A primeira Auto-Estrada portuguesa, e das primeiras a nível mundial, foi inaugurada em 28 de Maio de 1944, pelo Chefe do Estado, General Óscar Fragoso de Carmona, constituída pelo “Viaduto de Duarte Pacheco” e o troço construído entre Lisboa e o Estádio Nacional - início da futura auto-estrada Lisboa-Cascais.
Cerimónia da inauguração
Bombas de gasolina da “Sonap” junto à entrada para o “Viaduto de Duarte Pacheco”
Mandada construir pelo então Ministro das Obras Públicas e Comunicações engenheiro Duarte Pacheco, com os seus 8 quilómetros de extensão com o pavimento totalmente em cimento e brita, entre Lisboa e o Estádio Nacional, foi uma das primeiras a nível mundial. Inicialmente, foi denominada oficialmente como Estrada Nacional nº 7 (EN 7), tendo recebido a actual denominação quando as auto-estradas passaram a ter uma numeração diferenciada.
Durante a sua construção
A auto-estrada tem início no “Viaduto de Duarte Pacheco”, em Lisboa, que foi projectado por engenheiro João Alberto Barbosa Carmona que também dirigiu as obras iniciadas em 1942 e inaugurado também a 28 de Maio de 1944. Este viaduto que continua sendo o maior da cidade de Lisboa, é feito de betão armado, medindo 505 m de extensão , incluindo muros de avenida. O seu custo ascendeu a 16.691 contos (83.455,00 €) e nele trabalharam 4.100 operários. Acerca da sua história, consultar neste blog o seguinte link: “Viaduto de Duarte Pacheco”.
“Viaduto de Duarte Pacheco” no dia da sua inauguração em conjunto com a auto-estrada
Vistas da auto-estrada no seu percurso
No seu final, na zona do Estádio Nacional, tomava-se uma via secundária (onde hoje se deriva para Queijas) que ligava esta à Estrada Marginal, no Alto da Boa Viagem.
Alto da Boa-Viagem
Carro “Austin” A 40, do “Automóvel Clube de Portugal”, para assistência na Auto-Estrada Lisboa-Estádio Nacional
Auto-Estrada, durante um nevão em Janeiro de 1945
Publicidade de 1957 e troço da Auto-Estrada utilizado no GP de Fórmula 1 de Portugal de 1959
Só em 1991 seria inaugurado o troço Estádio Nacional - Cascais, na distância de 17,1 quilómetros, que concluiria a auto-estrada Lisboa-Cascais.
Para informações mais detalhadas e técnicas, disponibilizo de seguida uma artigo acerca desta auto-estrada, publicado na revista “Gazeta dos Caminhos de Ferro” de 1 de Julho de 1941.
A segunda auto-estrada portuguesa viria a ser inaugurada só em 28 de Maio de 1961, que ligaria Lisboa a Vila Franca de Xira, na distância de 23 quilómetros. Este troço seria o início da futura A1 que ligaria Lisboa ao Porto e que só viria a ficar concluída em 1991. Acerca da história desta auto-estrada consultar neste blog o seguinte link: "Auto-Estrada do Norte”
Auto-Estrada Lisboa-Vila Franca de Xira
fotos in: Biblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian (Estúdio Mário Novais), Hemeroteca Digital, Arquivo Municipal de Lisboa
4 comentários:
Na primeira fotografia do Alto da Boa Viagem, é possível ver o antigo farol que foi demolido após a tragédia da Gibalta.
Que edifício é o que se vê ao fundo nesta foto, já na zona das Amoreiras? https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjUgKA6-kIQiNLXwKDGH5WJ97xz9v8py3tI-AA7iy1nw8Q5ygh7Jm1PNOjRggC8mLW3fLucJ9dS_j-OzYuZiD0BiwHIZ5eyfun80b5KdhrzYIrBbdQ9bBY0manmgwDLKb4R0NBUaP77OEU/s1600-h/Auto-Estrada-Lisboa-Estdio.255
Era uma fotomontagem com uma maqueta de um projecto de edifício para aquele local, para uma apreciação visual futura do mesmo. Não teve seguimento.
Muito obrigado pelo seu esclarecimento. Olhando com atenção para o edifício realmente parecia uma fotomontagem.
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