9 de maio de 2010

Linha Aérea Imperial

Não se trata de nenhuma linha aérea inglesa, como o  termo «Imperial» poderá fazer antever, mas sim da ligação aérea Lisboa-Lourenço Marques (hoje Maputo), capital de Moçambique.

Esta linha foi implementada e inaugurada em 31 de Dezembro de 1946 pelo então tenente-coronel Humberto Delgado (mais tarde em 1958, então general, candidato às eleições presidenciais), chefiando o "Secretariado da Aviação Civil" (SAC).

Entretanto o voo experimental partiu de Lisboa em  24 de Março de 1946 pelas 14 horas. O trajecto definido foi : Lisboa-Casablanca-Bolama-Lagos-Liberville-Luanda-Lusaka-Lourenço Marques. A seguir a foto do «Douglas DC-3 Dakota» CS-TDF da "TAP - Transportes Aéreos Portugueses", comandado pelo Comandante Manuel Maria Rocha e co-piloto Roger d'Avelar.

                                 

                                                              «Douglas DC-3 Dakota» CS-TDF

                                         

A bordo seguiram , além de outros, telegrafista, mecânico de bordo, navegador e meteorologista. Após 11.405 Kms, e 45 horas e 20 minutos e 6 escalas chegou ao aeroporto de Mavalane em Lourenço Marques no dia 1 de Abril de 1946 pelas 13 horas e 50 minutos.

                                   

                                                         Aeroporto de Mavalane em Lourenço Marques

                                    

Em 15 de Novembro de 1946 este mesmo comandante estabelece o record de distância voada num só dia feito pela TAP. A distância de 5.323 Kms, em 16h38m de Alouef a Leopoldville.

O voo regular inaugural partiu de Lisboa na tarde de 31 de Dezembro de 1946. Foram definidas as seguintes escalas: Casablanca, Vila Cisneros, Bathurst, Robertfield,Acra, Libreville, Luanda, Leopoldville, Luluabourg, Elizabethville, Salisbury e Lourenço Marques.O regresso com o mesmo percurso foi a 16 de Janeiro de 1947. A tripulação era composta pelo comandante Manuel Rocha, piloto-navegador Roger de Avelar, telegrafista Pombo, mecânico Fonseca Silva, e a primeira hospedeira da TAP D. Maria de Lourdes Martins.

                                                                        Primeira hospedeira da TAP

                                                   

O avião transportava além dos 10 passageiros de entre os quais jornalistas, comerciantes, Migueis Lopes Mendes presidente da delegação colonial, o delegado do "Secretariado da Aeronautica Civil" Quintino da Fonseca e esposa, uma carga de 27 quilos de correio para Angola contendo algumas fracções de lotaria para a extracção do Ano Novo, e 37 quilos de correio para Moçambique.                                

                                                                                    Anúncio de 1947

                                              

Como referi no início esta ligação aérea iniciou a sua actividade com o seu primeiro voo em 31 de Dezembro de 1946. O «Douglas DC-3 Dakota» utilizado e equipado com dois motores «Pratt & Whitney» de 1.200 cv, percorreu os 12.585 quilómetros em 45 horas e oito minutos à velocidade média de 280 km/h, chegando ao aeroporto de Lourenço Marques a 6 de Janeiro de 1947 pelas 13h e 30m.

5 comentários:

Anónimo disse...

é um dc3, não um dc4 :) de resto, o post está delicioso.

José Leite disse...

Grato pela sua correcção e pelas suas amáveis palavras

Cumprimentos

José leite

Benjamim Pereira disse...

Gostei do vosso trabalho . Parabéns , bem hajam

Zaen disse...

O meu Pai, José Antunes, foi neste voo!

estevao dinis disse...

O meu Pai, Engº Alberto Leão Diniz também fez pzrte do "elenco" no âmbito da navegação aérea-
É o terceiro a contar da esquerda na foto da tripulação frente ao Dakota.
Noto a ausência do Gago Coutinho, que também participou possuindo foto dessa ocasião