Restos de Colecção: Savoy Hotel da Madeira

7 de janeiro de 2013

Savoy Hotel da Madeira

O "Savoy Hotel" na cidade do Funchal da Ilha da Madeira, foi construído em 1912. De uma construção pequena, a unidade foi crescendo, com sucessivas obras que foram dotando o hotel de condições diferentes e com maior número de quartos.

                               

        

        

Este hotel classificado como quatro estrelas nos anos 20 do século XX,  foi transformado em cinco estrelas nos finais dos anos 60, com a chegada dos primeiros charters do norte da Europa.

         

         

                                 

         

Do edifício original foi-se a traça completamente. Na década de 70 do século XX, sofre uma grande remodelação, mantendo a actual arquitectura sobreposta nas anteriores construções com a imagem de há décadas.Terminaria os seus dias com 13 andares e 337 quartos, sendo 325 standard e 12 suites.

                                

        

              

         

Em 11 de Maio de 2009 a "Siet Savoy, S.A." (50% Joe Berardo e 50% Banif desde 1988) anunciou o encerramento da mais emblemática unidade hoteleira do grupo liderado por Joe Berardo, no Funchal, tendo o "Savoy Clássico" sido demolido para dar lugar a um novo "Hotel Savoy" de 5 estrelas também pertencente ao grupo SIET
 
A ideia segundo o falecido comendador Horácio Roque era demolir o "Savoy Clássico" e reconstruir uma nova unidade de cinco estrelas com três corpos, um dos quais com 16 pisos e com um total de cerca de 500 quartos, mais 163 do que na altura. O projecto abrangeria ainda uma vertente de imobiliário turístico e de time-share. O investimento ascenderia aos 150 milhões de euros e seria realizado em parceria com os empresários Horácio Roque, presidente do grupo Rentipar que detém o grupo "SIET Savoy S.A.", e de Joe Berardo, proprietários a título pessoal do "Savoy Clássico" desde a década de 80.

                                                                       Maqueta do futuro "Hotel Savoy"

         
 
A morte de Horácio Roque e a crise financeira vieram afectar o seu desenvolvimento, admite Joe Berardo, realçando o sucesso dos outros hotéis do grupo, que registam, segundo o empresário, uma ocupação quase total.

A "Siet Savoy S.A." é detentora, presentemente, de dois hotéis na Madeira: o "Royal Savoy", ambos de cinco estrelas, e o "Savoy Gardens", de quatro estrelas.

                                                   "Royal Savoy"                                                              "Savoy Gardens"

          

2 comentários:

João Menéres disse...

A última vez que lá fiquei (década de 80 ) ainda exigiam a gravata ao almoço.
Pedi à Fundação Calouste Gulbenkian que me permitisse passar para o Casino...

Unknown disse...

Bons tempos em que, de viagem de barco ( muito divertidas )entre S Miguel e Lisboa, em férias escolares,o melhor da paragem na Madeira era ir dançar ao Savoy....💃
Foi há muitos anos,anos 60, e éramos estudantes universitários açoreanos,, uns em Lisboa e outros em Coimbra..