30 de julho de 2015

Concurso da Gente de Teatro

Pela primeira vez em Portugal, e por iniciativa do jornal "Diário de Lisboa", e a exemplo do que já acontecia noutras cidades mundiais como Paris e Rio de janeiro, teve lugar entre 22 e 29 de Janeiro de 1928 a "Semana dos Artistas".

Fotos da “Semana dos Artistas”, com os artista em venda na “A Pompadour” e numa sapataria

 

Este evento, ao qual aderiram dezenas de estabelecimentos comerciais da baixa lisboeta, teve como finalidade a angariação de fundos para o "Cofre de Beneficência do Grémio dos Artistas Teatrais", e no qual os e as artistas de teatro encarnaram o papel de “Caixeiros Comerciais”. Acerca da “Semana dos Artistas”, consultar o seguinte link, neste blog: Semana dos Aristas em 1928”.

Reportagem no “Diario de Lisbôa” em 28 de Janeiro de 1928

Inserida nesta iniciativa teve lugar, em 20 de Janeiro de 1928. no “Jardim de Inverno” do Teatro São Luiz”, o “Concurso da Gente de Teatro”.

Exposição dos prémios no “Jardim de Inverno”

 

Extracção dos números premiados na sala de espectáculos do “Teatro São Luiz

 

 

O 1º prémio do “Concurso da Gente de Teatro” foi um automóvel “Chevrolet” - oferecido pelo “Palace Stand” sito na Rua Eugénio dos Santos - ganho por Raúl Ferreira Galinha, possuidor da senha nº 9238, cujo número se pode avistar na ardósia junto das tômbolas, na 1ª foto do conjunto anterior. 

“Chevrolet” e respectivo vencedor Raúl Ferreira Galinha

 

Já agora, o “Palace Stand”, na Rua Eugénio dos Santos e respectiva publicidade, já ao modelo de 1929

 

Fotos in: Arquivo Municipal de LisboaArquivo Nacional da Torre do Tombo, Biblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian

Sem comentários: