Restos de Colecção: Pousada do Infante em Sagres

8 de fevereiro de 2015

Pousada do Infante em Sagres

A “Pousada do Infante”, projectada pelo arquitecto Jorge de Almeida Segurado (1898-1990), inicialmente com a designação de “Pousada de São Vicente”, e localizada em Sagres, Algarve, foi inaugurada, já com a designação de “Pousada do Infante”, em 24 de Maio de 1963.

 

Em 1958, e por despacho do Presidente do Conselho de Ministros, Doutor Oliveira Salazar, foi determinada a construção de uma pousada em Sagres, dentro do programa das comemorações do V centenário da morte do Infante D. Henrique, tendo sido apresentado a 15 Maio do mesmo ano o ante-projecto. A 23 Agosto é celebrado do contrato entre a DGEMN e o arquitecto Jorge Segurado para a elaboração do projecto, sendo adjudicada a empreitada de construção, a 27 de Julho de 1959, à firma "Lourenço, Simões & Reis, Lda.", que iniciou as obras de construção em 24 de Setembro do mesmo ano.

Em Fevereiro de 1960 , e por Despacho do Ministro da Presidência o nome da pousada é alterado de “Pousada de São Vicente” para “Pousada do Infante”. Em 29 Setembro de 1961, são dadas por concluídas as obras do edifício principal, seguindo-se a 11 Novembro a entrega do edifício ao Ministério das Finanças e sua cessão a titulo precário ao “SNI - Secretariado Nacional da Informação, Cultura Popular e Turismo”.

A 11 Janeiro de 1962, é adquirido um terreno pertencente a Pedro Augusto Vidoeira, destinado a caminho de acesso à Pousada, e em 24 de Maio de 1963 é lavrado o auto de recepção definitiva da obra, procedendo-se à sua inauguração.

Interior da “Pousada do Infante” no ano da sua inauguração 

           

                    

Aquando da sua inauguração contava com 14 quartos e 1 suite, tendo beneficiado de várias ampliações e renovações ao longo dos anos. Situa-se sobre a falésia podendo-se avistar, a “Fortaleza de Sagres”, onde o Infante D. Henrique impulsionou no Século XV. os Descobrimentos Portugueses, e o Cabo de S. Vicente, a parte mais sudoeste da Europa, denominada “Sacrum Promontorium” e o porto de pescas.              

 

 

 

 

 

Em 12 de Julho de 1977, é elaborado o projecto de remodelação e ampliação da Pousada, da autoria do arquitecto José Jorge Segurado, donde resulta, em 1980, a ampliação da Pousada, com acréscimo da construção no topo, da qual resultam mais 16 quartos, e com o aproveitamento do dormitório dos funcionários no primeiro piso, mais cinco quartos. São igualmente ampliadas a cozinha, zonas de estar, sanitários, acessos e cave, e são construídos uma piscina ao ar livre e campos de ténis.

Em meados dos anos 90 do século XX, a “Pousada do Infante”, é alvo de nova ampliação cuja coordenação do projecto de arquitectura ficou a cargo do arquitecto José Maria Segurado (filho do arquitecto Jorge Segurado).Em representação do dono de obra, a “ENATUR”, coordenava a encomenda da ampliação o arquitecto Vasco D´Orey Bobone.

“Pousada do Infante” nos meados dos anos 90 do século XX 

Actualmente, a redenominada “Pousada de Sagres”, propriedade da empresa ”Pousadas de Portugal”, dispõe de 51 quartos dos quais, 8 quartos standard, 12 quartos superiores (2 deles adaptados para pessoas com mobilidade reduzida), 29 quartos vista mar e 2 Suites vista mar, estando equipada com salas de reuniões, piscina, lavandaria, etc.

“Pousada de Sagres”, actualmente

 

 

 

 

Fotos in: Arquivo Municipal de Lisboa, Delcampe.net, Pousadas de Portugal

7 comentários:

Álvaro Henriques Quintana disse...

Bom Dia Sr. José Leite.

O seu belo trabalho apresenta um pequeno lapso.

No quarto bloco de texto, segunda linha, onde está "Situa-se sobre a falésia podenso-se..." é óbvio que deve ser "podendo-se".

Termino com os meus melhores cumprimentos,

Álvaro Quintana

José Leite disse...

Sr. Álvaro Quintana

Grato pela chamada de atenção. Já corrigi.

Os meus cumprimentos

José Leite

Margarida Elias disse...

Boa tarde,
Estou a fazer um artigo sobre o mobiliário e decoração da Pousada do Infante e gostaria de saber se me pode ajudar, indicando onde obteve as imagens antigas e como poderei ter o direito de publicação dessas fotografias.
Muito obrigada - e parabéns sinceros pelo seu blogue,
Margarida Elias.

José Leite disse...

Boa tarde,

Quase todas as imagens foram retiradas do site de venda de postais belga "Delcampe.net", como aliás refiro no fianl do artigo.

Visite o seguinte link e as fotos estão lá:

http://www.delcampe.net/items?language=F&searchString=pousada+infante+sagres&cat=0&catLists%5B%5D=18219&searchOptionForm%5BsearchMode%5D=extended&searchOptionForm%5BtermsToExclude%5D=&searchOptionForm%5BsearchTldCountry%5D=net&searchOptionForm%5BsearchInDescription%5D=N&searchOptionForm%5BsearchTranslate%5D=N

Aproveito para agradecer as suas amáveis palavras em relação ao meu blog, retribuindo em relação ao seu "Memórias e Imagens", do qual sou seguidor há uns anos.

Os meus cumprimentos

José Leite

Margarida Elias disse...

Muito obrigada!

Unknown disse...

Na imagem onde se lê "Pousada de Sagres, nos finais dos anos 70 do século XX", deve-se ler, "Pousada do Infante - Sagres, em meados dos anos 90 do século XX" pois a imagem integra já a ampliação efectuada nos anos 90. Mais informo que colaborei enquanto estudante finalista de arquitectura (com o arquitecto José Maria e com o desenhador António José) na elaboração do projecto de arquitectura de ampliação da Pousada. A coordenação do projecto foi efectuada pelo arquitecto José Maria Segurado (filho de Jorge Segurado). Em representação do dono de obra (ENATUR) coordenava a encomenda da ampliação o arquitecto Vasco D´Orey Bobone.

José Leite disse...

Caro José Serrano

Muito grato pela correcção e informações adicionais.

Os meus cumprimentos.