Restos de Colecção: A Enceradora

2 de junho de 2019

A Enceradora

"A Enceradora", propriedade da firma "Joaquim Lopes & Bento, Lda.", foi fundada em 17 de Dezembro de 1927, na Avenida da República, em Lisboa, ao mesmo tempo que abria um escritório de representação na cidade do Porto, na Rua dos Poveiros 110 -1º. Mais tarde teria um distribuidor no Funchal, a “Casa Londina”.

19 de Dezembro de 1927


Fabricantes da cera "Encerite", podia-se ler no painel publicitário na entrada da sua loja: «Executa todos os trabalhos de aplainar, raspar, envernizar, polir e encerar, soalhos, lambris e mobilias. Imita parquets e modifica soalhos de taboa larga (sistema inglez). Vende todos os artigos destinados a limpeza domestica».
Na "Grande Exposição Industrial Portuguesa” de 1932 e 1933 seria premiada com a medalha de ouro.

“A Enceradora” com o seu carro “Dodge Brothers” Touring Convertible, com a propaganda à cera “Encerite”



                           
17 de Dezembro de 1927                                                          19 de Dezembro de 1927        

“A Encerite” com o edifício “Prémio Valmor de Arquitectura” de 1923 ao seu lado direito na foto




No início dos anos 40 do século XX, e consequência da forte expansão e sucesso dos seus negócios, muda de instalações para a Estrada das Laranjeiras, em Lisboa, mais adequadas a dar resposta ao elevado nível de produção, mantendo a sua loja na Avenida da República, 47. Seria nessa altura que uma nova Gerência, introduz técnicas mais avançadas de produção, assim como novos métodos de gestão, que terá ajudado "A Enceradora, Lda." a resistir ao difícil período da II Guerra Mundial, mantendo-se sempre em laboração.

Dezembro de 1932


1943


Nos anos 80 do século XX, nova necessidade de mudança de instalações se impõe, a fim de aumentar quer a produção quer a comercialização de novos produtos, e é adquirido um novo espaço industrial na localidade de Olival Santíssimo, em Caneças.

24 de Outubro de 1977



"A Enceradora, Lda." viria a ser adquirida pelos funcionários no início do século XXI, mudando, mais uma vez, as suas instalações, desta vez para o Casal do Marco, na Margem Sul do Tejo, dando continuidade à sua forma artesanal de produção, mantendo os parâmetros de qualidade exigidos em sintonia com as novas tecnologias.

Catálogo actual



Com a gerência dos irmãos Luís Gonçalves & Rui Gonçalves, continua em funcionamento, no Parque Industrial do Soutelo, Foros da Amora.

1 comentário:

Graça Sampaio disse...

Tantas caixas d Encerite se gastaram em casa da minha avó e na da minha mãe...