O "Hotel Paris", no Estoril, e propriedade de Louis Vergani, foi inaugurado em 1932. Projectado pelo arquitecto Inácio Peres Fernandes, o mesmo que além de ter estado inserido no projecto de construção da Estrada Marginal da Costa do Estoril, projectou o edifício da "Colónia Balnear Infantil de “O Século” em São Pedro do Estoril, e o "Grande Hotel da Figueira da Foz".
Hotel Paris no ano da sua inauguração
O primeiro hotel a ser construído no Estoril, por iniciativa do empresário José Viana da Silva Carvalho proprietário das "Termas do Estoril", e propriedade de Léon Lacam, também tinha a designação de Paris. Chamou-se "Hotel de Paris" e foi inaugurado em 11 de Fevereiro de 1899 e situava-se em Santo António do Estoril nos terrenos junto à estação do comboio, hoje ocupados pelo edifício "Arcadas do Estoril" lado poente.
"Hotel de Paris" em Santo António do Estoril (hoje Estoril) inaugurado em 11 de Fevereiro de 1899
Anúncio em 11 de Abril de 1899
O “Hotel Paris” á altura da inauguração, tinha cento e vinte quartos, sala de jantar vários salões, terraços, aquecimento central, ascensores e garagem para os automóveis dos hóspedes.
Etiquetas de bagagem
Publicidade ao Estoril em 1943
O “Hotel Paris” foi propriedade de Fausto Figueiredo, dono da “Sociedade Estoril-Plage” responsável pelo desenvolvimento e notoriedade do Estoril enquanto estância turística de excelência. Esta sociedade além de concessionária da linha de caminho de ferro Lisboa-Cascais foi proprietária, do Hotel de Inglaterra e Palácio Hotel no Estoril, do edifício das Termas do Estoril, Clube de Golf do Estoril, Clube de Ténis do Estoril e do Casino Estoril. Foi também fundador em 17 de Maio de 1939 do “Grupo Desportivo Estoril Plage”, actual “Grupo Desportivo Estoril-Praia”.
Primeira ampliação e alterações no último piso do Hotel Paris
As primeiras obras de ampliação do "Hotel Paris" (na foto anterior) foram da autoria do arquitecto Miguel Jacobetty Rosa, autor de algumas primeiras pousadas portuguesas. Com esta ampliação e construção da nova ala, o hotel passou a oferecer 100 quartos e 56 casas de banho.
Segundas fase de transformações exteriores Terceira fase com o aumento de dois pisos
Sala de jantar
Cartaz promocional do Estoril - Cascais, de José Rocha
Folheto dos anos 50 do século XX
Presentemente este hotel pertença da sociedade "Hotel Paris - Sociedade Hoteleira e Turística, S.A." do grupo Sana Hotels, designando-se “Sana Estoril Hotel”, de três estrelas,oferecendo 96 quartos, alojamento com vista para o mar, piscina, bar com esplanada, sala de pequenos-almoços panorâmica e um agradável salão de estar totalmente renovado. Duas salas permitem ainda a organização de vários tipos de reuniões e eventos.
Actualmente, já sob a designação de “Sana Estoril Hotel”
Foi recentemente aprovado pela Câmara Municipal de Cascais o projecto de ampliação deste hotel transformando-o numa unidade de 4 estrelas. O novo projecto propõe oito pisos (um recuado) acima do solo e duas caves. Os actuais 96 quartos aumentam para 118, num total de 260 camas. O parque de estacionamento subterrâneo terá 90 lugares, alguns para uso público condicionado, contra os actuais 11 à superfície em frente do hotel.
4 comentários:
Muito interessante.
Cumprimentos
D. Ana Pereira
Grato pelo seu comentário
Cumprimentos
J. Leite
Gostava de conhecer o paradeiro de um casal dono desse Hotel por alturas do meado dos anos 60.
Se alguém souber ,muito grata ficaria de me informarem por email msaldanha2004@gmail.com, ou por tm 917568938.
Agradecida
Maria Tereza
Procurava o nome anterior do Hotel e por fim aqui encontrei. Muito obrigado.
Por casualidade, alguem sabe o nome da tabacaria que vendia revistas, postais, souvenirs, donde está hoje o Banco na esquina do Hotel Sana Estoril.
Tabacaria do Tamariz? Já nao me lembro...
Obrigadissimo...
Rui Oliveira (desde España)
Enviar um comentário