10 de dezembro de 2013

Aeroporto de Lisboa (16)

Fotos do reabastecimento de um avião “ Douglas DC-6 Super Clipper” da “PAA - Pan American World Airways”, efectuado pela “Mobil Oil Portuguesa” no Aeroporto de Lisboa.

      

 

O carro nas fotos e o compressor têm referido “Mobilgás”, designação adoptada a partir de 1963, que pouco tempo depois,  passaria a designar-se, apenas, como “Mobil”. A companhia tinha-se chamado “Mobil Oil Portuguesa” entre 1955 e 1963. A primitiva companhia petrolífera que deu origem a esta, foi a “Vacuum Oil Company”, - chegada a Portugal em 1896 -  que passou a “Socony-Vacuum Oil Company” em 1941, em 1952 a  “Socony Vacuum Portuguesa” .

Instalações da “Mobil Oil Portuguesa” em Cabo Ruivo

 

Acerca da história da “Mobil” em Portugal, e das suas instalações em Lisboa, será publicado brevemente um artigo neste blog.

fotos in: Biblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian

2 comentários:

José Viegas disse...

Trabalhei na Mobil desde Março de 1960 até Setembro de 1986. ( Depois disso, trabalhei noutra Empresa, de onde passei para a reforma ). Nunca me poderei esquecer do excepcional ambiente de trabalho que havia nessa Companhia petrolífera, que, nos anos 60, andava, em todos os aspectos, muito à frente do que havia neste País. Ainda hoje, ao encontrar-me com os raros sobreviventes que foram funcionários da Mobil , nos tratamos como familiares !
José C. Viegas
Ilha de S. Maria, Açores

Anónimo disse...

Exmo Sr. José Viegas, como poderei entrar em contacto consigo?

O meu avô foi subdirector da Mobil, em Lisboa, tendo falecido em 1965 e, o bisavô, falecido em 1946, foi director da Mobil em Coimbra.

Fico a aguardar o seu contacto e, deixo-lhe, nesse sentido o meu email: jean_65@hotmail.de

Os meus cumprimentos

Helena Cristina