Restos de Colecção: Piscinas do Tamariz

Notícias do Blog

A publicação de novos artigos foi retomada, com a resolução do problema que afectava o editor "Open Live Writer" // Lembro que a página "Ano ou Data de Inaugurações e Eventos", disponível no menú "Dados Históricos", é actualizada regularmente com novas entradas // Para conhecer as novas funcionalidades e aceder a novas plataformas de informação neste blog, consulte a "Folha Informativa", disponível na barra lateral    //    Para melhor conhecimento destas alterações aconselha-se, igualmente, uma visita, ou revisita, ao "Guia do Blog", disponível tambem na mesma barra lateral

18 de setembro de 2017

Piscinas do Tamariz

As piscinas do Tamariz, foram projectadas, em 1954, pelo arquitecto Manuel Tainha com a colaboração do arquitecto António Pinto de Freitas, e inauguradas no ano de 1956, na praia do Tamariz no Estoril. Estas piscinas, uma para adultos e outra para crianças e abastecidas de água salgada, foram mandadas construir pela “Sociedade Estoril-Sol”, proprietária das mesmas.

 

 

7 de Abril de 1957

O espaço ocupado pela piscina do Tamariz, era contíguo ao “Restaurante Tamariz”, antigo “Chalet Schröeter”, e igualmente propriedade da “Sociedade Estoril Sol”. Na altura em que o chalet foi construído, e no mesmo lugar das actuais piscinas também existia uma piscina, mais tarde demolida.

                     “Chalet Schröeter” após a sua construção                          Já como “Restaurante Tamariz” e sem a piscina

 

Em 3 de Julho de 1970, era inaugurada a “Praia Piscina Flutuante”, 300 metros em frente à praia do Tamariz, e projectada pelo arquitecto Eduardo Anahory que baptizou a sua invenção com o nome de “Seapool”. Era uma grande jangada, no centro da qual existe uma piscina com paredes e fundo de rede de nylon, por onde a água era constantemente renovada e filtrada. Em torno da piscina havia um amplo deck, com uma área de 400 metros quadrados, o que permitia acomodar confortavelmente cerca de 150 pessoas, além de  um  snack-bar e instalações sanitárias.

 

Em 23 de Junho de 2016 a piscina do Tamariz, após profundas transformações a nível do exterior, passa a designar-se “Reverse Pool & Beach Lounge”, a partir de uma ideia de Carminda Hortigueira, que possuía uma clínica de tratamentos por cima da piscina. Para tal,  a “Sociedade Estoril Sol” concessionou este equipamento ao “Grupo Reverse”.

fotos in: Biblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian (Estúdio Mário Novais), Arquivo Municipal de Lisboa

Sem comentários: