Restos de Colecção: Porto de Lisboa (16)

22 de maio de 2014

Porto de Lisboa (16)

Obras de construção da Doca de Alcântara

Draga “Engenheiro Mattos” em 1932

Doca de Santo Amaro

 

Doca de Alcântara ou “Doca do Espanhol”

fotos in: Arquivo Municipal de Lisboa

5 comentários:

João Celorico disse...

Caro José Leite,

muito curiosas estas fotos.
A primeira onde refere a construção da Doca de Alcântara, parece-me ser, talvez a que viria a ser a Doca nº1, do Estaleiro Naval mas para além disso, deve retratar não a construção mas algum outro acontecimento, tendo em atenção o pelotão de tropa a pé e a cavalo e a aglomeração de tanto público. Ainda mais interessante é a extraordinária propensão das gentes lusas para o circo. Com o maior dos à vontades a miudagem e não só empoleiraram-se nas estacas. A segurança daqueles tempos era outra...

A Doca de Santo Amaro onde se vêem remadores, era naqueles tempos utilizada para aprendizagem e provas de natação. À falta de piscinas o Tejo era óptimo!

A última foto, "Doca do Espanhol", penso ser já de fins dos anos 60 ou até princípios de 70.

Cumprimentos,
João Celorico

José Leite disse...

Caro João Celorico

Muito grato pelas, sempre oportunas e pertinentes "achegas", que muito enriquecem, a par de outros leitores e seguidores, os artigos publicados.

Com os meus renovados agradecimentos, os meus cumprimentos.

José Leite

João Celorico disse...

Caro José Leite,
Face ao que aqui deixei escrito no comentário acima e após visualizar a foto do “post” de 26 de Junho “Porto de Lisboa (17) – Doca do Cais da Rocha e Ambaca, cumpre-me fazer uma correcção (a correcção possível). Efectivamente a foto, como bem escreve, refere-se à construção da Doca de Alcântara (vulgo Doca do Espanhol). Ainda fazendo fé na foto do dia 26 de Junho, sou levado a crer que ali seria um local de embarque o que talvez nos leve a que esta foto, do caso presente, retrate um possível embarque de tropas expedicionárias, de que há notícia, em 1914 ou 1915.

Já agora, na foto seguinte, é “Draga Eng. Mattos”.

Com as minhas desculpas, os meus cumprimentos,

João Celorico

josé rodrigues disse...

Boa noite
Só uma achega que, aliás, penso que não passa despercebida!
O edifício no canto inferior direito da foto Doca de Alcântara ou do Espanhol é a antiga Capitania do Porto de Lisboa e Comando da Polícia Marítima; este já não existe, era um pré-fabricado provisório por mais de 20 anos, que foi desmantelado em meados de 2001.
bem hajam

José Leite disse...

Caro José Rodrigues

Está correctíssimo.

Nesse pré-fabricado ainda cheguei a fazer o exame para a carta de marinheiro.

Os meus cumprimentos

José Leite