Restos de Colecção: Pousada de Santiago

23 de setembro de 2018

Pousada de Santiago

A “Pousada de Santiago”, localizada na Quinta da Ortiga em Santiago do Cacém, no Alentejo, foi inaugurada em 10 de Fevereiro de 1945. O seu projecto foi da autoria do arquitecto Miguel Simões Jacobetty Rosa (1901-1970). A concessão desta Pousada foi entregue ao pintor Paulo Benslímen.

  

Esta Pousada seria a quinta de uma série de sete “Pousadas Turísticas” promovidas pelo “S.P.N. - Secretariado da Propaganda Nacional”, que em 23 de Fevereiro de 1944 tinha sido renomeado de “S.N.I. - Secretariado Nacional da Informação, Cultura Popular e Turismo”, dirigidos por António Ferro.

Antes desta tinha sido inaugurada a “Pousada de São Brás”, em 11 de Abril de 1944, e igualmente projectada pelo arquitecto Miguel Jacobetty Rosa. A seguir à “Pousada de Santiago” viria a ser inaugurada a Pousada de São Lourenço”, em Manteigas na Serra da Estrela, em 11 de Março de 1948.

                                                    Esboço e folha do projecto da "Pousada de Santiago"

Elemento integrante do primeiro momento do conceito turístico de pousada, o edifício da “Pousada de Santiago” apresenta planta composta, irregular de três pisos. Implantada em terreno sobranceiro à vila de Santiago do Cacém. No projecto inicial de 1939, a Pousada apresentava no piso térreo os serviços de recepção, de refeição e de serviços aos hóspedes. Os primeiro e segundo pisos estavam reservados aos quatro quartos de hóspedes - 3 quartos com 2 camas e 1 quarto com cama de casal e casa de banho privativa.

A decoração dos interiores desta Pousada ficou entregue a Vera Leroy e Anne-Marie Jauss. O mobiliário foi também em grande parte desenhado pelo arquitecto Jacobetty Rosa.

 

 

Aquando da sua abertura a revista “Panorama” escrevia:

«Foi perto desta povoação que o Secretariado Nacional de Informação e Cultura Popular mandou construir mais uma Pousada Turística, junto à Estrada Nacional, graciosamente enquadrada no conjunto paisagístico, graças às linhas harmoniosas com que a dotou o arquitecto Miguel Jacobetty Rosa.
Nos seus 4 quartos e nos restantes interiores artisticamente decorados pelas artistas Vera Leroy e Anne-Marie Jauss, quem entre nessa Vila não deixará de colher mais um motivo de admiração, pelo bom gosto e o justo sentido de higiene e conforto ali patenteados.
No dia 10 de Fevereiro de 1945, com a presença de altas individualidades, foi inaugurada esta Pousada, que agora, sob a direcção do senhor Paulo Bensliman
, se encontra à disposição de todos os viajantes que passam por Santiago, a caminho do Sul, ou de volta para Lisboa.» 

Em 1969, o mesmo arquitecto foi encarregue do projecto de ampliação do edifício que passou a comportar dez quartos e outros equipamentos de apoio a esta estrutura de lazer.

Preços particados pelas “Pousadas de Turismo” em 1948

Em 1991 abre na Quinta da Ortiga, a cerca de 2 Km, uma nova unidade, dependente da "Pousada de Santiago", e que encerrou após esta. Esta unidade na Quinta da Ortiga é entregue à "Enatur" proveniente do extinto "Gabinete da Área de Sines", que por sua vez a tinha expropriado em 1973. Foi devolvida aos seus legítimos proprietários, após uma batalha judicial de quase 20 anos. Depois de ter sido adquirida pelo grupo “Pousadas de Portugal” encerrou em 2008 por inviabilidade económica.

A antiga “Pousada de Santiago”  encerraria por falta de viabilidade económica e colocada em hasta pública, tendo sido comprada e recuperada por um empresário da região, que através da sua empresa “Caminhos de Santiago Imobiliária”, encarregou o arquitecto Francisco Aires Mateus de desenvolver um projecto mais ambicioso. A antiga “Pousada de Santiago” daria lugar ao “Hotel Caminhos de Santiago”, inaugurado em 29 de Maio de 2008, e fruto de um arrojado projecto de restauro da antiga Pousada ao que se juntou um novo edifício de arquitectura contemporânea, Com 33 quartos e duas suites. A decoração de interiores deste novo Hotel, ficou a cargo da conhecida dupla de arquitectas: Cristina Santos Silva e Ana Menezes.

“Hotel Caminhos de Santiago”

 

 

 

O edifício da antiga “Pousada de Santiago”, em 28 de Janeiro de 2008, foi classificado como imóvel de interesse público pelo IGESPAR. Mas …, em Janeiro de 2013,  a empresa proprietária deste Hotel, a “Caminhos de Santiago Imobiliária”, anunciaria o encerramento desta unidade hoteleira, o que se veio a verificar durante 4 anos.

Em Julho de 2017, reabriria como “Santiago Hotel Cooking & Nature” tornando-se na unidade mais recente de outras seis unidades hoteleiras do Grupo “Discovery Hotel Management” (DHM), no segmento Design Collection. Abiu depois de ter sido levado  a cabo um projeto de remodelação do atelier “Saraiva + Associados”, com design e decoração de interiores de Pureza Magalhães.O manual de boas práticas da DHM dita que os seus design hotels se instalem em edifícios que, em tempos, também já foram hotéis.

“Santiago Hotel Cooking & Nature”

fotos in: Delcampe.net, Hemeroteca Municipal de Lisboa

4 comentários:

o barbeirodaesquina disse...

Boa tarde
O hotel ja se encontra em funçionamento, com nova gerencia.

José Leite disse...

Bom dia,

Muito obrigado pela informação.

Já foi adicionada a respectiva, actualizada.

Os meus cumprimentos.

Anónimo disse...

Cristina Santos Silva e Ana... quê?
Cumprimentos
Gonçalo

José Leite disse...

Ana Menezes. Já está corrigida a falta.

Cumprimentos