Restos de Colecção: Casa de Loterias “Campião”

8 de outubro de 2014

Casa de Loterias “Campião”

Em 18 de Novembro de 1783, a Rainha D. Maria I outorgou à “Santa Casa da Misericórdia de Lisboa” uma “Loteria”, criando assim a "Loteria Nacional Portugueza".

“As dificuldades financeiras levariam a Mesa da Misericórdia e os Hospitais Reais de Enfermos e Expostos a solicitar à Rainha D. Maria I a mercê de lhe ser concedida permissão de instituir uma Loteria anual para acorrer com os lucros della às urgentes necessidades dos ditos dous Hospitaes” (Decreto de 18 de Novembro de 1783). Parte dos lucros das loterias beneficiavam também outras instituições pias e científicas. in site da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

 

Dia de extracção da Loteria na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e respectiva sala de extracções, em fotos de 1908

Interior de loja de loterias, câmbios e papéis de crédito

 

Cauteleiro e pessoas verificando os números premiados na casa de loterias “João Rodrigues da Costa”, na Rua Áurea

Anúncios de duas casas de câmbios e loterias em Lisboa

                                                1872                                                                                       1882

1872 João Candido da Silva    1882 Fonseca

Em Março de 1840, Pedro José Pereira Campião, comerciante em Lisboa, natural de Tomar, fundou a casa de câmbios e lotarias “Campião & C.ª”, na Rua do Amparo nº 118 , em Lisboa, que além de efectuar câmbios, comercializava os bilhetes da “Loteria Nacional” . Em 1862, associou o seu antigo empregado Manuel Joaquim Gonçalves, constituindo-se, assim, a firma "Pedro José Pereira Campião & C.ª".

Exterior inicial da casa “Campião & C.ª”, na Rua do Amparo

 

Falecido Pedro Campião em 1878, ficou a firma na posse de Manuel Gonçalves que, em 6 de Julho de 1894, associou o seu empregado José Dias, passando a firma a denominar-se "Gonçalves & Dias (Sucessores de Campião & C.ª)".

                      11 de Dezembro de 1882                                                   17 de Dezembro de 1900

             

Manuel Gonçalves faleceu, por sua vez, em 1898, ficando a firma a pertencer a José Dias até 1902, ano em que este deu sociedade a seu irmão Vicente Carlos Dias, também empregado da casa desde 1880, criando a firma “Campião & C.ª, Sucs. José Dias & Dias, Lda.”, que ainda hoje continua na mesma família, já que os seus sócios foram dando sociedade a seus filhos.


1913

Casa “Campião & C.ª” na Rua do Amparo, depois da primeira transformação exterior

 

Cautelas com o carimbo da “Campião & C.ª” 

                                                  1905                                                                                        1909       

 

 

1921

Depois da 2ª Guerra Mundial, a casa “Campião & C.ª”, abriu filiais por todo o País e aumentou a sua rede de revendedores que hoje atinge perto de 2.000. A casa “Campião” é hoje a casa de lotarias mais antiga do mundo, com mais de 150 anos de existência, tornando-se digna de menção no “Guiness Book of World Records”.

 

Bilhete de “Totobola” de 18 de Novembro de 1962

Casa “Campião & C.ª” na Rua do Amparo, em 1968

A casa “Campião”, dedica-se actualmente à venda do Totoloto, Totobola, Euromilhões e Lotaria, através das suas 16 filiais em Portugal que funcionam como postos de venda. Foram, igualmente, os pioneiros em Portugal do Jogo on-line, como o Totoloto, Lotaria.

Casa “Campião” na Rua do Amparo em 2 fotos mais recentes

 

A casa “Campião”, mantém em Lisboa as seguintes sucursais: Areeiro, Rua da Assunção, Rua Morais Soares, Alcântara, Rua Conde Redondo e Moscavide.

No resto do país tem filiais nas seguintes cidades: Aveiro, Braga, Coimbra, Funchal, Faro, Setúbal, Santarém, Porto.

Outra grande concorrente foi, e continua a ser, a “Casa da Sorte” cujo história poderá consultar neste blog, no seguinte link: Casa da Sorte

fotos in: Hemeroteca Digital, Arquivo Municipal de Lisboa

3 comentários:

João ferreira rodrigues disse...

Tenho um billete de loteria da (santa casa da mesericordia de lisboa) da extração de 21 de dezembro de 1923 da casa Campião com o numero (8:744) qual foi o numero premiado nesse ano ?

José Leite disse...

Caro João Rodrigues

O número premiado foi o 3639 com 1.500 contos.
O 2º prémio no nº 10984 com 500 contos.

Cumprimentos

José Leite

Anónimo disse...

Boa Tarde,

Descobri o seu site por acaso. O meu avô ganhou na lotaria quando estudava em Coimbra em 1962. Toda a história foi especial, e adorava conseguir saber qual foi o numero premiado. Apenas sei que foi em 1962, em coimbra e ganhou o valor de 300.000escudos.

Será que conseguirá ajudar-me?

Obrigada!