5 de março de 2017

Exposição do X Aniversário do III Reich

Em consequência da neutralidade portuguesa na II Guerra Mundial, tiveram lugar 2 importantes exposições promovidas pela Secção de Turismo dos Caminhos de Ferro Alemães”, cuja representação geral para Portugal se situava na esquina da Rua do Carmo com a Rua Garrett, em Lisboa.

A primeira delas foi a “Exposição Técnica Alemã” realizou-se no Instituto Superior Técnico em Lisboa, em Maio de 1942 e em Junho do mesmo ano no “Palácio de Cristal”  no Porto.

A segunda foi a “Exposição do X Aniversário do III Reich”  (1933-1943), e teve lugar a partir de 29 de Maio de 1943 na representação geral para Portugal dos Caminhos de Ferro Alemães, na “Secção de Turismo dos Caminhos de Ferro Alemães” na Rua Garrett em Lisboa em 1943.

Instalações na Rua Garrett da Secção de Turismo dos Caminhos de Ferro Alemães a quando da Exposição

Poster alemão alusivo à efeméride

 

“Secção de Turismo dos Caminhos de Ferro Alemães”, na Rua Garrett

 

  

Portugal aproveitou esta exposição para exibir, temporariamente, montras publicitárias alusivos à passagem do XVI aniversário da «Revolução Nacional», assinalados no ano anterior em  28 de Maio de 1942 e do 54º aniversário do presidente do conselho Doutor Oliveira Salazar, em 28 de Abril de 1943.

Entretanto, já em 30 de Janeiro de 1938, no Terreiro do Paço e com a bandeira nazi desfraldada, a banda do couraçado “Deutschland” tinha tocado para os lisboetas. No Tejo, a esquadra alemã tinha ainda dois submarinos “U-Boot”.

E em 1940  já tinha sido posto à venda a «novidade literária» … e em 1943, Berlim «falava» …

 

 

 

 

   

fotos in: Biblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian

Sem comentários: