A “SAP - Serviços Aéreos Portugueses Lda”. foi a primeira companhia de aviação comercial fundada e a operar em Portugal. E foi também a que registou o primeiro avião civil em Portugal.
Avião “Junkers” F-13 de seu nome “Lisboa”
No âmbito da sua expansão europeia, através da criação de subsidiárias regionais, em 1922 a ‘Junkers Lufverkehr A. G.’ (empresa prestadora de serviços de transportes aéreos da Junkers) iniciou contactos com a ‘Companhia Portuguesa de Navegação Aérea Lda.’, empresa privada fundada nesse mesmo ano, para o estabelecimento de uma cooperação ao nivel da prestação de serviços aéreos. A Junkers forneceria aeronaves à empresa e, em troca, receberia parte das suas acções. Por dificuldades várias, entre as quais a da falência da Junkers Lufverkehr, essa cooperação não iria avante, nunca chegando a empresa a operar.
Finalmente, a 19 de Maio de 1927, a Junkers funda a “SAP - Serviços Aéreos Portugueses, Lda.”, com um capital social de 50.000 escudos, em conjunto com os sócios privados António Alberto Eça de Queirós, J. Wimmer & Co., Willi Albert Grote e José Vieira da Fonseca. O objectivo inicial da SAP era o estabelecimento de ligações aéreas para a Albânia.
Em 4 de Maio de 1919, com apoio financeiro do governo português o capital social é aumentado para 1.000.000 de escudos. a ‘Junkers Flugzeugwerk AG – Jfa’ entra com 49% do capital e o restante distrubuído pelos accionistas fundadores, sendo o maior accionista individual o português António Alberto d’Eça de Queiroz (302.000 Esc) filho do escritor Eça de Queirós.
No entanto, em vez das planeadas rotas para a Albânia, a SAP estabeleceu sim um serviço de ligação entre Lisboa, Madrid e Sevilha. As ligações aéreas com a Espanha eram feitas em conjunto com a UAE - Unión Aérea Española, outra subsidiária da Junkers. A UAE operava os voos e a SAP fornecia os serviços de terra em Portugal.
Em 1929, em virtude da fusão da ‘UAE’ com a ‘CLASSA’, a cooperação com a SAP foi interrompida e os serviços terminaram. A SAP tentou então relançar o serviço autonomamente. Para isso, recebeu o seu único avião, um ‘Junkers F-13’ , baptizado "Lisboa" que tinha sido enviado para Portugal em 1925. Este avião tornou-se um pioneiro pelo facto de ter sido a primeira aeronave civil registada em Portugal, recebendo a matrícula "C-PAAC" (C/n 2042)
Junkers F-13 “Lisboa” em 1929 Fundadores da “SAP’” em 13 de Maio de 1929
O piloto português Amado de Cunha iniciou em 10 de Junho de 1929, tendo nos primeiros 2 meses de vôos, transportado 89 passageiros. A SAP transportou neste ano de 1929 um total de 1.026 passageiros em 347 vôos. O Junkers F-13 voou 20.605 Kms num total de 146 horas de vôo.
No entanto, a falta de acordo entre os governos de Portugal e da Espanha sobre o tráfego aéreo, e as incertezas políticas, obrigou ao fim das operações aéreas da SAP entre 1930 e 1936. O avião Junkers F-13 voltou à Suécia em Julho de 1930.
Existem notícias de em 1936 ter sido entregue um avião Junkers JU-52/3M, mas nunca se descobriram, nem fotos, nem numero de registo ou construção.
A SAP passou a operar apenas como companhia fornecedora de serviços de terra e agente de vendas da ‘Deutsche Lufthansa AG – DLH’, que em 1937 passou a ser a sua maior accionista, após ter comprado a posição maioritária da ‘Junkers Flugzeugwerk AG – Jfa’ .
Junkers da Lufthansa, no Funchal
Os “SAP - Serviços Aéreos Portugueses, Lda.” terminaram as suas atividades após a saída do último avião da Lufthansa de Portugal e Espanha em Abril de 1945, tendo a companhia sido dissolvida.
Fotos in: Airliners.net, Hemeroteca Digital, Wikipédia, Ex-OGMA