Restos de Colecção: Escola Primária do Vale Escuro

6 de novembro de 2018

Escola Primária do Vale Escuro

A “Escola Primária do Vale Escuro” - actual “Escola Básica Arquitecto Víctor Palla” - foi inaugurada pelo Ministro da Educação Nacional, professor engenheiro Francisco Leite Pinto e pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Luís Pastor de Macedo, em 26 de Maio de 1956. Está localizada na encosta acidentada do Vale Escuro, entre a Penha de França e o Alto de São João, em Lisboa.

Inauguração em 26 de Maio de 1956

 

Esta escola, localizada na encosta acidentada do Vale Escuro, entre a Penha de França e o Alto de São João, em Lisboa, e cujo custo só de construção civil orçou em 2.100 contos, foi projectada pelo arquitecto Joaquim Cardoso Bento de Almeida, do gabinete de arquitectura Victor Palla e Bento d'Almeida A empreitada de edificação foi entregue a José da Conceição Lopes e Manuel Lopes, com a fiscalização e responsabilidade da obra a cargo do engenheiro Eduardo Cansado de Carvalho.

Enquadramento da “Escola Primária do Vale Escuro” no Vale Escuro

 

Maquetas

 

Durante a construção

 

A “Escola Primária do Vale Escuro”, era composta por duas secções, uma masculina e outra feminina com 8 salas de aula cada e respectivo refeitório, dois recreios, um coberto e outro descoberto, instalações sanitárias, gabinetes para professores, arrecadação, vestiário, etc.

 

 

 

 

Esta Escola seria enriquecida com as seguintes obras de arte:  uma escultura da autoria de Maria Gonçalves Barreira; motivo decorativo da autoria do pintor Júlio Pomar; e dois painéis de azulejo figurativos, da autoria do pintor Rolando de Sá Nogueira aplicados nos dois refeitórios do grupo escolar.

De referir que á data da sua inauguração a direcção desta "Escola Primária do Vale Escuro", estava a cargo de D. Maria Emília da Fonseca Henriques de Matos.

Actualmente, “Escola Básica Arquitecto Victor Palla”

 

No mesmo dia seria, também, inaugurado outro grupo escolar na Rua Padre Manuel da Nóbrega, ao Areeiro.

fotos in: Arquivo Municipal de Lisboa

3 comentários:

Unknown disse...

Fui muito feliz nesta escola. Formei-me na área da educação e, até ao presente, nenhuma escola pública, por onde passei, tem, tão boas condições com o "Vale Escuro".
Recordo-me que, na altura, as práticas de alguns professores já eram lúdicas, criativas e fomentavam o gosto pela aprendizagem. Que sortuda fui, pela escola que frequentei e pela aprendizagem obtida.
Saudade é a palavra que deixo aqui!

Anónimo disse...

Faço minhas as suas palavras. Também andei nesta escola e é difícil encontrar um espaço escolar tão, extraordinariamente, bem conseguido. Havia também profeasores fantásticos. Da minha querida Professora lembro-me muito bem e mantenho o contacto. A minha avó foi professora no Vale Escuro! Saudades!

Anónimo disse...

Andei nessa escola na 1ª e 2ª classes e posso dizer que gostei bastante dessa escola. A memória mais positiva era do pequeno almoço que davam, uma bela sandes de marmelada cujo pão eram maravilhoso. A memória menos positiva era da minha professora que tinha uma régua de madeira bem grossa e que "pesava" muito na palma das minhas mãos lol, podia ser pior, podia ser como a professora da sala seguinte que em vez de régua usava uma vara bem fina. Ambas professoras eram as mais velhas da escola e concerteza foram professoras no antigo reguime. Andei nessa escola em fins de 80.