Restos de Colecção: “Old England” em Lisboa

12 de junho de 2018

“Old England” em Lisboa

O “Old England - Grandes Armazens Internacionaes” foi fundada em 1903, ocupando só a loja e mais três andares edifício da esquina da Rua Augusta com a Rua de São Nicolau, em Lisboa. No entanto o proprietário inicial não quis aproveitar as possibilidades em perspectiva e, em 1908, a casa passou à posse da firma "Sarmento & C.ª ", que lhe proporcionou o incremento devido. Esta sociedade era composta por Praxedes Sarmento Barata e João de Viveiros Pereira, tendo ficado a administração e direcção a cargo do primeiro.


Praxedes Sarmento Barata, nascido em 1878, tinha iniciado a sua vida profissional com dezassete anos, na firma "Faros & Almada", na Rua Augusta, em frente ao "Old England". Em virtude dessa firma ter entrado em liquidação, Sarmento Barata passou a empregado de armazém de fazendas da "Antonio Portela & C.ª ", situado na Rua da Vitória, 53-1º andar, onde trabalhou dez anos. Falecido o proprietário desta firma, foi tomada por Sarmento Barata e outros, que constituíram a firma "Guerreiro, Sarmento e Pereira". Mas ambicionando «vôos mais altos», Sarmento Barata deixou aos sócios a referida sociedade, para logo de seguida formar "Sarmento & C.ª ", com o intuito de adquirir e explorar a casa "Old England - Grandes Armazens Internacionaes".


Praxedes Sarmento Barata


   “Old England - Grandes Armazens Internacionaes” e anúncio em Julho de 1905

Progredindo, de ano para ano, a nova firma, em 1914, aumentou mais dois andares ao edifício onde estava instalada, vindo mais tarde, a anexar outros três andares do prédio ao lado, nº 117. Ao mesmo tempo procedeu à reforma das instalações, montou um elevador para uso dos clientes e dotou as várias secções com os mais modernos requisitos. Comercializava confecções para senhora, homem e crianças, com secções de luvaria, camisaria, chapelaria, e gravataria.

     

Publicidade em 1909

O “Old England” à direita nesta foto do funeral de Sidónio Pais em 21 de Dezembro de 1918

1910  

Capa de Catálogo para o Inverno 1911/12

  

                                              1915                                                                                 Cartaz em 1917

Em 1945, o "Old England" ocupava por completo o prédio, tendo as suas secções distribuídas da seguinte maneira: No rés-do-chão alfaiataria; no primeiro andar, camisaria e alfaiataria de crianças; no segundo andar chapelaria e gabinetes de prova; no terceiro andar, oficinas de alfaiate; no quarto andar, secção de fato confeccionado, em bons tecidos; no quinto andar, escritórios.

As amplas oficinas do estabelecimento, onde trabalhavam normalmente trinta operários de ambos os sexos, ocupam os terceiros andares dos dois prédios e o quarto andar do prédio contíguo. Este pessoal era interno e permanente e não incluía o numeroso pessoal externo que atingia as centenas de pessoas.

 Edifício e publicidade em 1945



 

Postal de Abril de 1949

O “Old England”, afirmava nos seus anúncios mais antigos: «Estes armazens são os unicos que téem á testa dos seus ateliers de alfayateria um mestre de córte diplomado pela Academia Minister, de Londres, d'onde téem sahido os alfayates mais notaveis da Europa.»

“Old England”, na Rua Augusta no início dos anos 60 do século XX, e ao centro da foto


1963

"Old England" ao fundo à direita (dentro da elipse desenhada), em foto de 1963

Não sei quando o “Old England”, encerrou em definitivo, ao certo, mas creio que nos anos 90 do século XX.

fotos in: Biblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian (Estúdio Mário Novais), Arquivo Municipal de Lisboa, Hemeroteca Municipal de Lisboa, Biblioteca Nacional Digital

Sem comentários: