11 de março de 2013

Companhia Portuguesa de Trefilaria

A "Companhia Portuguesa de Trefilaria S.A.R.L.", localizada em Sacavém junto ao rio Trancão, foi fundada no ano de 1947 por António Carlos Simões, filho do fundador da “Companhia Previdente”, e a famíla O’Neill . Foi outrora a principal unidade produtora de arames de baixo, médio e alto teor de carbono destinados, essencialmente, à construção civil. Esta empresa situava-se na segmento final do ciclo de fabrico siderúrgico pela "Siderurgia Nacional", no Seixal.

Esta fábrica dedicou-se à produção de arames de aço macio, arames de aço para pré-esforço, arame zincado e redes electrossoldadas (malhasol) para armaduras de betão armado.

                                

                                

                                            Arame para pré-esforçado                            Arame zincado

                                  

                                                                                          Malhasol

                                                                 

Trefilagem, ou Trefilação, é o processo de fabricação de arame e barras finas de metal. É um processo industrial que acarreta na redução da secção transversal (largura) e respectivo aumento no comprimento do material. Consiste na tracção da peça através de uma matriz chamada fieira ou trefila, com forma de canal convergente.

O processo de trefilação consiste em puxar o metal através de uma matriz, por meio de uma força de tracção a ele aplicada na saída da matriz. Geralmente a parte metálica apresenta simetria circular, embora isto não seja um requisito necessário. Existem muitas aplicações para a trefilagem como produção de fios eléctricos, arame para construção civil, cabos, clipes de papel, corda para instrumentos musicais e raios para rodas, malhasol, etc.

       

       

O posto de transformação e a instalação da rede eléctrica completa desta unidade fabril ficou a cargo da então designada "Siemens - Companhia de Electricidade S.A.R.L." fundada em 1905 com sede na época e desde 1934 na Rua da Prata em Lisboa. Actualmente, sob a designação de "Siemans, S.A." está sediada em Alfragide desde 1989.

                                                                  Posto "Siemens" de transformação

                                                   

     

                                

    Companhia de Trefilaria.21 Companhia de Trefilaria.22

                               

     

     

                                                                                      Stand na FIL

 

A "Companhia Portuguesa de Trefilaria" foi adquirida pela "Companhia Previdente" fundada em 1862 sob a designação de "Industrias Metálicas Previdente, SARL", e uma das mais antigas empresas industriais de Portugal. A partir de meados dos anos 50 do século XX, a "Companhia Previdente" desenvolveu um grupo que cresceu rapidamente com a entrada em novos negócios e expandindo os que tinha além das fronteiras de Portugal.

                                                                              Companhia Previdente

                                       

Tornou-se assim um dos grupos portugueses mais importantes, com operações em Portugal, Espanha, Itália, Angola e Moçambique, abrangendo vários campos de actividade tais como arame de aço e seus derivados (posição dominante em Portugal), mediação imobiliária, banca e seguros (Moçambique). Em 1 de Fevereiro de 1980, foi constituída na forma de "Companhia Previdente - Sociedade de Controle de Participações Financeiras, S. A.".

      

      

      

      

A "Companhia Portuguesa de Trefilaria, S.A." encerrou no final de 2001. No seu lugar ainda está em actividade a "Socitrel - Sociedade Industrial de Trefilaria, S.A.", situada em São Romão Coronado na Trofa, fundada em 1971 e também adquirida pela Companhia Previdente em 1989, dedicando-se ao fabrico e comercialização de arames de aço e malhas electrosoldadas (malhasol), para aplicação nas mais diversas áreas de actividade: indústria, agricultura, construção civil, etc., sendo actualmente a empresa líder no seu sector de actividade e uma das mais modernas da Europa.

                                                      "Socitrel - Sociedade Industrial de Trefilaria, S.A."             

                   

fotos in: Biblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian

5 comentários:

Anónimo disse...

empresa esta pertencente à família O'Neill e Simões

José Leite disse...

Caro Anónimo

Muito agradeço a sua colaboração pois «vi-me e desejei-me» para obter informação acerca desta empresa.

Cos os meus renovados agradecimentos os meus melhores cumprimentos

J. Leite

Anónimo disse...

Boa noite,
Gostava se me poder ajudar, se a Empresa Previdente, tinha uma fábrica de Pregos perto do cemitério de Agramonte no Porto. Fico muito grato. Os meus cumprimentos, Fernando Castro freitas
meu email- fcf1954@gmail.com

José Leite disse...

Caro Fernando Freitas

Teve sim, e foi aí que teve início a sua actividade.

Tenho um artigo elaborado acerca da "Companhia Previdente" que brevemente publicarei, mas em resposta à sua solicitação, transcrevo um parágrafo do mesmo:

“Companhia Previdente”, fundada em 1862, com a designação de “Indústrias Metálicas Previdente, Lda”, e posterioremnte como sociedade anónima SARL, contando com 199 accionistas em 1907, é uma das mais antigas empresas industriais de Portugal. Com a expansão do grupo, este passou a abranger as mais antigas empresas em Portugal dedicada à indústria de pregaria, trefilaria e tubagem. A 10 de Novembro de 1917 adquire em Lisboa, a fábrica “Henrique Schalck”, situada no Campo de Santa Clara em Lisboa, que se dedicava ao fabrico de pregaria, botões metálicos, colchetes, etc,onde se manteve até ao início da década de 50. De referir que a indústria de pregaria era a mais mecanizada em Portugal, sendo as mais importantes a “Fábrica de Pregos de Joaquim Antunes dos Santos”, a “Perseverança”, a “Indústrias Metálicas Previdente, SARL”, e a “Henrique Schalck”.

Os meus cumprimentos

José Leite

TreshToons disse...

O meu pai trabalhou na Trefilaria durante anos :) Luis Castanheta! Lembro-me de em miudo o ver a chegar super cansado e ir direito para a cama, só para voltar a acordar e ir fazer mais turnos...