Restos de Colecção: Hotel Ritz

4 de maio de 2011

Hotel Ritz

O suíço César Ritz fundador do primeiro Hotel Ritz é considerado o pai da hotelaria. Iniciou a sua vida profissional a trabalhar no Hotel Savoy e abriu seu primeiro hotel em 1898 em França. Daí em diante o turismo passou a conhecer "o rei dos hoteleiros e o hoteleiro dos reis", como ficou conhecido.

César Ritz é sinónimo de elegância e sofisticação. Era um grande anfitrião, recebia a realeza e as classes abastadas. Era chamado de "mago" porque transformava hotéis decadentes em sofisticados, nada menos do que os melhores. A hotelaria é dividida em antes e depois de Ritz, ele revolucionou todos os padrões da época e continuam até hoje. Personalizou o serviço. Foi ele que criou os uniformes dos funcionários dos hotéis, estabeleceu várias modalidades de serviço, aumentou os quartos, inovou com a prática das casa de banho privativa em cada quarto, centralizou os serviços na recepção para melhor atender os clientes.

Projecto do arquitecto Porfírio Pardal Monteiro, o Hotel Ritz, de Lisboa, foi inaugurado em 25 de Novembro de 1959, após 7 anos desde o início do projecto. A inauguração, foi grandiosa e contou com as presenças do Rei Humberto de Itália, os Príncipes de Sabóia, os Condes de Barcelona e os Duques de Bragança.

                                                                           Maquete do Hotel Ritz

         

Este arquitecto não chegou ao final das obras por ter falecido em 1957, tendo sido substituído pelo arquitecto Leonardo Castro Freire. A arquitectura, a dimensão, a ousadia construtiva que colocou parte do edifício sobre pilares, ou a complexidade e actualidade do programa hoteleiro, fazem desta obra uma das mais monumentais da cidade de Lisboa. Domina a cidade como um grande paralelepípedo com a cobertura em terraço, linhas puras e recorte anguloso a quebrar a continuidade das frentes de rua e a escala da arquitectura circundante, “impositivamente moderno e também monumental”.

                                         

        

Nos anos 50, Ricardo Espírito Santo Silva e Manuel Queiroz Pereira, entre outros empresários, uniram-se para apetrechar Lisboa com uma unidade hoteleira de grande luxo, ao nível das melhores do mundo. O promotor deste hotel foi a “Sociedade de Investimentos Imobiliários”, da qual faziam parte alem de outros Manuel Queirós Pereira e Ricardo Espírito Santo.

A “Sociedade de Investimentos Imobiliários SODIM, S.A.R.L.”, com um capital social de 30.000 contos e dez sócios (cada com uma quota de 3.000 contos, equivalente a 10%), tinha sido constituída em 28 de Agosto de 1953. Os sócios iniciais eram António de Medeiros e Almeida (Proprietário da empresa importadora de automóveis A. M. Almeida), António Manuel de Almeida, Caetano Sanguinett Beirão da Veiga, José Eduardo de Barros Guedes de Sousa, José Ribeiro de Espírito Santo Silva, Manuel Cordo Boullosa (Empresa de petróleos Sonap), Manuel Teixeira de Queiroz Pereira, Ricardo Ribeiro do Espírito Santo Silva e ainda as empresas Bensaúde e Companhia, Lda. e Empresa Geral do Fomento, S.A.R.L..

                                        Salão Nobre                                                                  Jardim de Inverno             

        

Acarinhada desde a primeira hora, a ideia da construção de um grande hotel de luxo, que se transformaria na sala de visistas da cidade, acabou por receber um forte impulso com a venda por parte do estado Português de um terreno de 13.000 metros quadrados, no centro de Lisboa, junto ao Parque Eduardo VII.

Após a morte de Ricardo Espírito Santo Silva a direcção do projecto foi integralmente assumida por Manuel Queiroz Pereira, que visitou diversos hotéis estrangeiros para conhecer o que de melhor existia na altura.

Acompanhado por Georges Marquet – um belga proprietário da companhia Les Grands Hôtels Européens, que nos Anos Cinquenta era responsável pela exploração de algumas das melhores unidades hoteleiras mundiais -, Manuel Queiroz Pereira negociou o nome Ritz com o dono da famosa cadeia hoteleira, Charles Ritz, sendo então criada a Sociedade Hotéis Ritz – Portugal.

Na construção do Hotel Ritz foram utilizados materiais de primeira qualidade, entre os quais 15.000 toneladas de mármore. O hotel tem 15 andares, com uma área total de 52.000 metros quadrados. Foram construídos 290 quartos (incluindo 20 suites) em dez dos andares. Nos restantes estão a garagem, aréas técnica e pública, dois restaurantes ("Grill" e "Varanda"), um bar e 14 salas de conferências.

                                         Salão de Estar                                                                       Barbearia

        

                                                                                      Sala de leitura

                                       

Alguns dos mais prestigiados artistas portugueses contribuiram para a decoração do ‘Hotel Ritz’ com obras de grande valia – entre eles, Almada Negreiros, Martins Correia, Lagoa Henriques, Sara Afonso e Carlos Botelho. Carlos Calvet e Lino António criaram motivos para tapeçarias, que depois foram produzidas na famosa fábrica de Portalegre. As tapeçarias do salão de baile foram produzidas em Bruxelas e os três esplendorosos candelabros de cristal que aí se encontram vieram da Áustria, por encomenda especial.
 
Com uma localização privilegiada, sobre o Parque Eduardo VII, os terraços permitem fruir de horizontes espectaculares sobre as sete colinas da cidade e uma ampla panorâmica do rio Tejo.

                                               Suite                                                                                   Bar

        

fotos in: Arquivo Municipal de Lisboa, Biblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian

Ocupando 13.000 metros quadrados, na sua construção foram utilizados materiais de primeira qualidade, entre os quais 15.000 toneladas de mármore. O hotel tem 15 andares, 290 quartos (incluindo 20 suites) em dez dos andares. Nos restantes estão a garagem, áreas técnica e pública, dois restaurantes ("Grill" e "Varanda"), um bar e 14 salas de conferências.

Na decoração nenhum pormenor foi descurado. Prestigiados artistas portugueses como Almada Negreiros, Martins Correia, Lagoa Henriques, Sara Afonso e Carlos Botelho contribuíram para a decoração com valiosas obras. Carlos Calvet e Lino António criaram motivos para tapeçarias, produzidas na fábrica de Portalegre. As tapeçarias do salão de baile foram fabricadas em Bruxelas e os candelabros de cristal são austríacos. Todas as portas são em mogno americano e as que servem de ligação entre os quartos têm dez centímetros de espessura, para assegurarem um completo isolamento acústico; o mesmo acontece com as janelas, equipadas com vidros duplos, produzidos em série pela primeira vez em Portugal.

Após a revolução de Abril de 1974 as convulsões por que passou o país reflectiram-se no ‘Hotel Ritz’, que foi intervencionado e utilizado durante bastante tempo para acolher os regressados das antigas colónias. O hotel passou por um período de auto-gestão, até que a família Queiroz Pereira procedeu à recompra de parte significativa das acções, tornando-se sócia maioritária da ‘SODIM, S.A.R.L.

Em 1979 foi estabelecido um contrato de management com a cadeia “Inter-Continental”, acordo que terminou no final do ano de 1997.

                                              

Foram iniciadas em 1990 obras de renovação total do ‘Hotel Ritz’, começando pela infraestrutura técnica e estendendo-se depois aos quartos e suites e finalmente às áreas públicas. A decoração começou por estar a cargo de Maria José Salavisa, passando em 1992 o responsável a ser o arquitecto de interiores francês Pierre-Yves Rochon, reconhecido internacionalmente pelo trabalho desenvolvido em projectos hoteleiros de luxo, como por exemplo a renovação do ‘George V Four Seasons Hotel’ , em Paris.

                                                               Fotos actuais, de uma suite e Salão de estar

         

Em 1997 foram executadas as obras no "lobby", bar e galeria de lojas, que contam com a presença da Cartier, Godiva, Anna Molinari, Antique Luís Ferreira, Mulberry e Louis Vuitton.

                                                                                          Piscina

                                              

Em 1998 o ‘Hotel Ritz’ passou a poder oferecer aos seus clientes uma excepcional Suite Presidencial cuja decoração foi coordenada por Maude Queiroz Pereira Lagos, esposa de Manuel Queiroz Pereira..

                                                                                   Suite Presidencial

         

A partir de 1 de Janeiro de 1998 a gestão desta unidade hoteleira passou a ser assegurada pela Four Seasons Hotels Inc. e a sua nova denominação passou a ser “Ritz Four Seasons Hotel “ Lisboa.

Em 25 de Novembro de 2009 , comemorou os seus 50 anos.

Sem comentários: