Restos de Colecção: Tabacaria Costa

28 de agosto de 2018

Tabacaria Costa

A "Tabacaria Costa", propriedade de Egydio C. da Costa, terá aberto as suas portas em 1892, na Rua Aurea (Rua do Ouro) 295, esquina com a Praça D. Pedro IV (Rossio), em Lisboa.

Anúncio de 27 de Fevereiro de 1896 e foto na revista “Serões” de 1909

 

1900

No seu espaço, nos anos 40 do século XIX, existia a loja de câmbios, "Pão Quente", fundada na época do incremento da venda de "Loteria da Misericordia de Lisboa", autorizada pela Rainha D. Maria I e criada pela “Santa Casa da Misericórdia de Lisboa” em 18 de Novembro de 1783. Aliás, este cambista já era referido pelo semanário "O Espectro" de 12 de Abril de 1842, e não pelos melhores motivos ...

«Temos uma grande loteria decretada pelo ex-conde do Tojal. O Espectro é tentado com o tal joguinho, é uma das suas fraquezas, é o vicio ordinario da gente pobre; e uma cautelinha é o óbolo da esperança que nos faz sonhar delicias desde que nos habilitamos até á extracção.
Entramos pois na rifa. Mas quando anda a roda? Eis-ahi uma cousa que esqueceu. Aonde móra o Pão Quente e o Campeão que teem de vender os bilhetes? Ou corre isso pela mão dos srs. Castilhos, que vendem por ahi bilhetes das loterias alemãs ,que nunca de lá vieram, e fazem listas na typografia do gratis com a desventura de sair sempre em branco a sorte aos pataús que lhes compram os fatídicos bilhetes?»

Provavelmente, a loja de câmbios “Pão Quente” na elipse desenhada

A seguir ao "Pão Quente" a loja foi ocupada pela casa cambista e vendedora de lotarias “João Cândido da Silva”, que depois mudaria para o número 231, também na Rua Aurea junto do edifício do “Montepio Geral”, e mais tarde para  os números 196 e 198. Esta casa passaria para a sua sucessora, também cambista e vendedora de lotarias, a casa “João Rodrigues da Costa”.

Pela datação desta foto (1862-1864), já a loja de câmbios e loterias de “João Cândido da Silva”, na elipse desenhada

                                                1812                                                                                          1824

 

Casa de câmbios e loterias “João Rodrigues da Costa”, ex-“João Cândido da Silva”, na Rua do Ouro 196-198

Quanto à "Tabacaria Costa", como foi mencionado anteriormente, foi fundada por Egydio C. da Costa, «ex-gerente da antiga casa Igreja» e que tinha uma casa de câmbios, loterias e tabacos, com o seu nome "Egydio C. da Costa", na Rua de Santa Justa. A "Tabacaria Costa", comercializava, pequenos brindes, carteiras para homem e senhora, e era especializada, e muito conhecida, em fotografia e postais ilustrados, sendo editor de muitos deles.

  

                                8 de Janeiro de 1893                                                              27 de Fevereiro de 1896

                

            

A revista "Serões” de Julho de 1909, numa descrição nocturna do Rossio, referia-se à "Tabacaria Costa" do seguinte modo:

«Do outro lado, porém, na esquina da rua do Ouro, a Tabacaria Costa, com a sua montra bem iluminada, replecta de bilhetes postaes illustrados e photographias diversas, obriga o povo a perder meia hora a vêr as collecções, e não raro é impellido pelo desejo de possuir um ou outro postal, a entrar e comprar, para mandar a um amigo ausente, ou mesmo para guardar como recordação.
Não se vá imaginar agora, que é nosso intuito fazer reclamo a esta ou aquella casa, mas verdade é, e bem sabida, que quem deseja a photographia d'um actor ou de qualquer celebridade, corre em primeiro logar a esta tabacaria, e quando ali não haja, raro é encontrar-se n'outra parte.»

1904

1905

1905 Tabacaria Costa

“Tabacaria Costa” na esquina, e a sua vizinha chapelaria e loja de modas “Lopes de Sequeira” (desde 1902)

De referir que a grande loja “Lopes de Sequeira”, viria a dar origem a duas novas lojas: AFotocolor(inaugurada em 14 de Maio de 1949) e a “Phoebus” camisaria e chapelaria, representantes exclusivos dos, então, famosos chapéus “Palmares”.

1909

“Tabacaria Costa” na capa da revista “Ilustração” de 16 de Junho de 1935

Em finais dos anos 30 do século XX, a “Tabacaria Costa” encerraria definitivamente, e o seu espaço seria ocupado pela “Tabacaria Rossio”, propriedade da firma “Tabacaria Rossio, Lda.” sociedade de galegos, que, em 1939, submeteriam à aprovação da Camara Municipal de Lisboa projecto de novas fachadas para a sua loja, o qual foi aprovado.

 

Álvaro Contreras, familiar próximo de Apolinar Contreras, foi o fundador da "Tacaria Rossio" e da "Tabacaria Caravela", também no Rossio. Por morte deste a sua viúva, Dª Regina Contreras, tomou conta dos negócios. Durante muitos anos foram representantes dos produtos de escrita, isqueiros, carteiras ST Dupont. Tinham oficinas próprias que funcionavam no prédio da "Tabacaria Caravela". Com a morte dos fundadores, os filhos fizeram partilhas - a "Tabacaria Rossio" para uma filha, e a "Tabacaria Caravela" para a outra filha.

fotos in: Arquivo Municipal de Lisboa, Biblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian (Estúdio Mário Novais), Hemeroteca Municipal de Lisboa

6 comentários:

Jorge Lynce disse...

Muitos parabéns pelo blog, Só agora o conheci e vou passar a ser um frequentador assíduo. O vosso trabalho é duro mas excelente. No entanto gostava, se possível, que postassem mais fotos de Coimbra antiga.

Sucesso!

José Leite disse...

Caro Jorge Lynce

Muito grato pelo seu comentário.

Os meus cumprimentos.

José Leite

António Madeira disse...

Trabalhei (27 anos) na Tabacaria Caravela "irmã" da Tabacaria Rossio. Sim, na verdade a Tabacaria Rossio continua nos herdeiros da família Contreras que, eram naturais da Galiza. Conheci a viúva, Dª Regina Contreras, esposa do fundador, senhor Álvaro Contreras (pai).
Durante muitos anos foram representantes dos produtos de escrita, isqueiros, carteiras ST Dupont. Tinham oficinas próprias que funcionavam no prédio da Tabacaria Caravela (Rossio 16).Com a morte dos fundadores, os filhos fizeram partilhas - a Rossio para uma filha, e a Caravela para a outra filha.

José Leite disse...

Grato pela sua preciosa informação.

Sabe-me dizer se este sr. Alvaro Contreras era familiar do Apolinar Contreras, ligado ao negócio de automóveis e tabacos?

Os meus cumprimentos

António Madeira disse...

Sim, era primo ou irmão creio eu, mas já não conheci esse senhor, mas conheci alguns herdeiros que deram continuidade à firma importadora de tabacos - Viúva Contreras. Eram representantes de várias marcas de tabaco de cachimbo, cachimbos, charutos, cigarrilhas e outros artigos de tabacaria. Durante muitos anos as lojas de todas as famílias Contreras organizavam em conjunto um almoço anual do pessoal, familiares e patrões. Um dos artistas que atuava com frequência nessas festas era o muito conhecido Segundo Galarza amigo pessoal dos Contreras. As lojas e firmas importadoras que me recordo: Tabacaria Rossio, Tabacaria Caravela, SIIL - Sociedade Importadora de Isqueiros, Rossio Importações, Viúva COntreras, Sociedade de Representações Neconsar, Tabacaria Adamastor, Pirelli, etc.
Os meus cumprimentos

António Madeira disse...

Queria fazer uma retificação ao texto que acompanha a imagem da Tabacaria Rossio. Na verdade, a Tabacaria Rossio foi fundada pelo senhor Álvaro Contreras (pai), mas não era filho do senhor Apolinar Contreras, eram sim familiares próximos. Alguns anos mais tarde fundaram a Tabacaria Caravela que se manteve aberta ao público até 31 de Dezembro de 2005. De referir que o senhor Álvaro Contreras tinha, além das 2 filhas, um filho com o mesmo nome (Álvaro Suarez Contreras) e que foi proprietário entre outras das firmas SIIL, Rossio Importações, Marfinex, etc.