A Retrozaria "Irmãos David", abriu as suas portas pela primeira vez em 1907 na Rua Garrett, 112-118, sob a firma "David & David, Limitada". A actividade desta retrozaria já tinha sido iniciada em 1882, com estabelecimento na Rua Nova do Almada.
Foto de 1945
Anteriores inquilinos: "Guilherme Steglish" e "Matta Junior" no final do século XIX
Como foi atrás referido, nestes números 112 a 118 da Rua Garrett, já tinham funcionado duas das mais conceituadas lojas de instrumentos musicais, a referir: "Guilherrme Steglish - Armazem de Pianos", desde 1886 nos números 116 e 118, e "Matta Junior - Músicas e Pianos" fundada nos números 112-114, em 1890.
Acerca da história deste conceituado estabelecimento, nada melhor que transcrever um apontamento histórico disponibilizado no livro "Praça de Lisboa" organizado por Carlos Bastos em 1945:
«No seu ramo, retrozaria e modas, é esta firma não só uma das principais casa do Chiado, e de Lisboa portanto, como também uma das de maior antiguidade, pois foi fundada em 1882 pelos irmãos José e Firmino David, conceituados comerciantes da época que se impuseram à estima e consideração da praça de Lisboa pela probidade de carácter e alto espírito de iniciativa mercantil.
Naturais de Pedrogão Grande, os fundadores vieram ambos muito jovens para Lisboa, onde se dedicaram um ao ramo de modas, outro ao comércio de retrozaria, até que, alcançada a experiência e o prestígio suficientes, se reuniram ambos em sociedade com uma firma cuja sede primitiva foi na Rua Nova do Almada.
Graças à probidade das suas transacções, à lhaneza de trato e à superior orientação que imprimiram ao estabelecimento, êste logo conquistou acentuada preferência de larga clientela, conseguindo entrar em rápido e florescente desenvolvimento.
Êsse lisonjeiro êxito incentivou os irmãos David a maior incremento da sua incansável actividade e, assim, procurando corresponder ao acolhimento recebido, em 1907 mudaram a sede para a Rua Garrett, onde adquiriram de trespasse o antigo armazém de pianos de Guilherme Steglich e a casa de músicas de Matta Júnior, estabelecimentos que submeteram a obras de adaptação das quais surgiu a actual e magnífica sede da firma David & David.
Tendo atingido uma veneranda idade que já lhes não permitia dar ao negócio a atenção que sempre lhes dispensaram, os fundadores, em 1918, passaram a casa aos seus dedicados colaboradores, filhos de Firmino David, José, Firmino seu ramo, retrozaria e modas, é esta mino e Henrique Morais David, os quais continuaram, até hoje, mantendo as tradições honrosas do estabelecimento, quer aperfeiçoando e actualizando o ramo de modas e retrozaria, quer criando uma secção de perfumarias com laboratório próprio.
José e Firmino David faleceram respectivamente em 1923 e 1938, tendo atingido a veneranda idade de 71 e 86 anos.»
A "David & David, Limitada", chegou a manter um laboratório de perfumaria na Rua Anchieta - uma perpendicular à Rua Capêlo.
No mesmo ano de 1907, em que foi
montada esta retrozaria na Rua Garrett, outra já existia nesta mesma artéria: a
"Retrozaria do Chiado" da firma "Jaime de Oliveira
& C.ª", nos números 69 e 71.
Retrozaria "Irmãos David" entre "A Brasileira" e "Hotel Borges"
Numa foto do seu interior actual (loja de sapatos "Zilian"), e preservado, podemos fazer uma ideia da original.
Esta firma viria a ser liquidada e dissolvida em Setembro de 2016. O seu objecto ainda era: «O comércio de tecidos de lã, seda, algodão e qualquer outra natureza, perfumaria, retrosaria e novidades.»
Foto dos anos 80 do século XX
fotos in: Hemeroteca Digital de Lisboa, Arquivo Municipal de Lisboa, Biblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian (Estúdio Mário Novais)
2 comentários:
Excelente postal, como já nos tem habituado.
Realmente, ao menos a CML devia se preocupar em arranjar as letras que faltam no nome
do fundador.
Cumpts.
Valdemar Silva
As letras devem cair com o barulho dos cantadeiros e violeiros à noite junto à Brasileira ...
Cumprimentos
José Leite
Enviar um comentário