4 de outubro de 2013

Hotel de Turismo de Abrantes

O “Hotel de Turismo de Abrantes”, localizado no centro de Abrantes e com vista para o vale do Tejo, foi inaugurado em 9 de Outubro de 1954. A sua construção deveu-se à iniciativa de investidores locais, de entre os quais, Albuquerque do Amaral Cardoso e Manuel Fernandes.Houve também investimento directo do Estado, que ainda é accionista da Sociedade Hotel Turismo de Abrantes SA, que foi dona do edifício até que o vendeu. Ambos já tinham sido os dinamizadores da fundação do Cine-Teatro S. Pedro , também em Abrantes, e inaugurado em 1949.

                                Hotel de Abrantes.1 

 

                                 

Este hotel foi projectado pelo arquitecto Vasco Lacerda Marques, tendo sido construído em apenas 10 meses. «Pode considerar-se, no seu género, o melhor do País.». A quando da sua inauguração, possuía apenas 25 quartos quase todos com varanda privativa, mas projectado de forma a ser aumentado, com facilidade, com mais 20 quartos.

«Todos os quartos possuem água quente e fria, banho e instalações sanitárias, havendo telefone em quase todos e telefonia em alguns. As casas de banho possuem luz e ventilação directas, o que representa uma originalidade que se não vê mesmo nos hotéis de luxo.»

O vestíbulo foi decorado com vitrais pintados segundo desenhos de Helena Perestrelo Marques. A sala de jantar «que faz lembrar um "deck" dum grande transatlantico», foi enriquecida com duas telas do pintor Lázaro Lozano, uma com auma interpretação de Adão Eva no Paraíso, e outra uma natureza morta.

«As instalações da cozinha são inteiramente eléctricas, o que é, também, original, em hotéis do país.»

Interior do Hotel de Turismo

Hotel de Abrantes.4 (Hall de entrada) Hotel de Abrantes.3 (Salão de Leitura)

                                     Hotel de Abrantes.7 (Quarto)

Hotel de Abrantes.5 (Bar) Hotel de Abrantes.6 (Sala de jantar)

                                  Hotel de Abrantes.15

1955

                                 

Etiqueta de bagagem

A “Sociedade Hotel Turismo SA.” antiga proprietária deste Hotel, vendeu-o  a um Fundo de Turismo e hoje é mera inquilina do dito Fundo.  É actualmente  administrado por um estranho grupo económico ligado a “Promociones el Santiscal”.

Actualmente, o “Hotel de Turismo de Abrantes”, classificado com 3 estrelas, mantém um ambiente anos 50 do século XX, com os seus 43 quartos e suites, com um charme clássico, de três estrelas. O restaurante, no piso térreo, serve cozinha regional.

 

                                      

                                                    

                                        Hotel de Abrantes.9

Em Novembro de 2012 o arquitecto Gonçalo Byrne apresentou do projecto da intenção de ampliação do “Hotel Turismo de Abrantes”, que, «apesar de estar ainda numa fase muito inicial, pretende enquadrar um novo edifício, espelhado, ao lado do existente, fazendo uma ligação entre a área que já existe e a nova. O objectivo é triplicar o número de quartos, mais concretamente passar dos actuais 42 para 125, por forma a que a unidade possa ganhar escala.». Por outro lado, a construção do novo edifício contempla ainda dois pisos de garagens, até agora inexistentes, e outros três com quartos, áreas técnicas e um spa e ginásio.

fotos in: Delcampe.net, Hotel Turismo de Abrantes

2 comentários:

Anónimo disse...

Muito Obrigada por esta viagem no tempo ao hotel e cinema da minha terra. Fiquei surpreendida por encontrar neste blog, que acho fantástico, o nome Abrantes, e isso deixou-me muito feliz!
Já agora, será que posso perguntar como se lembrou de apresentar aqui a informação sobre esta cidade?

Quero também congratulá-lo por toda a informação histórica aqui fornecida que me deixou colada ao computador ontem, quando o descobri, até de madrugada! Muito mais ainda tenho para ver, mas quero desde já salientar o post sobre a Exposição do Mundo Português, que há muito tempo procurava informação, e que quase me fez sentir em plena exposição.
Tenho sempre imensa curiosidade sobre o passado, especialmente o do nosso país, portanto é com muito agrado que visito o seu blog.
Parabéns pelo seu trabalho e que assim continue!
Joana*

José Leite disse...

D. Joana

Antes de mais, os meus agradecimentos pelo seu amável comentário.

Fiz o artigo acerca do Hotel de Turismo já em Junho passado quando encontrei na net algumas fotos e achei o hotel de uma arquitectura fora de vulgar, o que me interessou.

Como entretanto me tinham pedido para ver se conseguia alguma coisa sobre o Cine-Teatro São Pedro, decidi publicar primeiro este e só depois o do Hotel.

Os meus cumprimentos

José Leite