Restos de Colecção: Ford Lusitana

14 de março de 2014

Ford Lusitana

A marca Ford em Portugal, apareceu a partir de 1908, com a “Garage Americana’” a “Albino Moura & Cª”, no Porto, e mais tarde a “Auto-Aero”, “Manuel Araújo Meneres” e o “Palácio Ford”, que importavam directamente os automóveis dos EUA, até fundação da “Ford Lusitana”, em Lisboa, em 22 de Junho de 1932.

 

A sede da “Ford Lusitana, SARL” , situava-se na Rua Castilho em Lisboa, e foi projectada pelo arquitecto Porfírio Pardal Monteiro em 1930, e cuja construção seria concluída em 1932. Pertença, então, da “Ford Motor Ibérica”, seria mais tarde adquirido pela primeira, quando a sua congénere cessou as suas actividades. As fotos relativas a este edifício, neste artigo, são de 1941.

 

  

           

 

 

 

A organização da “Ford Lusitana, SARL” manteve-se até 1963, data em que se iniciou a montagem de unidades em Portugal. Mesmo durante a grave crise económica, durante e após a 2ª Guerra Mundial, a Ford manteve as suas operações, embora o fecho de muitas empresas afectasse gravemente o emprego no país. Embora não totalmente imune, a Ford foi uma das poucas empresas, senão a única, que conseguiu manter o seu quadro de pessoal sem ter que recorrer a despedimentos, suspensões ou reduções dos dias de trabalho, apesar da quase paralisação das suas actividades.

 

 

“Lincoln” Zephyr V-12 de 1941

 

 

Um dos ex-libris da “Ford Lusitana, SARL’” foi a fábrica de montagem de automóveis “Ford” na Azambuja, tendo sido inaugurada em 6 de Janeiro de 1964, por Henry Ford II. O primeiro carro a ser montado foi o “Anglia Fascinante”, ao que lhes seguiram os modelos “Cortina”  “Taunus”.

 

A situação económica da “Ford Lusitana, SARL” era então sólida, já que tinha adquirido as instalações à Ford Motor Ibérica e ultrapassado a crise do pós-guerra. O passo seguinte passou por decidir construir a primeira linha de montagem automóvel em Portugal. O arranque das obras teve lugar em 1961, dois anos depois far-se-iam os primeiros testes de produção e em Janeiro de 1964 era inaugurada oficialmente por Henry Ford II. O primeiro veículo montado na Azambuja foi o FordAnglia Fascinante”.

Em termos de Rede Ford, ela é actualmente composta por 33 concessionários, 61 reparadores autorizados, e 33 fornecedores autorizados de peças, que cobrem a totalidade do território nacional. A entidade mais antiga da actual estrutura é a “Garagem Lopes”, em Viseu. Fundada em 1910, esta empresa de aluguer de veículos motorizados viria, em 1924, a tornar-se no primeiro concessionário autorizado da marca no país.

 

Este edifício da “Ford Lusitana, SARL”, em Lisboa, viria a ser parcialmente demolido em 1967, e definitivamente em 1974. No seu lugar viria a ser construído o hotel “Le Meridien”.

A actual “Ford Lusitana, SA” mantém a sua sede na Avenida da Liberdade, em Lisboa.

fotos in: Biblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian (Estúdio Mário Novais)

6 comentários:

jmsc disse...

Por favor, poderá indicar-me que lago com barcos é visível na 2ª fotografia.
Obrigado

João Cotrim

José Leite disse...

Caro João Cotrim

Trata-se de um antigo lago que o Parque Eduardo VII teve primitivamente.

Os meus cumprimentos

José Leite

aragonez disse...

Nasci e vivi dois quarteirões acima, nos qurentas...
Já gora, espero que a sua ausência desde 14Mer. não signifique nada de menos bom.

José Leite disse...

Caro Aragonez

Grato pelo seu comentário e pela sua preocupação acerca da minha ausência.

Apenas, se deve por me encontrar fora de Portugal, desde 14 de Março.

Estarei de regresso, na próxima semana, altura que retomarei a publicação.

Os meus cumprimentos

José Leite

Unknown disse...

Ora bem. Nem me atrevi a perguntar mas não sou o único que tem vindo diariamente à procura de novas suas (na forma habitual).

Boa viagem de regresso.

Pedro Ferreira

José Leite disse...

Caro Pedro Ferreira

Muito grato pelo seu amável comentário.

Já cheguei hoje de manhã.

Amanhã retomarei as minhas actividades "bloguísticas".

Os meus cumprimentos

José Leite