Restos de Colecção: Carcavelinhos Football Club

27 de agosto de 2012

Carcavelinhos Football Club

O "Carcavelinhos Football Club" foi fundado em 14 de Fevereiro de 1912 em Lisboa, no bairro de Alcântara tendo pertencido à "AFL - Associação de Football de Lisboa" .

                                                                       

                                                     Estádio do "Carcavelinhos Football Club" em Alcântara

                               

A "AFL - Associação de Football de Lisboa" tinha sido fundada em 23 de Setembro de 1910. Foram 5 os clubes fundadores da AFL: o "Club Campo de Ourique" (1896), o "C.I.F. - Clube Internacional de Foot-Ball" (1902)o "Sport Lisboa e Benfica" (1904), o "Sporting Clube de Portugal" (1906), o "Sport Club Império" (1907). Mais tarde, já na década de 20 do século XX, juntar-se-iam àqueles, o "União Foot-Ball Lisboa" (1910), o "Victória Foot-ball Club" ( 1910 - Setúbal), o "Carcavelinhos Football Club" (1912), o "Clube de Futebol Os Belenenses" (1919)e o "Casa Pia Atlético Club" (1920).

                                              

O primeiro Presidente da "AFL - Associação de Football de Lisboa" foi Abel Fontoura da Casta, tendo pouco tempo depois entregue o lugar ao Vice- Presidente, Dr. Jaime Mauperrin Santos. Mas outros nomes figuravam no elenco inicial da AFL, tais como: Carlos Vilar, Raul Nunes, Visconde de Alvalade, Dr. Pedro Sanches Navarro (mais tarde presidente da Associação), Pedro Del Negro e Cosme Damião.

O "Carcavelinhos Football Club" venceu o campeonato de Portugal 1927/1928 da seguinte forma:

Quartos de Final (13-05-1928): Sport Comércio e Salgueiros - Carcavelinhos Football Club: 1-8 ; Meia-Final: Carcavelinhos Football Club - Sport Lisboa e Benfica: 3-0

Na final : Carcavelinhos Football Club - Sporting Clube de Portugal: 3-1

Data: 30 de Junho de 1928
Local:
Lisboa - Campo de Palhavã
Árbitro: Silvestre Rosmaninho (Lisboa)

Marcadores:
1-0 José Domingues (20')
1-1 Abrantes Mendes (52')
2-1 José Domingues (53')
3-1 Manuel Rodrigues (75')

                                                   Equipe do Carcavelinhos Football Clube campeã em 1928

                                                    

Equipes:
Carcavelinhos Football Club - Carlos Canuto (treinador e jogador), Gabriel Santos; Carlos Alves e Abreu; Artur Pereira, Daniel Vicente e Carlos Domingues; Manuel Abrantes, Armando Silva, Carlos Canuto, José Domingues e Manuel Rodrigues.
Sporting Clube de Portugal - Filipe dos Santos (treinador), Cipriano Santos; António Penafiel e Jorge Vieira; Martinho de Oliveira, Serra e Moura, Matias Lopes; João Francisco, Abrantes Mendes, João Jurado, Agostinho Cervantes e José Manuel Martins
.

                    Cartaz do encontro "Académico Football Club" (1911-Porto) contra "Carcavelinhos Football Club"

                                              

O jogo publicitado no cartaz anterior, e disputado no Estádio do Lima na cidade do Porto, tratava-se da 2ª mão dos oitavos de final do campeonato de Portugal e acabou com um empate a dois golos. Na primeira mão o Carcavelinhos tinha vencido por 3-2. No mesmo dia uma selecção constituída por jogadores do Benfica, Sporting e Belenenses perdia por 4-1 com os austríacos do  "First de Viena", em Lisboa.

A época de 1934-1935 realizou-se pela primeira vez o Campeonato da Liga em que os clubes jogavam em sistema de todos contra todos mas também se jogou uma prova secundária para os clubes que não entraram na prova principal, com uma fase inicial de poules dividida por regiões e uma fase final a eliminar. Na final da II Divisão B Nacional, jogou-se um primeiro jogo em Coimbra entre os vencedores da Zona Norte e da Zona Sul, "Boavista Futebol Clube" (1910) e "Carcavelinhos Football Club" que acabou no empate a um golo. Poucos dias depois no jogo de desempate de novo em Coimbra, o clube de Alcântara ganhou 2-1 juntando este título ao Campeonato de Portugal de 1928.

                           Desfile do "Carcavelinhos Football Club" nas festas da Cidade de 10 de Junho de 1934

                                 

Viria a ser Campeão da II Divisão B Nacional, de novo na época 1938/1939.

                                                     Cromo da caderneta "Caricaturas Desportivas em 1940

                           

O "Carcavelinhos Football Club" viria a extinguir-se, ao juntar-se com o "União Foot-Ball Lisboa" (fundado em 3 de Março de 1910) de Santo Amaro em Lisboa, e darem origem ao "Atlético Clube de Portugal" fundado em 18 de Setembro de 1942.

                                                   União Foot-Ball Lisboa                    Atlético Clube de Portugal

                                                              

                                                   Equipe do "Atlético Clube de Portugal" da época 1943/1944

                                        

Na época de 1943/1944 o "Atlético Clube de Portugal" alcançou o 3º lugar no campeonato da 1ª Divisão, assim como na época de 1949/1950.

Apesar de em nada ter a ver com o "Carcavelinhos Football Club", aproveito este artigo para lembrar (e fazer um breve apontamento histórico), pela sua importância histórica, que o clube percursor do futebol em Portugal foi o "Club Internacional de Foot-Ball" fundado em 8 de Dezembro de 1902, com a sua primeira sede instalada na Rua Pereira de Sousa, nº 7 r/c, Campo de Ourique.

Um dos primeiros acontecimentos mais mediáticos do futebol em Portugal ocorreu no Porto, no Campo Alegre, em 2 de Março de 1894, com a realização do encontro de futebol entre uma equipa de Lisboa, que integrava jogadores do "Club Lisbonense", do "Carcavelos Club" e do "Braço de Prata" e uma equipa do "Oporto Cricket Club". Assistiram ao encontro Suas Majestades, o Rei D. Carlos e a Rainha D. Amélia, e ainda os príncipes D. Luís Filipe e D. Manuel.

O encontro foi organizado por Guilherme Pinto Basto e esteve pela primeira vez em disputa uma taça em prata para o vencedor, a Taça D. Carlos I, oferta do próprio monarca. A equipa de Lisboa foi vencedora, por 1-0.

«As falhadas tentativas de reorganização do Club Lisbonense e do Grupo Estrela abriram caminho ao aparecimento no dia 8 de Dezembro de 1902 do Club Internacional de Foot-Ball, que foi o prolongamento natural do Grupo dos Pinto Basto e do Foot-Ball Club Swits.»

«Alguns factos anteriores à sua fundação são, contudo, relevantes para a história do Clube – factos esses que se relacionam sobretudo com a introdução do futebol no nosso país. E, neste capítulo, podemos sublinhar como referência Eduardo Luís Pinto Basto por ter tido uma acção decisiva no desenvolvimento do futebol em Portugal e, nomeadamente, em Lisboa ao mandar vir de Inglaterra bolas de futebol que distribuiu por diversas unidades militares, fornecendo deste modo um enorme impulso à prática deste desporto.

Aos irmãos Pinto Basto – que estudaram em Inglaterra no S. George College, nos finais do Século XIX – é atribuído o facto de, no seu regresso a Lisboa, terem trazido a primeira bola de futebol para o país. Ainda que envolto de alguma polémica sobre quando e qual dos irmãos a terá trazido, parece confirmar-se ter sido Eduardo Pinto Basto, o fundador do CIF, em 1888. Se assim foi, pode ser considerado o verdadeiro introdutor do futebol em Portugal ou, em alternativa, teria sido Guilherme Pinto Basto (em 1884). (…)

                   

(…) Um dos momentos marcantes na história desta modalidade ocorreu aquando do primeiro desafio em público num remoto Domingo de Outubro de 1888, dia em que este grupo de praticantes decidiu apresentar-se pela primeira vez em público. O desafio foi jogado em Cascais, num terreno fronteiriço ao Clube da Parada e nele participaram, entre outros, para além dos irmãos Pinto Basto, o conselheiro Aires de Ornelas, Francisco Alte, Hugo O'Neil, o Visconde de Asseca, o Marquês de Borba, o Conde de S. Lourenço e Francisco Figueira.» texto in: CIF

O "CIF - Clube Internacional de Foot-Ball" ainda hoje existe, tendo sido neste ano de 2012 campeão da 2ª Divisão Distrital da AFL ao derrotar na final por 5-1 o "Casalinhanense", Juvenis

Uma curiosidade: O primeiro jogo nocturno em Portugal teve lugar entre uma equipa do "Sport Lisboa e Benfica" e um misto de outras equipas, que integrou jogadores do "CIF - Clube Internacional de Foot-Ball". O jogo realizou-se no campo do "Sport Lisboa e Benfica", na Avenida Gomes Pereira, no dia 10 de Setembro de 1919. O desafio terminou empatado a um golo.

fotos in: Equipas de Futebol, Belenenses Ilustrado, Armazem Leonino, Santa Nostalgia, Biblioteca Nacional de Portugal, CIF

7 comentários:

João Celorico disse...

Caro José Leite,
permita-me que acrescente algo a este "post".
- Estranho o dia da final Carcavelinhos-Sporting que diz ser 30 de Junho (e eu acredito), por ser um sábado e não a um domingo que seria 1 de Julho. É que até já vi escrito 31(?) de Junho!
- Na constituição das "equipes", talvez seja de referir que os primeiros nomes indicam os treinadores: Carlos Canuto (que também era jogador) e Filipe dos Santos.
- Curiosa também a figura do jogador do Sporting nas "Caricaturas Desportivas" pois já representa o Peyroteo.
- Por baixo da foto da "equipe" do Atlético, diz-se que alcançou o 3º lugar no Campeonato da 1ª Divisão, assim como na época seguinte. O facto é que na época seguinte nem participou no Campeonato Nacional uma vez que não foi apurado, por ter ficado em 5º lugar no Campeonato de Lisboa. Só em 1949/50, voltaria a ficar em 3º lugar no Campeonato Nacional!
- A sede do CIF, em Campo de Ourique, ainda no início da década de 50, pelo menos, lá se encontrava e onde eu algumas vezes "entrei em campo" para disputados jogos de "matraquilhos"!

Cumprimentos,
João Celorico

José Leite disse...

Caro João Celorico

Como já deve ter reparado não sou especialista em futebol, apenas um mísero observador e fraco adepto televisivo (em canal aberto)...

Como sabe e bem referiu, cada um diz sua coisa, e por vezes cada gafe mais monumental ... e em sites e blogues que nem me passaria pela cabeça ..., que uns levam ao engano dos outros.

Um exemplo disso é acerca do ano de inauguração do Hotel de Turismo da Guarda, que estou investigando para fazer um artigo e já me deparei com 9 (!!!) anos diferentes (desde 1938 a 1958 !!!) até em sites oficiais ... mas creio que o ano mais fidedigno será 1947 ....

Peço desculpa pelas minhas imprecisões mas com a ajuda preciosa de pessoas como o João Celorico, vou corrigindo.

Cumprimentos e os meus agradecimentos

José Leite

apostas online disse...

Não acho que essas imprecisões manchem o excelente trabalho... ler este artigo é uma autêntica viagem ao passado, parabéns! ;)

José Leite disse...

Caro Senhor

O comentário anterior ao seu do sr. João Celorico não pretendeu em nada fazer um reparo negativo mas sim, corrigir algumas imprecisões.

Não é a primeira vez e muito agradeço que o façam.

Fico muito grato pelas suas amáveis palavras.

Os meus cumprimentos

Luso disse...

Gostaria de saber quais as épocas em que o Manuel Rodrigues representou o Carcavelinhos. Era avançado e fez parte da equipa que venceu o Campeonato de Portugal tendo, inclusive, representado a selecção nacional A, em 1925. Chegou a representar o Atlético?

José Leite disse...

Caro Luso,

Manuel Rodrigues nascido em 16 de Março de 1905, representou o Carcavelinhos entre Julho de 1924 e Junho de 1926.

Nunca representou o Atlético Club de Portugal.

Os meus cumprimentos

1Berto disse...

Caro Senhor,
antes do mais fica o meu reconhecimento pelo trabalho que tem produzido. Agora a minha questão, será possível saber onde o CIF tinha o campo em Campo de Ourique ? a sede sabe-se que era na Pereira e Sousa , o campo tenho informação que seria algures na Travessa Possidónio da Silva, será ?

Os meus cumprimentos

Humberto Lopes