Restos de Colecção: Fotocolor - Fotografia e Cinema

7 de agosto de 2018

Fotocolor - Fotografia e Cinema

A loja de artigos fotográficos e de cinema amador "Fotocolor", foi inaugurada na Rua do Ouro, em 14 de Maio de 1949, sendo propriedade da firma "Fotocolor, Lda.". Faziam parte desta sociedade Miguel Ferreira Martins, muito conhecido nos meios fotográficos e e cinematográficos e Luís Serra, sócio de outra loja do mesmo ramo - a "Instanta" fundada em 1937 na Rua Nova do Almada, em Lisboa.



Loja “Lopes de Sequeira” (desde 1902) antes da “Fotocolor” e foto dos anos 60 dos século XX

 

De referir que a grande loja “Lopes Sequeira”, viria a dar origem a duas novas lojas: A “Fotocolor” e a “Phoebus” camisaria e chapelaria sendo representantes exclusivos dos famosos chapéus “Palmares”.
«Inaugurou-se hoje, na Rua do Ouro, 291 e 293, um novo estabelecimento que honra aquela importante artéria citadina, pelo seu género e pela sua apresentação admirável: a "Fotocolor, Lda.", onde se encontra tudo quanto se refere a fotografia e a cinema de qualidade.» in: jornal “Diario de Lisbôa”.

Interior da loja


Porta-fotos

 
                           
                              Anúncio em 1953                                               Foto nos finais dos anos 50 dos século XX       
   
 

Esta loja foi projectada pelo arquitecto Miguel Jacobetty Rosa (1901-1970), tendo a sua construção ficado a cargo da empresa "Sociedade de Construções Amadeu Gaudêncio, Lda.". A instalação eléctrica ficou a cargo da casa "Honorato Henriques, Lda." e a decoração da responsabilidade da firma "Domingos Nascimento & C.ª ", com mármores de Pêro Pinheiro e Estremoz.

A “Fotocolor” ainda hoje existe no mesmo local.

Imagem a partir do “Google Maps”


3 comentários:

Manuel Tomaz disse...

Que bela lembrança dos tempos em que não existia o "digital". Uma loja que era uma referência para os amantes da fotografia. Ao lado, a Tabacaria Rossio.

rmg disse...




Desculpe-se a publicidade mas é aqui que passo as fotos digitais para papel a preços mais que convidativos...

RuiMG

anonimo disse...

Fui revelar pela primeira vez um rolo de fotografia e adorei, muita simparicos e a preços bem acessiveis