1911
1930 por José Rocha
1952
1958
Cartazes in: Biblioteca Nacional Digital
Inauguração do Aeroporto de Faro em 11 de Julho de 1965. Vôo inaugural e Torre de Controle
Amélia Rey Colaço, Robles Monteiro, Mariana Rey Monteiro e Fernando Pessa, em 1946
Pavilhão de Honra de Portugal na Exposição Internacional do Rio de Janeiro, em 1923
fotos in: Blog Turismo do Algarve, Instituto dos Museus e da Conservação, Biblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian
A “Exposição Suíça” foi inaugurada oficialmente pelo Presidente da República general Óscar Carmona, em 30 de Outubro de 1943 no “Instituto Superior Técnico” em Lisboa.
As datas indicadas no cartaz publicitário criado por Fred Kradolfer, foram alteradas com a abertura da Exposição a verificar-se a 30 de Outubro e o final da mesma a 16 de Novembro de 1943.
Montra com publicidade alusiva Aspecto exterior no IST
Exposição na zona das piscina do Instituto Superior Técnico
Esta exposição pretendeu ser uma mostra de todos os sectores da indústria, hotelaria, agricultura, turismo e gastronomia suíças. Não esqueçamos que a Suíça era também, a par de Portugal, um país neutral na II Guerra Mundial, durante a qual esta Exposição teve lugar.
Indústria relojoeira
Actividade bancária Produtos alimentares
Indústria Química Máquinas, ferramentas e geradores
Máquinas para indústria textil Restaurante para mostra gastronómica
fotos in: Biblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian
«Se a agricultura helvética é mestra no aproveitamento da gleba e na "humanização" das serras e cordilheiras, a sua industria é laboriosa como um cortiço de abelhas e o seu comercio esperto e diligente como a mão do semeador». in Diário de Lisboa
Algumas páginas soltas retiradas da revista “Illustração Portugueza”, que achei interessantes, em diversos anos do príncípio do século XX.
1903 - Eléctrico de Sintra
1907 - Garagem Auto-Palace
1914
1918 - Submarinos Portugueses
1923
1923
Fotos in: Hemeroteca Digital
Augusto Patrício dos Prazeres, nascido em 1858 foi contabilista, professor e político, e reformador da Contabilidade Pública em 1907 e da Lei de Seguros do mesmo ano.
No ano de 1945/46 esteve sucessivamente em edifícios no Largo do Contador-Mor, da Escola Primária Nº 10 da Costa do Castelo (fotos anteriores), do Paço de S. Vicente e, em comum, com a Escola Técnica Elementar Nuno Gonçalves.
Fotos no ano lectivo 1945/1946 da “Escola Comercial de Patrício Prazeres”, que partilhava o edifício da “Escola Primária nº 10”, na Costa do Castelo em Lisboa.
Nesta Escola também funcionou o Centro de Instrução n.º 19 de Aeromodelismo da Mocidade Portuguesa. Estes centros viriam a estar na origem da fundação do “CAL - Clube de Aeromodelismo de Lisboa”, em 26 de Setembro de 1952 e que ainda hoje existe.
Em 24 de Maio de 1956, finalmente a Escola viria a ocupar um edifício construído de raíz, com capacidade para 1.000 alunos de ambos os sexos. Situada nas traseiras do Convento de Santos-o-Novo, no Alto do Varejão junto à Avenida Mouzinho de Albuquerque, nela ministrar-se-ia o Curso Geral do Comércio, tendo tido início no ano lectivo 1957/1958, a alunos de ambos os sexos.
Presentemente é a “Escola Integrada Patrício Prazeres”.
Nota: para a elaboração deste post foi consultado também o blogue: Ruas de Lisboa com Alguma História
fotos in: Ruas de Lisboa com Alguma História, Biblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian, Arquivo Municipal de Lisboa
Estes são praticamente todos os cartazes editados pelo «MFA - Dinamização Cultural - Acção Cívica», nos anos de 1974 e 1975.