Notícias do Blog

O Índice Alfabético dos artigos já publicados neste blog, já contém a partir de hoje, os links directos nos títulos respectivos. A seguir, o mesmo sucederá com o Índice Alfabético e por Temas   //   Foi reformulado o "Guia do Blog" disponibilizado na barra lateral    //    Ao ser redesenhada a barra de menús, e alterados alguns dos seus títulos, foi introduzido novo item "Estatísticas Blog"

8 de abril de 2018

Hotel Victor em Sintra

O "Hotel Victor Sassetti" localizado na encosta do Castelo dos Mouros, na Vila de Sintra, terá aberto as suas portas no início do século XIX, pelas mão do italiano piemontês, Victor Domingos Sassetti que tinha vindo viver para Portugal em 1801.

“Hotel Victor Sassetti” no centro desta gravura do século XIX

De seguida, transcrevo uma passagem do livro "Lisboa nos anos de 1821,1822 e 1823” (traduzido por Albano Nogueira) de Marianne Baillie, e escrito ainda sob a gerência do fundador deste Hotel:

“Carta XVII

Sintra, Agosto
Hotel Victor Sassetti

Mudámos ultimamente para este hotel, devido a alguns aborrecimentos domésticos que ocorreram no outro. E aqui encontrámos conforto e acomodações ainda melhores, além de franca e atenciosa polidez, que não tem nada de servil, mas muito de delicadeza a recomendá-la. O ar também é mais fresco, dada a circunstância de a casa ter sido construída em terreno mais elevado do que o do senhor Costa (o nosso primeiro hospedeiro).
Victor (que é natural de Piemonte) merece as maiores ajudas. A sua actividade, engenho e boa direcção, a sua liberdade para todos os hóspedes, e para a sua família e empregados, é surpreendente. A mulher (portuguesa) é tão diferente em tudo do que é o costume nas suas compatriotas, que a torna o complemento do marido. Mantêm a seu cargo a velha mãe dela, uma sobrinha e cinco crianças (quase todas lindas), e vivem muito unidos e afeiçoados uns aos outros.”

Por morte de Victor Domingos Sassetti sucedeu-lhe na gerência do Hotel seu filho Victor Sassetti, nascido em 19 de Novembro de 1811. Este abrevia o nome do Hotel para "Hotel Victor", tornando-o num dos hotéis, mais requintados e requisitados pela aristocracia e turistas estrangeiros que, ou passavam férias e temporadas ou simplesmente visitavam a Vila de Sintra.

Duas fotos idênticas da Praça Rainha D. Amelia, com o “Hotel Victor” em fundo, uma a preto e branco e outra colorizada

Em 20 de Outubro de 1850, nasce Victor Carlos Sassetti, falecendo seu pai três anos mais tarde , em 1 de Dezembro de 1853. Ficando, entretanto, sua mãe na gerência, Victor Carlos Sassetti, logo que pôde, assume a gerência do “Hotel Victor”, que terá ocorrido ainda antes de 1870.

No livro "O Paço de Sintra" do Conde de Sabugosa, de 1903 pode-se ler:

«Em 1874 requereu Victor Sassetti para transferir o encanamento da agua que recebia na sua propriedade para um ponto mais elevado do aqueducto. O almoxarife informou desfavoravelmente, mas existe um termo, datado de 1877 e assignado por Victor Sassetti, ao qual foi concedido auctorização para collocar o registo em um ponto mais elevado do aqueducto, com a condição de o registo ser fechado á chave, e esta ficar em poder do almoxarife.»

No jornal “Diario Illustrado” em Junho 1880

 

Entretanto Victor Carlos Sassetti, toma de arrendamento oBraganza Hotel”, em Lisboa - instalado num edifício propriedade da Casa de Bragança - segundo escritura de 10 de Novembro de 1876, iniciando a sua exploração em Janeiro de 1877, e que se prolongou até ao fim do 2º semestre de 1911, data do encerramento definitivo deste Hotel.

Braganza Hotel

Creio que a decadência do “Hotel Victor” terá tido início com a gerência de Victor Carlos Sassetti, a fazer fé no seguinte texto retirado do guia “A Handbook for Travellers in Portugal” de A.C. Smith e publicado em 1875, cuja imagem e tradução parcial do seu texto, publico de seguida.

«Hotéis: - Victor’s é o mais antigo, e foi durante muitos anos o mais frequentado, mas desde a morte de Victor (Domingos) Sassetti, e sua esposa, muitos ingleses passaram a dar preferência ao Lawrence’s, que é uma casa tranquila e confortável, gerido por uma mulher inglesa e seu filho; tarifas moderadas. (…) »

Quanto à sua comida e bebida … em 17 de Julho de 1888

O “Hotel Victor” terá encerrado definitivamente em 1890, segundo a continuação do texto que transcrevi anteriormente, e retirado do livro "O Paço de Sintra" do Conde de Sabugosa, de 1903: «Em 1890 foi dada ordem ao almoxarife para mandar cortar a agua que era concedida a Victor Sassetti, por ter fechado o hotel.»

Duas fotos com o edifício onde esteve instalado o “Hotel Victor”, já transformado em edifício de habitações

 

O encerramento do "Hotel Victor", coincidiu com o início da construção da sua casa de veraneio implantada em três terrenos na Serra de Sintra, adquiridos em 1885, e cujo projecto foi entregue ao arquitecto Luigi Manini. A sua construção ficaria concluída em 1894, tendo o seu registo sido lavrado em 16 de Abril do mesmo ano. Actualmente, apelidada de “Quinta da Amizade”, é propriedade da Câmara Municipal de Sintra.

    

Victor Carlos Sassetti viria a falecer na sua casa de Lisboa, em 6 de Dezembro de 1915, sendo seus herdeiros os filhos Carlos Sassetti e Helena Fernandes Sassetti.

fotos in: Hemeroteca Digital, Delcampe.net

Sem comentários: