Restos de Colecção: Antigamente (107)

20 de novembro de 2014

Antigamente (107)

Semáforos na Avenida da Liberdade em finais de 1927

 

“Polícia de Segurança Pública” apresentando novas motos com “sidecar” junto à igreja dos Anjos, em Lisboa, nos anos 30 séc. XX

Chefe de Estado, general Óscar Carmona, inaugurando a “Exposição de T.S.F.” na “Sociedade Nacional de Belas Artes”  que, a ver pela foto seguinte, ficou cliente não descurando a leitura …

 

Edifício da “Federação Portuguesa de Futebol”, na Praça Marquês de Pombal

fotos in:  Biblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian, Arquivo Municipal de Lisboa

4 comentários:

João Celorico disse...

Caro José Leite,

A foto da inauguração, tudo leva a crer referir-se à “II Exposição de TSF”, no dia 30 de Novembro de 1929 e não 1927.
O mesmo talvez se possa dizer da foto “postada” em “Antigamente” (67) cuja data é referida como 1930.
A foto do momento de leitura de Sua Excelência, dizem-nos ser de 1934. Portanto, o gosto pela música ambiente ficou-lhe arreigada...

Cumprimentos,

João Celorico

José Leite disse...

Caro João Celorico

Quanto ao ano de 1930, não creio que tenha razão, pois consultando a revista "Ilustração" nº 73 de 16 de Dezembro de 1930, referente à II Exposição da T.S.F." na Sociedade de Belas Artes, a foto "de família" correspondente é bem diferente.

Considerando que as fotos de Mário Novais, disponibilizadas pela Biblioteca de Arte da FCG são as que eram publicadas nas revistas ... aí a minha dúvida.

Pode não ser de 1927, e porque não vou perder tempo em rebuscar o ano exacto, pelo que por via das dúvidas retirei do artigo em questão a menção ao ano.

Não é meu costume inventar datas ou anos que não tenham sido mencionados nas respectivas fontes. É habitual estarem erradas, (e de que maneira!), pelo que tento sempre confirmá-las, se possível. Se eu colocar um dia, mês e ano pode crer que está correcto e poderei dizer onde fui buscar a informação.

Os meus cumprimentos

José Leite

João Celorico disse...

Caro José Leite,
longe de mim estar a pretender ser "mais papista que o Papa". Todos sabemos como as informações na "internet" por vezes são bem desencontradas. Eu apenas as referi por me aparecerem mais ou menos bem identificadas por isso eu digo que "me leva crer" e que "talvez se possa dizer". Dizem que a "II Exposição",em 1929, foi inaugurada pelo Presidente e como a própria foto refere o ano de 1929, isso me levou a concluir que talvez fosse esse o ano.
Porém, isto não é assunto tão relevante assim que mereça muito mais.

Como decerto saberá,não pretendo com isto desmerecer em nada o seu trabalho que me merece todo respeito.

Cumprimentos e as minhas desculpas por ser, talvez, um pouco aborrecido com as minhas considerações.

João Celorico

José Leite disse...

Caro João Celorico

Não tem problema algum.

Eu é que gosto de esclarecer que ao contrário de muitas fontes, inclusivé oficiais, repito oficiais, "atiram" com identificações, datas e anos que nada têm a ver com a realidade.

Muitas pessoas, como o João Celorico, são mais experimentados nestas "andanças", e não quero que pensem que enveredo pelo mesmo caminho. Quando não sei não invento.

Acredite que já passei uma tarde inteira procurando, em jornais online, por uma data correcta da inauguração dum hotel ou cinema ou teatro.

A sua ajuda,como de outros leitores habituais, é preciosa e muito agradeço a sua disponibilidade em tornar este trabalho o mais fidedigno possível.

Não estou isento de erros e omissões, e conto com as preciosas correcções e informações adicionais de leitores, que como o João Celorico, me dão a honra da sua visita diária.

Os meus cumprimentos

José Leite