Restos de Colecção: Cervejaria Ribadouro

10 de junho de 2018

Cervejaria Ribadouro

A actual cervejaria e restaurante “Ribadouro”, localizada na esquina da Rua do Salitre com a Avenida da Liberdade, e propriedade do “Grupo Portugália Restauração”, teve a sua origem numa loja de vinhos, azeites e casa de pasto com o mesmo nome de “Ribadouro”, e que, ali, se terá  instalado na primeira década do século XX.

“Ribadouro” no início do século XX

 

Com o título "Uma Empreza Prospera", o jornal "Folha de Lisboa", publicava, em 1 de Janeiro de 1921, o seguinte pequeno apontamento acerca da "Ribadouro":

«Ao principio da rua do salitre, nos numeros 8 a 12, encontra o leitor um estabelecimento modelar, atestando quanto é notavel a energia dos portuguezes.
A frente d'essa Empreza, fomos encontrar rapazes que á mocidade foram procurar a regra inflexivel para a boa organisação dos seus negocios.
E unidos como teem sido, a Empreza Ribadouro tem progredido extraordinariamente, ao ponto de ser hoje uma das principaes em negocios de azeites, vinhos de meza e outras especialidades.
Na rapida visita que ali fizemos só colhemos as melhores impressões, pelo que recomendamos aos nossos leitores o estabelecimento da rua do Salitre.
»

1 de Janeiro de 1921

1925

Vista aérea do prédio da “Ribadouro” (dentro da elipse desenhada) numa foto de 1931, avistando-se o “Parque Mayer” à esquerda do mesmo.

Edifíco do “Ribadouro” (mais escuro ao centro na foto) no alçado para a Avenida da Liberdade

1934

Em 1947, é reconvertida na cervejaria e restaurante “Ribadouro”, sendo o primeiro estabelecimento a surgir no “Grupo Portugália Restauração”, seguido, no ano de 1998, pela “Brasserie de L’Entrecôte”, uma marca já conhecida e estabelecida.

 

Actualmente, existem seis  restaurantes: “Brasserie Chiado”; “Brasserie  Campo Pequeno”; “Brasserie Marina de Cascais”;
”Brasserie Amoreiras”; “Brasserie Parque  das Nações” e “Brasserie Porto” (Foz).
  Por fim, a “Cervejaria Trindade”, uma das
mais emblemáticas cervejarias lisboetas, que  existe desde 1836, e que foi adquirida pelo  “Grupo Portugália Restauração”, em 2007.


gentilmente cedido por Carlos Caria

“Ribadouro”, actualmente

 

Actual.5 

fotos in: Biblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian (Estúdio Mário Novais), Arquivo Municipal de Lisboa, Hemeroteca Municipal de Lisboa, Biblioteca Nacional Digital

1 comentário:

Carlos Ramos disse...

... Para além do manifesto prazer em acompanhar as suas publicações, pouco mais há para acrescentar. "Setentinha" na idade, eu, nem calcula como me ajuda a conhecer o passado do país que fomos. Gratidão maior por tudo.