Restos de Colecção: Piscina Municipal do Areeiro

3 de agosto de 2014

Piscina Municipal do Areeiro

A "Piscina do Areeiro" localizada na Avenida de Roma, em Lisboa, e projectada pelo arquitecto Alberto José Pessoa, foi inaugurada em 17 de Abril de 1966. Estiveram presentes na inauguração o Chefe de Estado Almirante Américo Thomaz, o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa  General França Borges, o subscretário da Juventude e Desportos, os directores do “INEF - Instituto Nacional de Educação Física” e da “FNAT - Federação Nacional para a Alegria no Trabalho”, além de outras individualidades. A inauguração contou com actos simbólicos, provas desportivas e exibições de natação artística.

Fases de construção

 

«O recinto da piscina estava repleto de público, que saudou, calorosamente o Chefe de Estado. Ao longo do parapeito formavam as nadadoras e nadadores do Sport Algés e Dafundo, do Clube Nacional de Natação, do Clube Sportivo de Pedrouços, do Belenenses, do Sporting, do Alhandra e do CDUL, com os seus estandartes, estando também alinhadas as nadadoras do «ballet» aquático da Munique.» in: “Revista Municipal”

«Cantado o hino nacional pelo Orfeão do Pessoal do Município de Lisboa e, após o descerramento no átrio do recinto duma lápida comemorativa, oferecida pelo Círculo dos Antigos Nadadores, será feito o percurso inaugural da piscina pelo antigo nadador internacional José da Silva Marques. Seguem-se as seguintes provas: 50 metros livres femininos, 100 metros costas masculinos, 50 metros bruços femininos, 100 mariposa masculinos, estafetas 4 por 50 , estilos femininos, saltos humorísticos por elementos do Algés e do Pedrouços e «ballet» aquático pelas famosas nadadoras do Schwin Damen de Munique.
A segunda parte abre com a audição de canções populares portuguesas, pelo orfeão do Município, havendo seguidamente, provas de 100 metros bruços masculinos, 50 metros costas femininos, 100 metros livres masculinos, 50 metros mariposa femininos, estafetas 4 por 50 estilos masculinos, saltos aquáticos e «ballet» pelas nadadoras alemãs.» in: “Diário de Lisboa”

A “Piscina Municipal do Areeiro” tinha 25 metros de comprimento e seis pistas. Dispunha de bancadas na ala esquerda longitudinal da piscina, com capacidade para mais de 300 pessoas. Durante décadas, foi a única piscina permanentemente coberta e com bancadas para o público em Portugal, apta para competições de toda a ordem, passando por festivais, campeonatos regionais, nacionais e até competições internacionais.

 

Encerrou no ano de 2006  e ficou até 2013 em avançado estado de abandono e degradação. Em Outubro de 2013 foi iniciada a sua demolição.

 

Foi objecto de concurso internacional, concurso esse que foi ganho pelo grupo “Sidecu”, que explora os “Centros Supera”. Assim a antiga “Piscina Municipal do Areeiro” vai passar a ser o “Centro Desportivo Areeiro”, com 2 piscinas, uma sala para Fitness e outras modalidades, 4 salas para várias actividades e um parque para 21 automóveis. Os responsáveis apontam para que o “Centro Desportivo Areeiro” seja inaugurado entre Setembro e Outubro de 2014.

fotos in: Arquivo Municipal de Lisboa, Comércio do Areeiro

Sem comentários: