Restos de Colecção: Correios
Mostrar mensagens com a etiqueta Correios. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Correios. Mostrar todas as mensagens

11 de junho de 2013

Estação dos CTT dos Restauradores

Em 10 de Julho de 1939, foi inaugurada pelo Ministro das Obras Públicas e Comunicações, engenheiro Duarte Pacheco, a Estação dos Correios da Praça dos Restauradores, no antigo Palácio Anjos em Lisboa.

                                  Estação CTT Restauradores (1939).0

                                                                             Pagela da inauguração 

              

               Estação CTT Restauradores (1939).2

                                  Estação CTT Restauradores (1939).0.1

Projectada pelo arquitecto Adelino Nunes, teve como seu primeiro chefe de Estação, Diamantino Martins Vargas.

Mas … «Não quer isto dizer que desapareça a velha e modesta estação existente na parte superior da estação do Rossio, que continuará a vender selos e a receber as correspondencias vulgares e as de "ultima hora", tambem recolhidas, com igual eficiencia, na dos Restauradores, bem como os telegramas.»

                                               Estação dos Correios  na parte superior da Estação do Rossio

                                  Estação CTT Rossio.1

Nesta estação dos Restauradores, ficaram disponíveis ao público os seguintes serviços: correio aéreo, venda de selos, registo de correspondências, vales postais e telegráficos, valores declarados, caixa económica postal, posta restante, aceitação de correspondência oficial, telegramas nacionais e internacionais, serviço telefónico para Lisboa e arredores, interurbano, para as ilhas e para o estrangeiro.

Estação CTT Restauradores (1939).4 Estação CTT Restauradores (1939).5

                                        Estação CTT Restauradores (1939).6

Estação CTT Restauradores (1939).7 Estação CTT Restauradores (1939).3

                                 

fotos anteriores in:  Fundação Portuguesa das Comunicações, Biblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian

«Um dos serviços novos da estação dos Restauradores é o da correspondencia por via aerea. Até agora, quem queria utilizar o avião tinha de levar a correspondencia á estação e esperar que ali pesassem, selassem e recebessem. Desde hoje, na Estação dos Restauradores - que funcionará ininterruptamente - há um receptáculo para a correspondencia por via aerea que cada um pode selar em casa. E se os selos colocados forem insuficientes, só resultará daí o inconveniente da correspondencia seguir por via ordinaria: o vapor ou o comboio.» citações in: “Diário de Lisboa”

                                                    Estação dos Correios dos Restauradores actualmente

Estação CTT Restauradores.8 Estação CTT Restauradores.9

Estação CTT Restauradores.10 Estação CTT Restauradores.11
fotos a cores in: CTT

7 de maio de 2013

O Correio em Portugal (15)

                                                     Inauguração da Estação dos CTT da Covilhã, em 1950

                                             

                    

                                                  Inauguração da Estação dos CTT de Portimão, em 1946

          

                                                       Inauguração da Estação dos CTT de Viseu em 1938

                                  

                   

                                                 Inauguração do Serviço Telefónico Automático em 1958

              

                                                     Inauguração da Estação dos CTT do Funchal, em 1942

                                

 

fotos in: Fundação Portuguesa das Comunicações, Biblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian

22 de abril de 2013

CTT na Exposição de Obras Públicas

Em 1948, com representação da “Administração Geral dos Correios, Telégrafos e Telefones”, o sector das telecomunicações participou activamente na Exposição “15 anos de Obras Públicas”.

No início de 1948, com os últimos preparativos para a abertura da Exposição “15 Anos de Obras Públicas 1932-1947” instalada no Instituto Superior Técnico, em Lisboa, fechava-se o primeiro ciclo da política de “grandes obras” do Estado Novo iniciada em 1932. Nesta data fora criado o Ministério das Obras Públicas e Comunicações que, ao longo dos anos 30, concebeu diversos planos de renovação e ampliação das infra-estruturas do País, onde se incluiu a remodelação da rede telefónica nacional.

                       

Coincidindo com a separação, em dois Ministérios, das Comunicações e das Obras Públicas em 1947, a iniciativa de realizar a Exposição no ano seguinte partiu do ministro das Obras Públicas, José Frederico Ulrich. Antevia-se então um conjunto de stands alusivos às diversas áreas abrangidas por acção dos quinze anos ali celebrados. Os trabalhos de exibição dividiram-se em três grandes parcelas expositivas: Urbanização, Hidráulica e Comunicações, pertencendo a esta última a Administração Geral dos Correios, Telégrafos e Telefones (CTT).

                       

A participação dos CTT foi requerida pelo MOP - Ministério das Obras Públicas com um ano de antecedência, sob o anúncio de que este pretendia celebrar em 1948 congressos de engenharia e arquitectura bem como uma exposição das mesmas técnicas para relembrar o que se tem feito nos 15 anos de existência do antigo Ministério das Obras Públicas e Comunicações. Para esta mostra deveriam contribuir todos os recursos, como gráficos, mapas, fotografias e filmes, planificando-se, ao longo dos meses seguintes, a imagem do respectivo stand.

 

                                 

 

O lugar encontrado no I.S.T. para acomodar o espaço das telecomunicações situava-se no lado poente do complexo de edifícios, último bloco a norte, todo ele entregue aos meios de Comunicação. Aproveitando todo o recinto, armaram-se várias montras em redor da sala, disposta com um corpo central circular, à entrada do qual se podia ler a legenda “Correios, Telégrafos e Telefones”. Do lado direito enquadrava-se um diagrama referente à actividade do organismo entre 1932 e 1947, destacando as fases principais de reforma dos serviços. Seguiam-se 22 gráficos a cores, indicadores de evolução geral dos CTT e 24 fotografias de instalações de telecomunicações. No centro do corredor exibia-se um gráfico animado, onde três ampulhetas de líquido colorido simulavam as velocidades de escoamento do tráfego telefónico para os anos de 1935, 1942 e 1947. No escaparate seguinte viam-se troços de cabos e miniaturas de postes telefónicos, montados com travessas e esquadros, ao lado dos quais se apresentavam outros 3 diagramas que desenhavam os contornos de Portugal Continental e a evolução da automatização pelos vários pontos do país.

                                   

                                                           

                                 

Preenchendo o aparato de imagens e maquetas indicavam-se as despesas realizadas na sequência do plano de remodelação da rede nacional. Directamente acessível ao público encontrava-se material telefónico com uma estação semi-automática de 50 linhas ligadas a 4 telefones que, colocados sobre o balcão, podiam ser experimentados pelos visitantes. Entre os aparelhos expostos destacavam-se os telefones “ATM” (sistema automático), os teleimpressores «Creed» (recentemente introduzidos) e material radioeléctrico. Um quadro iluminado por efeitos de luz simulava uma comunicação local através de uma estação automática. A exposição terminava então com um conjunto vasto de fotografias dos edifícios dos CTT e a frase do engenheiro Duarte Pacheco: «É bem mais fácil passar do agora existente ao óptimo, que do herdado ao que já temos».

                   

                     

Os anos seguintes, embora pautados por dificuldades financeiras, permitiram ao sistema automático expandir-se para novas áreas rurais do país, fazendo crescer significativamente o peso das comunicações telefónicas em Portugal.

fotos in: Biblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian

28 de março de 2013

O Correio em Portugal (14)

                                              7º Percurso da Rede de Auto-Ambulâncias Postais em 1956

            

                                         Auto-Ambulâncias Postais nos anos 50 do século XX

 

             

                   Ambulância Postal e Serviço Aéreo Postal em 1942 por Maria Keil  e Ambulância Postal em 1950    

                                

                                                    Estação Urbana na Estação de S.Bento, no Porto em 1941    

                     Estação CTT Porto (S.Bento) (1941).1JPG

                    

                                                        Estação dos CTT de Lamego inaugurada em 1940

                                

                   

fotos in: Fundação Portuguesa das Comunicações