12 de junho de 2014

BEA (British European Airways) em Lisboa

A companhia de aviação inglesa “BEA - British European Airways” foi fundada em 1946 por um decreto do parlamento inglês. Deixou de existir em 1973, em consequência da fusão com a “BOAC - British Overseas Airways Corporation” dando origem à actual “British Airways”.

Desde o início das actividades da aviação civil em Portugal, que a BEA esteve presente em Lisboa, mantendo ligações aéreas com a Inglaterra a par da “BOAC - British Overseas Airways Corporation”.

1947

«Vickers-Viking» da BEA em 1947

Desde início da sua presença em Lisboa, que manteve um escritório e agência na Avenida da Liberdade. Como se pode constatar pelo anúncio que publico, já em 1947 que essa representação existia, e em 1961 as referidas instalações viriam a ser completamente remodeladas e alteradas, pelo arquitecto Maurício de Vasconcelos, o mesmo que tinha projectado o Cinema “Avis”

Representação da “BEA - British European Airways” , na Avenida da Liberdade em Lisboa em 1962

 

 

 

Na foto seguinte, a Rainha Isabel II de Inglaterra prestes a embarcar num avião “Vickers Viscount 700” da BEA no Aeroporto de Lisboa, em 20 de Fevereiro de 1957, de regresso da sua visita oficial a Portugal iniciada a 16 de Fevereiro de 1957. A sua viagem até Portugal não foi efectuada em avião, mas sim no iate real “Britania”, tendo desembarcado no “Cais das Colunas” em 16 de Fevereiro de 1957.

Horário da “BEA - British European Airways” de 1959

 

 

fotos in: Hemeroteca Digital, Arquivo Municipal de Lisboa, Biblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian

2 comentários:

João Celorico disse...

Caro José Leite,
permite que lhe faça uma correcção. Na foto onde diz que a Rainha Isabel desembarca no Aeroporto de Lisboa, não só a data não me parece correcta como se deve referir ao embarque. É possível que a chegada a Lisboa tenha sido no dia 16 de Fevereiro mas foi trazida, do iate real Britania, por um bergantim, a remos , com toda a pompa e circunstância, acostando ao Cais das Colunas, a um pontão especialmente construído para o efeito.
No entanto estranho que a despedida, talvez seja assim o protocolo, é feita pelo então Ministro das Comunicações, Gomes de Araújo!

Cumprimentos,
João Celorico

José Leite disse...

Caro João Celorico

Tem toda a razão lapso meu.

Ao escrever a legenda troquei as situações, até porque tenho as fotos da chegada ao Cais das Colunas da Rainha Isabel II

Com os meus agradecimentos, os meus cumprimentos

José Leite