Este artigo tem por base a reprodução duma raríssima série de quatro fotos dum automóvel "Mercedes-Benz" Stuttgart 200 W21 de 1933, que ainda existe restaurado, e que foi importado para Portugal pela firma "Sociedade Comercial Mattos Tavares, Limitada." com sede na Rua dos Sapateiros, em Lisboa.
A série "Stuttgart" 200, foi uma versão do modelo 8/38 hp, revisto e desenvolvido pelo Dr. Hans Nibel, exibido pela primeira vez na Exposição Internacional de Automóveis e Motos, em Berlim, em 1928. A partir de Janeiro de 1929, já era possível ser encomendado com um motor de 2,6 litros e a partir de Agosto de 1930, todos os modelos do "Stuttgartt" 200 passavam a estar disponíveis com overdrive opcional, com um custo extra.
A "Sociedade Comercial Matos Tavares, Limitada.", fundada em Novembro de 1920, representava e comercializava produtos tão diversos como papel para impressão de jornais, aparelhos de raios X, películas para fotografia "Ilford", desodorizantes "Bac-Stick" (anos 50), etc. A sua última actividade, já como Sociedade Anónima, foi o fabrico de motores, geradores e transformadores eléctricos, com sede na Rua Gregório Lopes, em Lisboa.
"Mercedes-Benz" Stuttgart 200 W21, de 1933
A série "Stuttgart" 200, foi uma versão do modelo 8/38 hp, revisto e desenvolvido pelo Dr. Hans Nibel, exibido pela primeira vez na Exposição Internacional de Automóveis e Motos, em Berlim, em 1928. A partir de Janeiro de 1929, já era possível ser encomendado com um motor de 2,6 litros e a partir de Agosto de 1930, todos os modelos do "Stuttgartt" 200 passavam a estar disponíveis com overdrive opcional, com um custo extra.
A "Sociedade Comercial Matos Tavares, Limitada.", fundada em Novembro de 1920, representava e comercializava produtos tão diversos como papel para impressão de jornais, aparelhos de raios X, películas para fotografia "Ilford", desodorizantes "Bac-Stick" (anos 50), etc. A sua última actividade, já como Sociedade Anónima, foi o fabrico de motores, geradores e transformadores eléctricos, com sede na Rua Gregório Lopes, em Lisboa.
Anúncio em Novembro de 1934
O texto da página do catálogo do concurso de restauro e elegância realizado na Quinta da Marinha, em Outubro de 1987, e que publico a seguir, descreve técnica e historicamente esta viatura:
«Benz - Primeiro construtor de automóveis do mundo. Apresentou o seu primeiro modelo em 1886. O Stuttgart é o primeiro modelo Mercedes-Benz que se apresenta com o radiador liso, pois que todos os modelos anteriores eram fabricados em quilha. Equipado com um motor de seis cilindros, com 1.990 cc., foi o 100º a ser construído.
Importado pela firma Soc. Com. Mattos Tavares com sede e estabelecimento em Lisboa, que o registou em seu nome a 21 de Agosto de 1930 e que posteriormente o vendeu à família A. M. Almeida.
Em 1978 a família A. M. Almeida, por sua vez, vendeu-o ao seu actual proprietário Fernando dos Santos Martins. Recuperado pelo chefe mecânico Vítor Serras, este modelo encontra-se totalmente original.»
Publicação do Concurso de Restauro e Elegância, na Quinta da Marinha em Outubro de 1987
Publicação do Concurso de Restauro e Elegância, na Quinta da Marinha em Outubro de 1987
A referir que este automóvel já tinha participado no "II Raid D.Ravioli" em 30/31 de Março de 1985, e inscrito por Carlos Oliveira, de Belas.
Lembro aqui com fotos (gentilmente cedidas por Pedro Ferreira), a participação deste "Mercedes-Benz" Stuttgart 200 W21 de 1933, numa exposição na Base Aérea nº 1, em Sintra, em Setembro de 2010.
O Prof. Dr. Oliveira Salazar, que não tinha sido consultado sobre a aquisição destes automóveis, logo manifestou o seu descontentamento, recusando-se a utilizar o "Mercedes-Benz" que lhe fora atribuído. Este automóvel viria a ser utilizado oficialmente apenas uma vez, por ocasião da visita do Generalíssimo Franco, em 1949. Este automóvel encontra-se, actualmente, no "Museu do Caramulo", depois de ter sido adquirido por João de Lacerda, em hasta pública, a 16 de Junho de 1956.
Nota: Este artigo teve a preciosa colaboração de Pedro Ferreira, a quem, mais uma vez, e publicamente, agradeço a sua habitual colaboração e disponibilidade.
fotos in: Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian (Estúdio Mário Novais), Hemeroteca Digital de Lisboa
fotos in: Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian (Estúdio Mário Novais), Hemeroteca Digital de Lisboa
5 comentários:
História curiosa, se bem que me não surpreenda, a do automóvel blindado do Dr. Salazar.
E de tão avesso a despesa (pese embora o justificado empenho da polícia na sua protecção) resultou que o automóvel perdurou e é ainda hoje património que enriquece o país.
Como são diferentes os tempos de agora!
Apenas duas curtas notas que constituem exemplos da evolução da linguagem:
- Os 50 modelos de "carroseries"
e
- Os Mercedes com "motores a óleos pesados"...
Há cerca de 30 anos, eu ouvia o meu pai falar em carros com "motores a óleos" quando se referia a motores a gasóleo, mas não sabia porquê...agora já sei! (40 anos antes ele tinha trabalhado algum tempo numa oficina)
António C.
Seria interessante, agora, o SIS encomendar carros blindados para o Presidente da República e para o Primeiro Ministro sem ninguém saber.
E, depois, o Primeiro Ministro afirmar 'não sabia de nada' e 'eu até saio pouco'.
Já tive oportunidade de várias vezes ver esse 'Mercedes-Benz', no Museu do Caramulo, e o meu filho, que está ligado aos automóveis, ficar horas a olhar para todas as suas componentes.
Cumprimentos
Valdemar Silva
Caro Valdemar Silva
Se fosse agora, seriam encomendados logo uns dez ou mais ...
Se muita gente soubesse quantos carros tem a Presidência da República e o 1º Ministro e chauffeurs ...
Cumprimentos
José Leite
Estou curioso sobre o que terá acontecido ao segundo automóvel.
Alguém sabe do rasto desse carro?
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