Restos de Colecção: Estabelecimentos Comerciais de Lisboa (59)

Notícias do Blog

Durante o mês de Agosto, e por motivos de "férias do pessoal", só serão publicados novos artigos aos Domingos // Foram actualizados os seguintes artigos: "Livraria Ferin", "Casa Memoria" de Santos Beirão, "Fotocolor" - Fotografia e Cinema, e Cinema "Arco Iris". Para aceder rapidamente aos mesmos consulte a página Alfabético e Actualizações em Índices e Actualizações // Lembro que a página "Ano ou Data de Inaugurações e Eventos", disponível no menú "Dados Históricos", é actualizada regularmente com novas entradas // Para conhecer as novas funcionalidades e aceder a novas plataformas de informação neste blog, consulte a "Folha Informativa", disponível na barra lateral    //    Para melhor conhecimento destas alterações aconselha-se, igualmente, uma visita, ou revisita, ao "Guia do Blog", disponível tambem na mesma barra lateral

16 de julho de 2019

Estabelecimentos Comerciais de Lisboa (59)

"Antiga Ervanária" no Largo da Anunciada, desde 1793


Quiosque de bebidas e tabacos, na Avenida da Liberdade


"Casa Senna" (fundada na Rua Nova do Almada em 1834 ) em duas épocas diferentes



"Filipe" (exterior e interior), na Rua Augusta



fotos in: Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian (Estúdio Mário Novais)

4 comentários:

Valdemar Silva disse...

É pena as fotografias apresentadas não estarem datadas.
Cumprimentos
Valdemar Silva

José Leite disse...

Caro Valdemar Silva

Na origem não estavam datadas.

Quando não se tem a certeza ou não estão devidamente datadas é melhor não indicar.

Os meus cumprimentos
José Leite

Valdemar Silva disse...

Caro José Leite
Certo.
Como, de 1957 a 1992, trabalhei junto do Largo da Anunciado fiquei com curiosidade em relação a data da foto da Ervanária.

Cumprimentos
Valdemar Silva

José Leite disse...

Caro Valdemar Silva

Também eu na maioria das vezes estaria interessado pelo menos do ano das fotos, mas a Biblioteca de Arte da FCG. não indica datas em 99,99% e muitas delas nem identificadas são.
Resta-nos aproveitar a disponibilidade desta instituição em ceder belíssimas fotos quer de Mário Novais (na sua maioria) quer de Horácio Novais.

Quanto ar Arquivo Municipal de Lisboa, indica muitas vezes o ano (que quanto à sua fiabilidade ... deixa muito a desejar) e identifica na sua maioria as fotos.

Os meus cumprimentos
José Leite