22 de setembro de 2016

Empresa de Transportes Galamas

A “Galamas Mudanças”  terá sido criada em 1916 por Raúl Galamas, com sede na Rua da Victoria, em Lisboa. Raúl Galamas foi o primeiro empresário a substituir a carroça e o “pau e corda” que os galegos usavam nas mudanças, por viaturas automóveis, tendo-se especializado, igualmente, no transporte internacional tendo sido o  primeiro a estabelecer contactos com as grandes organizações do ramo de todo o mundo.

“Galamas Mudanças” por volta de 1923

Meios de transporte para mudanças, efectuadas sobretudo por galegos, antes do aparecimento da “Galamas Mudanças

Mudanças.2 Mudanças.1

Antes de 1944, já teria tido lugar uma cisão nesta empresa já que no site actual da “Empresa de Transportes Galamas, Lda.” a história desta empresa começa por referir: «Em 1934, na Rua da Vitória em Lisboa, Alberto Augusto Esteves inicia o seu trabalho na Galamas, uma empresa dedicada a mudanças e transportes», e no ano de 1944 aparecem dois anúncios publicitários: um na “Gazeta dos Caminhos de Ferro”, em 1944, a uma empresa “Raúl Galamas, Lda.”  com sede na Rua da Prata, em Lisboa, ao mesmo tempo em que é publicitada a “Empresa de Transportes Galamas, Lda.” na “Revista Municipal de Lisboa”, também de 1944. Isto apesar de eu ter encontrado outro anúncio à “Raúl Galamas, Lda.” nesta mesma revista mas em 1943.

                                                  1944                                                                            1946

        

Entretanto em 1966

                                           1940                                                                                       1944

 

Como não consegui obter mais bibliografia histórica, vou transcrever parte do que o site da “Empresa de Transportes Galamas, Lda.” nos oferece: «Passado pouco tempo, seria uma referência do mercado nacional e internacional, até aos dias de hoje. Sempre na família, hoje é já a terceira geração que gere a liderança da empresa, mantendo os valores de empreendedorismo, profissionalismo e, sobretudo, dedicação.

Instalações da “Empresa de Transportes Galamas, Lda.”  na Rua da Victoria, em Lisboa

 

Desde o começo da sua atividade, a Galamas, diferenciou-se por uma visão estratégica de investimento e evolução, acompanhando o mercado e as necessidades concretas dos seus clientes, antecipando-se com soluções inovadoras e eficientes de mudanças e transportes.

 

 

 

Camioneta da “Empresa de Transportes Galamas, Lda.” na fila para o ferry-boat em Cacilhas

Desde os longínquos anos 30 que o mundo não parou de mudar. E a Galamas faz parte da história e de muitas histórias compostas por mudanças. Por terra, ar ou mar, a nossa empresa garante segurança e competência nos seus serviços de Embalagem, Transporte e Armazenagem de património.

Por isso, são muitos os Particulares, Empresas / Multinacionais, Embaixadas, Instituições e  Organismos Públicos, entre tantas outras instituições, que confiam nos nossos serviços. Com uma cobertura internacional e uma rede de agentes prestigiados espalhados pelo mundo, as certificações que conquistámos são o testemunho do trabalho e competência dos nossos recursos humanos e logísticos.» in “Galamas"

 

 

As primitivas instalações na Rua da Vitória nº 10, mudaram para 18 km da capital, localizadas na Av. Salgueiro Maia,  em São Domingos de Rana numa área total de cerca de 15.000 m² com espaços distintos de escritórios e armazéns.

Instalações da “Empresa de Transportes Galamas, Lda.” em São Domingos de Rana

 

Acção de formação de funcionários e camion actual

 

Fotos in: Arquivo Municipal de Lisboa, Hemeroteca Digital, Galamas

4 comentários:

Ricardo Santos disse...

Galamas empresa de grande prestígio !
Aqui há uns anos, apareceu uma empresa de transportes e de mudanças lá pelas bandas do meu local de trabalho. Chama-se "Cá Vai Sintra" e além de achar um piadão ao nome, mesmo sem a conhecer senti-me confiante em chamá-la se um dia precisar de fazer uma mudança !
Abraço

Majo Dutra disse...

~~~
Muito interessante.
Desconhecia completamente.
Um Outono muito feliz.
~~~~~~~~~~~~~

José Leite disse...

Igualmente para si

Os meus cumprimentos

A Nossa Travessa disse...

Colecçãoamigos

Sou fã incondicional de vocês e tanto que já vos sigo. Gostarei de os ver por cá na NOSSA TRAVESSA. Talvez gostem. Mas atenção: lá não há uns restos de colecção... :-))) Bastam os vossos; e bem.

Abç do Leãozão