6 de julho de 2010

Estações e Comboios na Linha do Estoril

Desde o Cais do Sodré até Cascais aqui ficam fotos de algumas estações de comboios da Linha do Estoril. Pena algumas não serem em tamanho médio ou grande , mas é de boa vontade …..

                                                                 Estação do Cais do Sodré

                            

                            Estação de Belém                                                           Estação de Pedrouços

                           Estação de Algés                                                           Estação da Cruz Quebrada

               

                            Estação de Caxias                                                          Estação de Paço D’Arcos

   

                           Estação de Carcavelos                                                            Estação da Parede

    Estação do Estoril com o Hotel de Paris atrás                                     Estação de Monte Estoril

 

                                                                     Estação de Cascais

                    Cascais Estação (inauguração) 1889

A Linha de Cascais foi crescendo ao longo dos anos: primeiro só ia a Pedrouços (inaugurado em 1889), depois prolongou-se a Alcântara, seguindo-se o Cais Sodré. A exploração era feita pela Companhia Real dos Caminhos de Ferro. Em 1915, a Sociedade Estoril, assinou um contrato, para desenvolver a linha com fins turísticos, uma obrigação desse contrato era electrificar a linha. A Electrificação começou em 1918 e só em 1926 se concluiu, devido a problemas causados pela Guerra. Foi a primeira linha do País e da Península Ibérica a ser electrificada, enquanto que a CP, só em 1956 electrificou as linhas nacionais. Passados 50 anos, a linha de Cascais voltava a pertencer aos Caminhos de Ferro Portugueses.

                                                                  Tabela de Preços, em 1908

                              

Três exemplos de combóios utilizados pela antiga “Sociedade Estoril”

                              Comboio ainda a vapor na estação do Estoril e uma passagem de nível

                                

Outro, já eléctrico, GEC da North British, Company of Glasgow, de 1948 com o nº3, e conhecido como "Amália”      

                                  

                      Sorefame/GEC 3100                                                       …e o  Sorefame/GEC 3200

 

Sem comentários: