Restos de Colecção: Ourivesaria Portugal

18 de novembro de 2018

Ourivesaria Portugal

A "Ourivesaria Portugal", foi inaugurada em 1 de Outubro de 1942, na Praça D. Pedro IV (Rossio), gaveto com a Rua da Betesga, em Lisboa, sendo seus proprietários, Afonso Teixeira de Carvalho,  António Esteves Nogueira e Amândio Gonçalves Barbosa, estes dois últimos ambos de Monção e «dois homens novos, mas antigos profissionais muito conhecidos no comércio de ourivesaria.»

O primeiro saíu de Monção cerca de 1918 para se empregar na ourivesaria "Barbosa, Esteves & C.ª ", na Rua da Prata, onde se manteve por vinte anos, trabalhando em várias funções, até lhe ser confiada a gerência de um dos estabelecimentos da firma.

Amândio Barbosa, chegou a Lisboa, em 1920 para ingressar como marçano na ourivesaria "Narciso Barbosa, Lda." na Rua da Madalena, 38, mudando-se, 12 anos depois, para a "Barbosa, Esteves & C.ª ", como empregado de balcão.



Entretanto, conhecendo profundamente o ramo e animados pelo desejo de autonomia, deliberaram ambos estabelecerem-se por conta própria. Dentro de um espírito de fraternidade e harmonia, pondo em prática tal projecto, despediram-se da "Barbosa, Esteves & C.ª " para fundarem a "Ourivesaria Portugal", em sociedade com Afonso Teixeira de Carvalho, que para tal criaram a firma "Carvalho, Nogueira, Barbosa, Lda."

Na véspera da sua inauguração, o jornal "Diario de Lisbôa" noticiava:

«É já amanhã que abre um novo estabelecimento de ourivesaria que tem por título "Portugal", nome de uma patria grande que os seus proprietarios como verdadeiros portugueses querem consagrar expondo nas suas montras e vitrines o que há de melhor da afamada ourivesaria portuguesa tanto em Pratas, como em Ouro, Joias, Filigranas, etc, etc,. (...)
O estabelecimento que amanhã abre as suas portas está situado no Rossio, 121 e 122, esquina com a rua da Betesga.
Aos seus proprietários e nossos amigos desejamos as mais sinceras prosperidades.»

Interior da “Ourivesaria Portugal” e seus proprietários


4 de Outubro de 1942

                       

                                15 de Outubro de 1942                                                                             1945

De referir que o título "Portugal" , certamente se deveu ao facto do anterior inquilino desta loja, que a firma "Carvalho, Nogueira, Barbosa, Lda." tomou de trespasse, ser o fabricante de sapatos "A Portugal", que ali instalou a sua sucursal de Lisboa, - a que chamou “Depósito nº 3” -  tendo a sua sede no Porto e outra sucursal/depósito em Coimbra. Se não por outra razão, terá inspirado os novos inquilinos. Aqui fica a foto ilustrativa do facto.

Loja da fábrica de sapatos “A Portugal”

  

Anúncio de 1940 e quanto à nova sapataria “A Portugal” uma nota no “Diario de Lisbôa” em 22 de Dezembro de 1942

Foi a fábrica de sapatos “A Portugal” que ornamentou a esquina da loja, com a escultura onde estava embutido o emblema da marca, e outras informações. A “Ourivesaria Portugal” aproveitaria esta, e colocaria o seu logotipo.  Por curiosidade … antes desta sapataria tinha estado instalada a alfaiataria, camisaria e gravataria “A Guarani”. Antes desta loja, ali esteve no virar do século XIX início do século XX a loja de modas e confecções, com atelier de modista e alfaiate: "Machado Torres & C.ª ".              

 

Alfaiataria “A Guarani” (dentro da elipse desenhada)                            Tabuleta da alfaiataria “A Guarani”

2 de Dezembro de 1964


14 de Dezembro de 1967

Creio, que ainda nos anos 70 do século XX, a “Ourivesaria Portugal” é nomeada revendedora oficial dos relógios suiços “Omega”, seguindo-se-lhe nos anos 80 a marca “Rolex”, sendo esta, actualmente a principal marca representada por esta casa, que se tornou basicamente numa relojoaria em detrimento da ourivesaria.

  

              

                                              1983                                                                                          1984

        

                                             1994                                                                                         2005

Actualmente, a “Ourivesaria Portugal” continua na mesma família, tendo como sócios da firma proprietária os irmãos Nuno e Miguel Cunha, netos do fundador, com o filho deste último José Miguel. Como disse anteriormente a razão principal desta casa é a comercialização de relógios das marcas “Rolex”, “Omega”, “Breitling”, “Longines” e “Tudor”, a par de alguns artigos de ourivesaria. Mantém a sua loja  no Rossio e filial no “Amoreiras Shopping Center”, desde a sua abertura em 27 de Setembro de 1985.

 

 

Loja no “Amoreiras Shopping Center”

 

fotos in: Arquivo Municipal de Lisboa, Biblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian (Estúdio Mário Novais), Estação Cronográfica, Ourivesaria Portugal

Sem comentários: