Desde o Cais do Sodré até Cascais aqui ficam fotos de algumas estações de comboios da Linha do Estoril. Pena algumas não serem em tamanho médio ou grande , mas é de boa vontade …..
Estação do Cais do Sodré
Estação de Belém Estação de Pedrouços
Estação de Algés Estação da Cruz Quebrada
Estação de Caxias Estação de Paço D’Arcos
Estação de Carcavelos Estação da Parede
Estação do Estoril com o Hotel de Paris atrás Estação de Monte Estoril
Estação de Cascais
A Linha de Cascais foi crescendo ao longo dos anos: primeiro só ia a Pedrouços (inaugurado em 1889), depois prolongou-se a Alcântara, seguindo-se o Cais Sodré. A exploração era feita pela Companhia Real dos Caminhos de Ferro. Em 1915, a Sociedade Estoril, assinou um contrato, para desenvolver a linha com fins turísticos, uma obrigação desse contrato era electrificar a linha. A Electrificação começou em 1918 e só em 1926 se concluiu, devido a problemas causados pela Guerra. Foi a primeira linha do País e da Península Ibérica a ser electrificada, enquanto que a CP, só em 1956 electrificou as linhas nacionais. Passados 50 anos, a linha de Cascais voltava a pertencer aos Caminhos de Ferro Portugueses.
Tabela de Preços, em 1908
Três exemplos de combóios utilizados pela antiga “Sociedade Estoril”
Comboio ainda a vapor na estação do Estoril e uma passagem de nível
Outro, já eléctrico, GEC da North British, Company of Glasgow, de 1948 com o nº3, e conhecido como "Amália”
Sorefame/GEC 3100 …e o Sorefame/GEC 3200
Sem comentários:
Enviar um comentário