Restos de Colecção: Acidentes Rodoviários

Notícias do Blog

A publicação de novos artigos foi retomada, com a resolução do problema que afectava o editor "Open Live Writer" // Lembro que a página "Ano ou Data de Inaugurações e Eventos", disponível no menú "Dados Históricos", é actualizada regularmente com novas entradas // Para conhecer as novas funcionalidades e aceder a novas plataformas de informação neste blog, consulte a "Folha Informativa", disponível na barra lateral    //    Para melhor conhecimento destas alterações aconselha-se, igualmente, uma visita, ou revisita, ao "Guia do Blog", disponível tambem na mesma barra lateral

21 de fevereiro de 2013

Acidentes Rodoviários

    «Mercedes» de Fernando Palhinhas em Chaves em 1925                Na estrada de S. Braz de Alportel em 1926

 

Na foto anterior o carro era um “FN” 2150 Open Tourer,  com a matricula S-1703WW. Estas matriculas terminadas em WW destinavam-se na época à importação temporária de veículos e eram usadas frequentemente pelos representantes das marcas que deviam assim evitar pagar os direitos alfandegários pelos carros que usavam em serviço.

Carlos Moniz Pereira era o importador da marca belga de automóveis e armamento “FN” e foi o primeiro português a dar a volta a Portugal de automóvel e a colaborar com o “ACP - Automóvel Club de Portugal na elaboração do primeiro mapa rodoviário de Portugal. É, certamente,  ele aqui fotografado na estrada de S. Brás para Faro enquanto prestava auxílio a um autocarro acidentado.

    O «reboque» andava por perto. «Fiat Tourer» de 1907                «Chrysler» Model 60 Touring de 1927, atolado

     

    «Opel» na estrada de Pegões em 1937 e seu condutor            Na estrada Marginal Lisboa-Cascais, no Monte Estoril

 

   «Porsche» 356 debaixo duma camioneta «Volvo»                                  Camioneta «Fargo» tombada

 

fotos in: Centro de Documentação do ACP

7 comentários:

JP Ferreira disse...

O automóvel atolado é um Chrysler Model 60 Touring de 1927.

José Leite disse...

Caro JP Ferreira

Não me canso de lhe agradecer as suas preciosas informações.

Brevemente vou publicar umas fotos de uma oficina e stand, de uma marca automóvel que desconheço, e que desde já muito agradeço a sua habitual colaboração

Os meus cumprimentos
J.Leite

JP Ferreira disse...

No que eu puder ajudar, sempre se vai dando vida a estas imagens. a primeira é do Mercedes 10-40-65 HP de Fernando Palhinhas. Adquirido em chassis,com motor de quatro cilindros de 2,7 litros de cilindrada, carroçado em speedster.

JP Ferreira disse...

O carro na estrada de São Brás de Alportel é um FN 2150 Open Tourer de 1920.

A FN é uma marca Belga especializada no fabrico de armamento.

José Leite disse...

Caro JP Ferreira

Mais uma vez fico grato pela sua habitual preciosa colaboração, que só enriquece a publicação

Os meus cumprimentos

J.Leite

JP Ferreira disse...

O carro FN 2150 fotografado na estrada de S. Brás tem a matricula S-1703WW, estas matriculas terminadas em WW destinavam-se na época à importação temporária de veículos e eram usadas frequentemente pelos representantes das marcas que deviam assim evitar pagar os direitos alfandegários pelos carros que usavam em serviço.
Carlos Moniz Pereira era o importador da marca belga de automóveis e armamento FN e foi o primeiro português a dar a volta a Portugal de automóvel e a colaborar com o ACP na elaboração do primeiro mapa rodoviário de Portugal, é concerteza ele aqui fotografado na estrada de S. Brás para Faro enquanto prestava auxilio a um autocarro acidentado.

José Leite disse...

Caro JP Ferreira

Muito agradeço a informação adicional.

Os meus cumprimentos

José Leite