Restos de Colecção: Piscinas e Restaurante “Concha”

3 de junho de 2018

Piscinas e Restaurante “Concha”

O complexo "Concha" composto por Restaurante-Dancing, Bar, Piscinas e Campos de Ténis, projectado pelos arquitectos João Guilherme Faria da Costa (1906-1971) e Raúl Francisco Tojal (1889-1969), localizado na Praia das Maçãs, Sintra, foi inaugurado em 7 de Julho de 1956, pelo Ministro da Marinha, o Almirante Américo Thomaz e pelo Ministro das Obras Públicas, engenheiro Arantes e Oliveira.

Cerimónia da inauguração

 

«Os arquitectos do conjunto "Concha" foram dois artistas consagrados, pelo seu espírito moderno, pelo seu gosto e pela sua largueza de vistas - Faria da Costa e Raúl Tojal - que tiveram excelentes e dedicados colaboradores no engenheiro Jorge Mesquita, nos construtores Alves Ribeiro e Diamantino Tojal e as respectivas equipas, bem como no sempre dinamico e entusiástico Eusébio Delisle, homem empreendedor, incansável, que vive hoje uma das horas mais felizes dos últimos anos.»

 

 

 Notícia.1

O projecto do conjunto “Concha”, promovido pela empresa "Turismo Sintra Litoral, S.A.R.L.” inseriu-se em dois estudos encomendados pela Câmara Municipal de Sintra: Plano Geral de Arranjo da Praia das Maçãs e Estudo de Valorização da Praia das Maçãs, elaborados entre 1949 e 1955.

Quanto às piscinas elas são duas e de água do mar: uma para adultos (50x25 mts) e com prancha de saltos de 4 metros de altura, e outra para crianças (48x12 mts), além dos respectivos e numerosos balneários.
«A água para as duas piscinas, permanente renovada, é conduzida através de uma canalização de lusalite e pela acção de um motor localizada na Praia do Mindelo, onde se construíu, na rocha, o indispensável poço para a sua captação e filtragem através de grandes seixos.
Também serão inaugurados, na praia, novos balneários, de alvenaria, construídos às expensas dos banheiros.
A água do mar, antes de entrar nas piscinas, é projectada a grande altura sobre um lago, formando um cogumelo líquido, que, só por si, constitui um belo e agradável espectáculo.» citações do jornal “Diario de Lisbôa”.

Vista aérea da Praia das Maçãs e do complexo “Concha”

Piscinas oceânicas

 

 


gentilmente cedido por Carlos Caria

A complementar o complexo das piscinas o edifício que albergava, além dos balneários, um restaurante, salão de chá e dancing (com conjunto privativo) de dimensões generosas. Anos mais tarde e do lado oposto a este edifício, viria a ser construído um parque de bungalows da “Orbitur”.

Restaurante “Concha”



                                     11 de Junho de 1960                                                       9 de Julho de 1960

      

Piscinas e parque de bungalows da “Orbitur”

 

Quanto ao restaurante “Concha”, nos anos 70 do século XX, transformar-se-ia em discoteca e a propósito o blog “Sintra Deambulada”, em 2013, relatava: «A Concha! O gerente era o Valério, com Dj Joe, o porteiro,  o Cartaxo. Era  um grande sítio, com boa música, apetecível, por se situar no complexo das piscinas da Praia das Maçãs, um grande estacionamento. Estava sempre cheio.»

Actualmente, o antigo complexo “Concha” é o “Sintra Sol - Apartamentos turísticos” , que inclui bloco de apartamentos, as duas piscinas oceânicas (abertas de 1 de Junho a 30 de Setembro), esplanada e cafetaria.

 

 

Fotos in:  Arquivo Municipal de Lisboa, Hemeroteca Municipal de Lisboa, Delcampe.net, Traço do Arquitecto na paisagem sintrense

1 comentário:

Anónimo disse...

Tojal foi, entre outros projectos, autor do Estoril-Sol. Faria da Costa, conhecido urbanista, foi o arquitecto do edifício onde eu gostava de viver: o prédio em curva e com varandas sobranceiro ao largo do Rato!
Um artigo sempre com qualidade. Cumprimentos
Gonçalo