Restos de Colecção: Eden Cinema

6 de novembro de 2016

Eden Cinema

O "Eden Cinema", localizado na Rua do Alvito em Alcântara, em Lisboa, e propriedade da "Empresa Eden Cinema, Lda.", abriu as portas em 1921, como Cinema de reprise com a projecção do filme mudo "Os Fidalgos da Casa Mourisca", realizado por George Pallu para a "Invicta Film". Este filme tinha sido estreado no Cinema "Condes" em 14 de Janeiro do mesmo ano, pela distribuidora "Filmes Castello Lopes".

 

O “Eden Cinema” servia o público deste bairro industrial e fabril. A lotação inicial da sala era de 568 lugares distribuídos da seguinte forma:  219 lugares na 1ª Plateia; 90 na 2ª Plateia; 168 no 1º Balcão e 91 no 2º Balcão. A sua exploração esteve durante muito tempo confiada à empresa “J. Castello Lopes”, com Luciano Marques como gerente, representando a firma proprietária "Empresa Eden Cinema, Lda."

Planta e a primeira aparição do “Eden Cinema” numa lista de cinemas de 3 de Janeiro de 1923

 

Dois anúncios na revista “Cinegrafia” de 2 de Maio de 1929 e na de 23 de Maio de 1929

                

Aquando da abertura dos acessos à “Ponte Sobre o Tejo” em 1965/1966

  

No “Eden Cinema”, foram exibidos em reprise, e a título de exemplo: “Rio Bravo”, com John Wayne; “Viva Zapata”, com Marlon Brando; “Por Um Punhado de Dólares”, com Clint Eastwood e “Sete Noivas Para Sete Irmãos”, de Stanley Donen  o mesmo realizador com Gene Kelly de “Singin' in The Rain”. Além das comédias do Cantiflas  (Mário Moreno) e de Louis de Funès.

                                          1966                                                                                         1971

 

No inicio da década de 50 do século XX, este cinema seria alvo de importantes obras de remodelação, em consequência da qual a sua lotação viria a ser reduzida para 327 lugares. O “Eden Cinema” encerraria definitivamente em finais de 1975, com a exibição do filme “O Dragão Ataca”, protagonizado por Buce Lee.

“Eden Cinema” em 1977 encerrado definitivamente

 

fotos in:  Hemeroteca Digital, Arquivo Municipal de Lisboa, Cinemas do Paraíso

6 comentários:

joão disse...

Apenas uma correção,este cinema fechou definitivamente em finais de 1975,digo isto porque fui lá projecionista na sua derradeira sessão,o último filme lá projetádo foi o "Dragão Ataca" protagonizado por Bruce Lee.

Obrigado por este excelente blogue.

José Leite disse...

Caro João

Já procedi à devida alteração.

Muito grato pela sua colaboração e pelas suas amáveis palavras.

Os meus cumprimentos

João Celorico disse...

Aqui está, aquele que a rapaziada chamava de Eden "piolho" ou apenas "Piolho"! Bem perto tinha a concorrência do "Salão Promotora" e do "Palatino"!

Cumprimentos,
João Celorico

Luís S Howell disse...

Sobre a foto actual, o Éden Cinema, também conhecido por Éden Piolho não ficava no local do Retiro do Chefe Costa, mas imediatamente à direita, do ponto de vista da foto publicada. Aliás, o edifício ainda existe e na foto aparece uma pontinha, bem como, parcialmente, uma das portas- Atente-se no entanto que somente a fachada sobrevive. O interior já em nada se parece com o que foi o Éden Cinema.

José Leite disse...

Caro Luís Howell

Realmente tem razão, e agradeço a sua chamada de atenção.

Já está rectificado.

Os meus cumprimentos

carlos disse...

eu fui projeccionista no cine-pátria,os donos dna.isaura e sr.charneca,e eram eles que exploravam também esse "eden piolho".