Restos de Colecção: Publicidade aos Caminhos de Ferro (2)

Notícias do Blog

A publicação de novos artigos foi retomada, com a resolução do problema que afectava o editor "Open Live Writer" // Lembro que a página "Ano ou Data de Inaugurações e Eventos", disponível no menú "Dados Históricos", é actualizada regularmente com novas entradas // Para conhecer as novas funcionalidades e aceder a novas plataformas de informação neste blog, consulte a "Folha Informativa", disponível na barra lateral    //    Para melhor conhecimento destas alterações aconselha-se, igualmente, uma visita, ou revisita, ao "Guia do Blog", disponível tambem na mesma barra lateral

4 de outubro de 2012

Publicidade aos Caminhos de Ferro (2)

                                       Poster dos "Caminhos de Ferro Portugueses da Beira Alta", em 1920

                                              

A "Linha da Beira Alta", com 252,522 Km de extensão, é uma linha ferroviária internacional que liga o entroncamento ferroviário da Pampilhosa (Linha do Norte), perto de Coimbra, à fronteira com Espanha, em Vilar Formoso, com percurso paralelo ao eixo do rio Mondego; inaugurada em 3 de Agosto de 1882, é a principal ligação ferroviária de Portugal com a Europa. Entre Julho de 1895 e 1900, o "Sud Express" foi realizado pela Linha da Beira Alta. A partir de 1900 altera o percurso passando a circular por Salamanca, concluindo-se a ligação Salamanca - Portugal.

                                                    Painel de azulejo numa estação de caminho de ferro

                                   

A "Administração Geral dos Caminhos de Ferro do Estado", mais conhecida como "Caminhos de Ferro do Estado" ou pela sigla CFE, foi uma organização governamental portuguesa, que assegurou a gestão e a construção de vários troços ferroviários, em Portugal. Foi formada por uma lei de 14 de Julho de 1899, e integrada na "Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses" no dia 11 de Maio de 1927.

Em Maio de 1948 teve lugar no  "Instituto Superior Técnico", em Lisboa a "Exposição 15 Anos de Obras Públicas" .

                                                  

No stand da "Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses" foi distribuída aos visitantes a seguinte brochura:

                  

       

            

                                             1973                                                                                     1981

 

Sem comentários: