mais tarde adquirido pela primeira, quando a sua congénere cessou as suas actividades. As fotos relativas a este edifício, neste artigo, são de 1941.
A organização da “Ford Lusitana, SARL” manteve-se até 1963, data em que se iniciou a montagem de unidades em Portugal. Mesmo durante a grave crise económica, durante e após a 2ª Guerra Mundial, a Ford manteve as suas operações, embora o fecho de muitas empresas afectasse gravemente o emprego no país. Embora não totalmente imune, a Ford foi uma das poucas empresas, senão a única, que conseguiu manter o seu quadro de pessoal sem ter que recorrer a despedimentos, suspensões ou reduções dos dias de trabalho, apesar da quase paralisação das suas actividades.
“Lincoln” Zephyr V-12 de 1941
Um dos ex-libris da “Ford Lusitana, SARL’” foi a fábrica de montagem de automóveis “Ford” na Azambuja, tendo sido inaugurada em 6 de Janeiro de 1964, por Henry Ford II. O primeiro carro a ser montado foi o “Anglia Fascinante”, ao que lhes seguiram os modelos “Cortina” “Taunus”.
A situação económica da “Ford Lusitana, SARL” era então sólida, já que tinha adquirido as instalações à Ford Motor Ibérica e ultrapassado a crise do pós-guerra. O passo seguinte passou por decidir construir a primeira linha de montagem automóvel em Portugal. O arranque das obras teve lugar em 1961, dois anos depois far-se-iam os primeiros testes de produção e em Janeiro de 1964 era inaugurada oficialmente por Henry Ford II. O primeiro veículo montado na Azambuja foi o Ford “Anglia Fascinante”.
Em termos de Rede Ford, ela é actualmente composta por 33 concessionários, 61 reparadores autorizados, e 33 fornecedores autorizados de peças, que cobrem a totalidade do território nacional. A entidade mais antiga da actual estrutura é a “Garagem Lopes”, em Viseu. Fundada em 1910, esta empresa de aluguer de veículos motorizados viria, em 1924, a tornar-se no primeiro concessionário autorizado da marca no país.
Este edifício da “Ford Lusitana, SARL”, em Lisboa, viria a ser parcialmente demolido em 1967, e definitivamente em 1974. No seu lugar viria a ser construído o hotel “Le Meridien”.
A actual “Ford Lusitana, SA” mantém a sua sede na Avenida da Liberdade, em Lisboa.
fotos in: Biblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian (Estúdio Mário Novais)