Restos de Colecção: Folheto “RTP” em 1956

13 de março de 2019

Folheto “RTP” em 1956

Para enquadrar a publicação deste 1º folheto/revista promocional editado em 1956 da, então, recém criada “RTP - Radiotelevisão Portuguesa S.A.R.L.”, recordo os primeiros parágrafos do artigo acerca da sua história, publicado neste blog em 2 de Setembro de 2012 e que poderá consultar no seguinte link: “RTP - Radiotelevisão Portuguesa”:

«Em 1955 é nomeada uma Comissão de Estudos com a finalidade de coordenar e de se pronunciar sobre os estudos realizados, por sua vez, pelo Grupo de Estudos de televisão e definir os moldes das futuras emissões. Esta comissão era constituída pela direcção "Emissora Nacional", um representante do "Rádio Clube Português" (Botelho Moniz) e outro do Ministério das Comunicações.

Por iniciativa do Governo, a constituição da "RTP - Radiotelevisão Portuguesa, SARL" é feita a 15 de Dezembro de 1955. Tratava-se, portanto de uma sociedade anónima, com capital social de 60.000 contos, tripartido entre o Estado, emissoras de radiodifusão privadas e particulares. Em 16 de Janeiro de 1956 é assinado o contrato de concessão de Serviço Público de Televisão, assinado pelo 1º Presidente da RTP Camilo Mendonça, os 2 administradores Jorge Botelho Moniz e Stichini Vilela e o Prof. Marcelo Caetano Ministro da Presidência e Ministro das Comunicações interino, e grande dinamizador da ideia da criação da RTP junto do Presidente do Conselho Dr. Oliveira Salazar.

Jorge Botelho Moniz a assinar o contrato de concessão

A 18 de Julho de 1955, no “Pavilhão das Indústrias Portuenses”, instalado na "Feira Popular do Porto", têm lugar as sessões experimentais em circuito fechado.

As emissões experimentais da RTP iniciaram-se às 21h 30m do dia 4 de Setembro 1956, a partir da "Feira Popular de Lisboa", no Parque da Palhavã em Lisboa.»

 

Folheto “RTP” publicado em 1956 (50.000 ex.)

«No início a televisão era vista, sobretudo em cafés ou montras de lojas que vendiam aparelhos. A RTP também possuía a sua própria loja na Praça de Londres, esquina com a Avenida Paris, onde igualmente comercializava aparelhos de televisão. Também afixava a programação da emissão diária da RTP no exterior da mesma.»

Loja da RTP , na Praça de Londres em Lisboa e programação para 30 de Maio de 1958 afixada no exterior

      

Anúncio em 22 de Março de 1958

 fotos in:  Arquivo Municipal de Lisboa, Hemeroteca Municipal de Lisboa, Colecção Particular

Sem comentários: