22 de janeiro de 2016

Concurso de “O Seculo” em 1908

Em 29 de Dezembro de 1908 decorreu o “Concurso do Seculo de 1908” promovido pelo jornal «O Seculo» e a sua revista “Illustração Portugueza”, que era uma das mais importantes publicações e com maior tiragem na época.

A exposição dos prémios teve lugar a partir de 2 de Dezembro de 1908, no Real Colyseu de Lisboa”, na Rua da Palma, onde se podiam apreciar todos os prémios incluindo dois automóveis, charrete, e o principal, um “chalet”  retratado numa pintura cenográfica da autoria de Eduardo Reis.

  

O primeiro prémio tratava-se dum «magnifico chalet mandado construir pelo Seculo, na avenida Antonio Maria d'Avelar, no cruzamento com a avenida José Luciano de Castro.»

 

  

 

A mesma esquina,  actualmente da Avenida 5 de Outubro com a Avenida Elias Garcia, vista pelo “Google Maps”

Fotos in: Hemeroteca DigitalArquivo Municipal de Lisboa

4 comentários:

Bic Laranja disse...

Sabia deste chalet, mas fui adiando o trabalho de o situar. Até agora: era na esquina NO da Elias Garcia com a Cinco de Outubro (n.º 113).
Cumpts.

José Leite disse...

Caro "Bic"

Muito grato pela sua informação, que me permitiu através do "Google Maps" identificar a mesma esquina actualmente.

O prédio do lado, da Av. Elias Garcia, lá vai resistindo com o passar das décadas, até um dia ...

Cumprimentos

Bic Laranja disse...

Procurei o índice do processo desta obra no arquivo municipal, em vão. Apenas achei o processo do edificio que lá está no n.º 113 (obra 548). Data de 1947/48, o que confere com que lá vemos. Cuido que o chalet haja sido demolido uns aninhos antes. A destruição das avenidas recua muito...
Cumpts.

José Leite disse...

Caro "Bic"

Mais uma vez, grato pelas suas preciosas informações e disponibilidade.

Os meus cumprimentos