11 de maio de 2016

Hotel Dom Carlos

O “Hotel Dom Carlos”, localizado na Avenida Duque de Loulé, em Lisboa, foi inaugurado a 25 de Fevereiro de 1967. Com 73 quartos e 17 suites, e mandado construir pela “Companhia de Investimentos Hoteleiros Dom Carlos, S.A.R.L.” , foi projectado pelo arquitecto João Vasconcelos Esteves (1929 - ).

Nota: Aproveito a oportunidade para informar os prezados leitores que, foi disponibilizada uma listagem de grande parte dos Hotéis que entraram em funcionamento em Lisboa, entre 1780 a 1974. Esta lista pode ser consultada na “barra de menús” no submenú do ítem “Dados Históricos (Portugal)”, ou directamente no seguinte link: Hotéis de Lisboa (1780-1974).

      

Anúncio da inauguração e outro relativo ao almoço e jantar da Páscoa de 26 de Março de 1967

 

Quanto às características do “Hotel Dom Carlos”, à data da sua inauguração, eram resumidas pelo jornal “Diario de Lisbôa”, no seguinte texto:

«Quis o sócio-gerente, sr. João Fernandes que o novo hotel não desmerecesse dos mais famosos congéneres europeus. Um total de 73 quartos e 17 apartamentos, com amplas janelas panoramicas, propõe à clientela exigente a sumula de conforto que se traduz em aquecimento, ar condicionado e amplificação sonora em todas as habitações, mobiliário requintado de pau-santo, casas de banho com tecto desmontável e camara de desinfecção e arejamento, zona de tamponamento entre o restaurante (semicircular) e a cozinha, e garagem privativa com capacidade para trinta automóveis.
A sobriedade do conjunto não impede a utilização de meios auxiliares extremamente felizes, como sejam os azulejos polícromos que revestem o interior das instalações sanitárias, as cortinas e colchas de pura lã finlandesa e a baixela de prata cinzelada.»

Folheto promocional

Postal

Etiqueta de bagagem e calendário para 1986

       

Em 2005, foi profundamente remodelado, pela empresa sua proprietária, “Companhia de Investimentos Hoteleiros Dom Carlos, Lda.”, que mudou a sua designação para “Hotel Dom Carlos Park”, classificado de três estrelas, e contando com 76 quartos em regime de hotel residencial. Este hotel passou a integrar o grupo “Dom Carlos Hotéis” que além de possuir este possui, também, o “Hotel Dom Carlos Liberty”, localizado na Rua Alexandre Herculano, em Lisboa e o edifício de apartamentos “Chiado Residence”, na Rua da Misericórdia.

Actualmente, o “Hotel Dom Carlos Park”

 

 

 

 

fotos in: Arquivo Municipal de LisboaDelcampe.net, Hemeroteca Digital, Hotel Dom Carlos Park

2 comentários:

Vítor disse...

Obrigado pela partilha das listagem de hotéis! Parabéns pelo trabalho!

José Leite disse...

Caro Vítor

Grato pela gentileza do seu comentário

Os meus cumprimentos