18 de junho de 2013

Aeroporto de Lisboa (15)

                                                           «Lockheed» L-1049G Super Constellation (1955)

                                 

                                  

Em 1955 a aquisição, pela TAP, dos «Lockheed» L-1049G Super Constellation, permitiu fazer voos de longa distância nomeadamente para o Brasil e ex-colónias. Operaram até 1965 altura em que entraram ao serviço os primeiros «Boeing» 707-262C.

                                          «Douglas» DC-6B da “Scandinavian Airlines System”  fundada em 1946

 

                                  «Douglas» C-47A (DC3) Dakota da TAP (com esta pintura exterior 1945-1947)

                                 

 

Em 1945 a TAP adquire o seu primeiro avião,  um «Douglas» Dakota C-47A (DC3). Neste ano foi inaugurada a ligação Lisboa-Madrid. Em 1947 iniciaram-se as ligações Lisboa-Porto também com estes aparelhos. Estes aviões operaram até 1958.

                                            Em primeiro plano um «Lockheed» Lodestar da “Aero Portuguesa

                                 

Nota:
Acerca da “Aero Portuguesa” consultar o artigo no seguinte link: “
Aero Portuguesa”.
Acerca de aviões e companhias aéreas que operavam no Aeroporto de Lisboa, nesta época, consultar artigo no seguinte link: “Aeroporto de Lisboa entre 1942 e 1947” .
 

fotos in: Biblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian e litografia in: Templar Squadron

1 comentário:

Luis Miguel Correia disse...

Os Super-Constellation voaram ao serviço da TAP, creio que até 1967. Ainda voei neles em 1966, eram aviões muito confortáveis e bonitos...