20 de fevereiro de 2013

Hotel de Santa Luzia

O “Grande Hotel de Santa Luzia” em Viana do Castelo, foi mandado construir em 1903 por Domingos José Morais, que fez fortuna no Brasil e que o ofereceu à cidade. Inacabado, foi encerrado poucos anos depois da sua morte.

Depois de muitos anos encerrado, danificado e inacabado, em 1918 um grupo de capitalistas do Porto formaram uma empresa que adquiriu o hotel juntamente com o parque de Santa Luzia, procedendo de imediato à recuperação e conclusão das obras e consequente abertura à exploração. Igualmente foram iniciadas as obras de conclusão do Templo e do Parque de Santa Luzia, promovendo a construção do elevador para Santa Luzia (inaugurado em 1923), facilitando o acesso dos turistas.

Hotel de Santa Luzia

 

        

Entretanto em 1913 o “Guia dos Caminhos de Ferro Portuguezes” já anunciava a oferta hoteleira de Vianna do Castello …

 

Em Dezembro de 1920 a “Revista de Turismo” escrevia a propósito das obras de recuperação e conclusão deste Hotel:

«(...) os defeitos facilmente remediaveis, aqui consagramos o facto,chamando para ele os misericordiosos olhos da secção hoteleira da Sociedade Propaganda e a benefica ação da Repartição de Turismo, que, em virtude da recente lei que lhe ampliou a sua esphera d'ação, pode bem evitar o crime - digamos assim - que se pretende levar a efeito no edificio do Hotel de Santa Luzia, que a ser explorado como está presentemente - sem boas retretes - sem bons quartos de banho - sem quartos comodos e de relativa luxuosidade, assimilar-se-ha ás hospedaris grotescas que, infelizmente, brotam por este Paiz.»

                                                                      Templo de Santa Luzia em construção

 

                               Templo de Santa Luzia                                              Viana do Castelo e Monte de Santa Luzia

 

Depois do “Hotel de Santa Luzia”  ter sido inaugurado em 1922, a revista “The National Geographic Mazagine” escrevia em Novembro de 1927:

«Santa Luzia affords one of world´s finest wiews, few views surpass the one from Santa Luzia – those from the heights above Rio de Janeiro and Funchal, perhaps – both in portuguese-speaking lands».

 

 

1943

Desde 1979 encontra-se inserido na rede “Pousadas de Portugal”. Esta unidade foi remodelada de forma a proporcionar um ambiente mais acolhedor e confortável, reabrindo com o nome de “Pousada do Monte de Santa Luzia”. Dispõe de 48 quartos, 2 quartos de luxo e uma Suite, piscina, campo de ténis, jardim e parque para crianças.

Pousada de Santa Luzia, actualmente

 

«As escassas centenas de metros da cidade, ergue-se o Monte de Santa Luzia, dominando a metrópole e a foz do Lima até ao Atlântico, em que os nossos olhos são alimentados por um luxuriante panorama.
 
Ali, reside a Pousada de Viana do Castelo, oferecendo desde logo aos seus hóspedes, uma magnifica vista sobre uma cidade, que segundo a história, é ocupada desde os remotos tempos do Mesolítico, conforme testemunham inúmeros achados arqueológicos anteriores à cidadela pré-romana.» in Pousadas de Portugal

fotos in: Delcampe.net, Pousadas de Portugal

Sem comentários: